Buscar

Arquitetura e Organização de Computadores - Tarefa Dissertativa III

Prévia do material em texto

Analise a evolução dos dispositivos de memória secundários. Disserte sobre o assunto analisando o princípio básico de funcionamento, a posição na hierarquia de memória, volatilidade, tempos de acesso, capacidade, custo por byte, e comente sobre o futuro desses dispositivos, em cada caso. Uma referência útil pode ser o livro de Hennessy e Patterson (2003, p. 499). Figuras e diagramas podem ajudar a complementar o texto.
A memória do computador é o espaço de armazenamento onde os dados devem ser processados e as instruções necessárias para o processamento são armazenadas. A memória primária é a memória principal do sistema do computador. A memória primária é uma memória semicondutora. A memória secundária é conhecida como memória de backup ou memória adicional ou memória auxiliar. Os dispositivos de memória secundária em um computador são usados para realizar a operação e armazenar permanentemente o output.
A memória primária é volátil e tem capacidade limitada. Portanto, é importante ter outra forma de memória que tenha maior capacidade de armazenamento e da qual dados e programas não sejam perdidos quando o computador for desligado. Esse tipo de memória é chamado de memória secundária. Na memória secundária, os programas e dados são armazenados. Também é chamada de memória auxiliar. É diferente da memória primária, pois não é acessível diretamente pela CPU e não é volátil. Os dispositivos de armazenamento secundários ou externos têm uma capacidade de armazenamento muito maior e o custo da memória secundária é menor em comparação com a memória primária.
As memorias secundárias são amplamente utilizados no armazenamento de dados permanente. Elas são utilizadas para diferentes propósitos, mas os principais propósitos do uso da memória secundária são:
Armazenamento permanente: Como sabemos que a memória primária armazena dados apenas quando a fonte de alimentação está ligada, ela perde dados quando a energia está desligada. Portanto, precisamos de uma memória secundária para armazenar dados permanentemente, mesmo que a fonte de alimentação esteja desligada.
Armazenamento em grande quantidade: A memória secundária fornece um grande espaço de armazenamento para que possamos armazenar dados grandes como vídeos, imagens, áudios, arquivos etc.
Armazenamento Portátil: Alguns dispositivos secundários são removíveis. Assim, podemos facilmente armazenar ou transferir dados de um computador ou dispositivo para outro.
A memória secundária pode ser categorizada em dois tipos:
Dispositivos de armazenamento fixos e dispositivos de armazenamento removíveis.
Os dispositivos de armazenamento fixos são instalados no sistema do computador. Esses dispositivos, uma vez danificados, podem ser facilmente removidos e substituídos de acordo com nossas necessidades.
A seguir estão os tipos de armazenamento fixo:
Memória flash interna, SSD (disco de estado sólido), Unidades de disco rígido (HDD)
Tipos de armazenamento removível:
Discos ópticos (como CDs, DVDs, discos Blu-ray, etc.), cartões de memória, disquetes, fitas magnéticas e armazenamento de papel (como fitas perfuradas, cartões perfurados, etc.)

Continue navegando