Buscar

paradigmas educacionais contemporânea

Prévia do material em texto

Questão 1/2 - Paradigmas Educacionais Contemporâneos - ELETIVA
Leia o fragmento de texto abaixo: 
A violência simbólica é um reforço da violência material e se manifesta na formação da opinião pública através dos meios de comunicação de massa, jornais etc., a pregação religiosa, a atividade artística e literária, a propaganda e a moda, a educação familiar etc.”.
De acordo com o extrato de texto acima e conforme os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico sobre a teoria do sistema de ensino como violência simbólica, leia as seguintes afirmativas e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. (  ) Pierre Bourdieu e Jean Claude Passeron são os principais autores dessa teoria.
II. (  ) Jean Piaget e Skinner são os principais autores dessa teoria.
III. ( ) Para os autores dessa teoria, os grupos e as classes dominantes exercem uma violência simbólica em relação às classes dominadas.
IV. ( ) Nessa teoria, o sistema escolar seria o mais acabado dos sistemas de violência simbólica, pois impõe a todas as crianças o capital cultural da classe dominante.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 50.0
	
	A
	V – F – V – V
Você acertou!
A alternativa correta é a opção A. As afirmativas I, III e IV são verdadeiras, pois Pierre Bourdieu e Jean Claude Passeron são os principais autores dessa teoria. Para esses autores, os grupos e as classes dominantes exercem uma violência simbólica em relação às classes dominadas. Nessa teoria, o sistema escolar seria o mais acabado dos sistemas de violência simbólica, pois impõe a todas as crianças o capital cultural da classe dominante (livro-base, p. 122). A afirmativa II é falsa, pois nem Piaget nem são autores ligados a essa corrente.
	
	B
	F – V – V – V
	
	C
	V – F – V – F
	
	D
	F – V – F – V
	
	E
	V – V – V – F
Questão 2/2 - Paradigmas Educacionais Contemporâneos - ELETIVA
Considere o seguinte extrato de texto: 
“O aparelho ideológico do Estado (AIE) pode não só ser alvo, mas também o local da luta de classes e, por vezes, de forma renhida da luta de classes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:ALTHUSSER, L. Aparelhos ideológicos de Estado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010. p. 110.
De acordo com o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico sobre  a teoria da escola como aparelho ideológico do estado, leia as seguintes afirmativas e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:

Continue navegando