Buscar

Atividade Etapa 1 Direito e Linguagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

REDE DE ENSINO DOCTUM – CURSO DE DIREITO
Disciplina: Direito, Linguagem e Interpretação Professor: Humberto Gomes Pereira
Trabalho da Primeira Etapa
Nome: Carla vieira da silva		 Turma: 1º periodo	Unidade: Teofilo Otoni	
Desenvolva as questões a seguir:
1. Defina a palavra retórica.
Retórica é uma palavra com origem no termo grego rhetorike, que significa a arte de falar bem, de se comunicar de forma clara e conseguir transmitir ideias com convicção.
1. O que é hermenêutica?
Hermenêutica é uma palavra com origem grega e significa a arte ou técnica de interpretar e explicar um texto ou discurso.
2. Em que medida o Direito depende da linguagem para se fixar como fenômeno social?
A relação entre linguagem e Direito mostra-se implicada, até porque o objeto jurídico é produzido a partir da dimensão da linguagem, de modo que a própria linguagem reúne um conjunto de símbolos sujeitos à compreensão do intérprete.
Direito é linguagem, pois é a linguagem que constitui as normas jurídicas. Essas normas jurídicas, por sua vez, nada mais são que resultados de atos de fala, expressos por palavras e inseridos no ordenamento por veículos introdutores, apresentando as três dimensões sígnicas: suporte físico, significado e significação.
3. Em que consiste o Discurso normativo?
O discurso normativo, nos termos definidos por Bittar (2009), é: O discurso do legislador (Destinador), agente investido de competência e poder para a realização de uma tarefa social, a de regulamentação de condutas.
No discurso normativo prevalece a função necessária, correspondendo às tarefas de comandar condutas, eleger valores preponderantes, recriminar atividades, etc.
4. Quais as particularidades do Discurso burocrático?
O discurso burocrático, de acordo com Bittar (2009), exerce a função ordinatória de regularização, acompanhamento, ordenação e impulso dos procedimentos, dirigindo o fluxo dos ritos institucionais. Sua característica modal é poder-fazer-fazer, e trata de decisões de expediente e andamento burocrático-procedimental.
O discurso burocrático baseia-se no poder-fazer-fazer, na medida em que o burocrata cumpre suas obrigações funcionais a partir da reunião de discursos, ordenados de forma lógica, com cronologia e normatividade, o que corresponde ao procedimento.
5. O que é o Discurso decisório?
O discurso decisório é um ato performativo, pois tem a capacidade de fazer coisas por meio do discurso. Uma decisão é um ato performativo, pois após ser proferida tem o condão de constituir, desconstituir, declarar, condenar. Portanto, o discurso decisório atua sobre o estado e as coisas do mundo.O discurso decisório corresponde à atividade aplicativa, dirimidora, conclusiva e concretizadora dos parâmetros normativos.
O discurso decisório possui a característica poder-fazer-dever
6. Explique em que consiste o Discurso científico.
Discurso científico. Questionamento acerca do saber realizado através de metodologias experimentais. 
O discurso científico se pauta em dados.
O discurso científico tradicional busca fornecer ao indivíduo, informações que serão utilizadas em nosso ambiente comum. 
O discurso científico, poder-fazer-saber.
7. Apresente quem foram os sofistas e sua importância para o desenvolvimento da retórica.
Os sofistas (praticantes do sofismo ou sofisma) atuaram durante a Grécia Antiga, em um período em que os cidadãos estavam muito interessados em aspectos da vida pública e política. Por isso, seus ensinos, que envolviam a argumentação pública, retórica e oratória encontrou tantos adeptos.Os mais conhecidos sofistas foram Protágoras de Abdera (c. 490-421 a.C.), Górgias de Leontinos (c. 487-380 a.C.), Hípias de Élis, Isócrates de Atenas, Licofron, Pródicos e Trasímaco.
8. Desenvolva a afirmação: “Os discursos de natureza jurídica são intrinsecamente retóricos”.
Isso porque trata-se da elaboração de teses argumentativas dialéticas, nas quais as partes buscam provar estarem com a razão
9. Qual a importância da retórica para o profissional do Direito?
A retórica é uma das ferramentas mais utilizada no campo do Direito, vamos entende-la:
Da Linguagem Jurídica
→ No âmbito do Direito, a retórica não se limita apenas na oralidade de uma determinada ação, mas sim na formalidade que ela expressa. Com esse raciocínio, percebe-se que as fontes do direito (leis, jurisprudência, doutrina,...) possuem tal artificio em sua linguagem, mas devendo-se ao fato de elas estarem em consonância com o verbete jurídico, uma vez que denotam assuntos relacionados a competência de leis, normas, ações e da axiologia (valores) atribuída a cada uma dessas fontes.
Dos Fatores Profissionais
→ No exercício profissional, a retórica é o elemento primordial em várias vertentes: como para o Advogado, Juiz, Promotor, entre outros agentes públicos. Isto ocorre pois, se entrelaçarmos essa profissionalização com os critérios dito no tópico anterior, vemos que quando se exerce a função em consonância com a legalidade, falamos a "língua" dela, pois seu caráter é uno, ético e social, ainda que, é vista como um instrumento de negociação, pois ela estabelece o convencimento através de um vocabulário aprimorado.
"Mas a retórica é útil porque a verdade e a justiça são por natureza mais fortes que os seus contrários."- Aristóteles

Outros materiais