Buscar

Hematologia Teste de conhecimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Hematologia Clínica e Hemoterapia - Teste de conhecimento
01. (Adaptado de Instituto AOCP EBSERH 2015 - Biomédico) O eritrograma é a parte do hemograma que avalia quantitativa e qualitativamente os eritrócitos. Além disso, também fazem parte do eritrograma os índices hematimétricos. A seguir são listados alguns parâmetros analisados no eritrograma. Assinale a alternativa que apresenta os índices hematimétricos:
Resposta: VCM, CHCM, HCM e RDW
02. (Concurso SESA Farmacêutico - Área: Bioquímico 2013) As hemácias são os elementos figurados mais abundantes do sangue. As análises qualitativas e quantitativas das hemácias auxiliam o diagnóstico dos pacientes com doenças hematológicas. A respeito de variações morfológicas e numéricas observadas nas hemácias dos pacientes, assinale a opção correta.
Resposta: A anisocitose refere-se a uma grande variação do tamanho das hemácias.
03. ''A hemoglobinúria paroxística noturna é um distúrbio adquirido raro caracterizado por hemólise intravascular e hemoglobinúria. Leucopenia, trombocitopenia, tromboses arteriais e venosas e crises episódicas são comuns.''
(BraunsteiN, E. N. Hemoglobinúria paroxística noturna. Manual MSD. Consultado na internet em: 5 mai. 2021.)
Sobre esse tipo de anemia, analise as afirmativas a seguir:
I. Ela é causada por mutações que diminuem a síntese do glicosilfosfatidil-inositol (GPI).
II. Indivíduos com diminuição dos eritrócitos, plaquetas e dos leucócitos conjuntamente, que apresentem contagem de reticulócitos elevadas, são candidatos à investigação para HPN.
III. No teste de HAM, os eritrócitos normais sofrem hemólise e os HPNs não são lisados.
É correto o que se afirma em
Resposta: I e II.
04. Durante uma aula prática da disciplina de hematologia clínica, um aluno observou a seguinte imagem.
Resposta: errada, pois os eritrócitos macrocíticos são observados nas anemias megaloblásticas
05. De acordo com a relação de doenças relacionadas ao trabalho constantes no regulamento da Previdência Social, são agentes etiológicos ou fatores de risco de natureza ocupacionais relacionados às síndromes mielodisplásicas:
Resposta: Benzeno e radiações ionizantes.
06. Paciente de 20 anos deu entrada no hospital com clínica tendo febre alta, petéquias, cefaleia e dor nas articulações, além de secreção mucopurulenta. O médico de plantão pediu um exame de sangue, que revelou leucopenia, plaquetopenia variável e pequenos linfócitos atípicos por hiperbasofilia citoplasmática. A partir desse hemograma, qual é o possível diagnóstico?
Resposta: Dengue
07. Após a coleta de sangue total, as bolsas são encaminhadas para o fracionamento onde os hemocomponentes são preparados. A preparação dos hemocomponentes e a sua validade dependem do tipo de bolsa, do tipo de solução aditiva, de solução preservativa, da temperatura de armazenamento da bolsa de sangue total e do tempo de coleta. Após a coleta de ST, em bolsa de SAG-M e a preparação do CP, qual a validade desse componente?
Resposta: 5 dias.
08. Durante o plantão no banco de sangue, um profissional recebeu um pedido de transfusão de CH de um paciente que tem histórico de um anticorpo anti-K. Durante a pesquisa de anticorpos irregulares, foram utilizadas as hemácias I e II, com os fenótipos descritos a seguir:
Como resultado, o profissional encontrou a hemácia I negativa e a hemácia II positiva. Em relação a esses resultados, o profissional deveria tomar algumas atitudes. A seguir, são listadas algumas condutas a serem analisadas:
I. Esse resultado confirma o anticorpo anti-k, não sendo necessário qualquer teste adicional;
II. O PAI é um teste de triagem, sendo necessário um teste de identificação para descobrir qual é o anticorpo irregular.
III.  O anticorpo detectado durante a triagem essa triagem não é o anti-K, podendo ser, por exemplo, um anti-E ou anti-c.
Está correto o que se afirma em:
Resposta: II e III
09. Um paciente de 5 anos apresentou fraqueza e palidez. Ao exame, foi verificado um aumento de leucócitos com predomínio de células imaturas associado a plaquetopenia e anemia. O responsável legal relatou febre e infecções recorrentes, além de petéquias no corpo. Foi feito o mielograma e algumas colorações específicas, conforme ilustrado na figura a seguir:
De acordo com os resultados obtidos, qual é o provável diagnóstico da criança
Resposta: LLA.
10. Um paciente com petéquias e sangramento apresentou no hemograma plaquetopenia, com a presença de plaquetas macrocíticas no esfregaço de sangue periférico e discretas alterações das linhagens granulocítica e eritroide, sem células blásticas circulantes, sem alterações no mielograma. Qual é o possível diagnóstico e tratamento, respecitvamente?
Resposta: Púrpura trombocitopênica idiopática e corticoides

Continue navegando