Buscar

ATIVIDADE 1 FENOMENOS DE TRANSPORTE UNINGA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1 FENOMENOS DE TRANSPORTE UNINGA
(UFPR, 2006, adaptado) Na reprodução da experiência de Torricelli em um determinado dia, em Curitiba, o líquido manométrico utilizado foi o mercúrio, cuja densidade é 13,6 g/cm3, tendo-se obtido uma coluna com altura igual a 75 cm, conforme a figura. Se tivesse sido utilizado como líquido manométrico um óleo com densidade de 0,85 g/cm3, qual teria sido a altura da coluna de óleo? (g=10m/s2)
R=12 M
(Unesp, 2004, adaptado) O tubo aberto em forma de U, da figura, contém dois líquidos não miscíveis, A e B, em equilíbrio. As alturas das colunas de A e B, medidas em relação à linha de separação dos dois líquidos, valem 40 cm e 70 cm, respectivamente. Sabendo que a massa específica de A é 2,1 x 103 kg/m3, assinale a alternativa que corresponde a massa específica do líquido B.
R= 1200 KG/M3
(UNESP, 2006, adaptado) Uma pessoa, com o objetivo de medir a pressão interna de um botijão de gás contendo butano, conecta à válvula do botijão um manômetro em forma de U, contendo mercúrio. Ao abrir o registro R, a pressão do gás provoca um desnível de mercúrio no tubo, como ilustrado na figura. Considere a pressão atmosférica dada por 105 Pa, o desnível h = 104 cm de Hg e a secção do tubo 2 cm2. Adotando a massa específica do mercúrio igual a 13,6 g/cm3 e g = 10 m/s2, assinale a alternativa que corresponde pressão efetiva do gás.
R= 141 KPA
A fim de dimensionar um tanque para armazenamento de gasolina, um engenheiro deseja calcular a pressão no fundo do tanque quando completamente cheio. O reservatório terá 5m de diâmetro e 3m de profundidade. Assinale a alternativa que corresponde à pressão no fundo do tanque, em kgf/cm2.
Dados: ρgasolina = 0,75 g/cm3; g= 10 m/s2    e 1kgf = 10N.
R=A resposta correta é: 0,225
A pressão da água numa torneira fechada (ponto A), mostrada na figura a seguir, é de 0,36 Kgf/cm2. O nível d’água na caixa é H. A diferença de nível entre (A) e o fundo da caixa é de 2m. Assinale a alternativa que corresponde à pressão no ponto B. Dados: .
A resposta correta é: 0,66 kgf/cm2
Água é armazenada em um tanque pressurizado por ar. A pressão do ar é medida por um manômetro multifluido como mostrado na figura a seguir. O tanque é localizado em uma montanha onde a pressão atmosférica é 85,6 kPa. Assinale a alternativa que corresponde a pressão absoluta do ar no tanque, considerando os seguintes dados: h1 =0,10 m, h2 = 0,20m e h = 0,35m.
Densidades: ρágua = 1000 kg/m3; ρóleo = 1000 kg/m3; ρágua = 13600 kg/m3
A resposta correta é: 130 kPa
Água escoa na rede de distribuição de uma cidade a uma pressão de 1,0 kgf/cm2. Um morador pretende abastecer o reservatório de sua residência recém-construída. O reservatório está 12 m de altura em relação à rede de distribuição. Assinale a alternativa correta com relação ao abastecimento do reservatório.
a.
A carga de pressão na rede é de 100m, portanto, não será necessário a instalação de uma bomba para abastecer o reservatório.
b.
Será necessário a instalação de uma bomba para recalcar água até o reservatório que está à 12 m de altura pois a carga de pressão na rede é de apenas 10 m.
c.
Como a carga de pressão na rede é de 12 m, não será necessário a instalação de uma bomba para o recalque da água até o reservatório.
d.
Não será necessário a instalação de uma bomba, pois a pressão na rede é suficiente para água chegar ao reservatório.
e.
Será necessário a instalação de uma bomba para recalcar água até o reservatório que está à 12 m de altura pois a carga de pressão na rede é de apenas 0,001m.
Feedback
A resposta correta é: Será necessário a instalação de uma bomba para recalcar água até o reservatório que está à 12 m de altura pois a carga de pressão na rede é de apenas 10 m.
Na prensa hidráulica mostrada na figura, os diâmetros dos tubos 1 e 2 são, respectivamente, 4 cm e 20 cm. Sendo o peso do carro igual a 20 kN, assinale a alterna que corresponde a massa de um corpo que pode ser colocada no embolo 1 para equilibrar o carro.
 resposta correta é: 80 kg
O manômetro em U é instalado no sistema a seguir para medir a pressão na entrada da bomba (tubulação de sucção). O fluido manométrico utilizado no é mercúrio (Hg). Quando em operação, as colunas de água e mercúrio indicadas no manômetro têm altura de 0,26 m e 0,18 m, respectivamente. A outra extremidade do manômetro é aberta para atmosfera. Assinale a alternativa que corresponde à pressão na entrada da bomba.
Dados: ρágua = 1000 kg/m3. ρHg = 13600 kg/m3. g = 9,81 m/s2.
A resposta correta é: - 26,57 kPa
Um manômetro diferencial de mercúrio (peso específico 13.600 kgf/m³) é utilizado como indicador do nível de uma caixa d'água, conforme ilustra a figura a seguir. Qual o nível da água na caixa (h1) sabendo-se que h2 = 15 m e h3 = 1,3 m. Dados: ()
A resposta correta é: h1 = 1,38 m

Continue navegando