Buscar

12 - Vírus, inimigos úteis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

11 ESTUDO DIRIGIDO- VÍRUS, INIMIGOS ÚTEIS 
1. Os vírus podem ser classificados na árvore da vida (filogenética)? Sim ou não? Explique. 
Não, pois a arvore é feita a partir de DNA ribossômico e o vírus não tem DNA ribossômico. 
2. Defina vibriota e vibrioma. 
Vibriota= diz respeito a todos os vírus que vivem em um hospedeiro, incluindo bacteriófagos e vírus de eucariotos.
Viroma= é o conjunto de genes da virobiota.
3. Como os vírus influenciam a variabilidade dos seres vivos? 
O vírus faz algo muito importante, que é a transdução, ele pega dna de uma bactéria e leva pra outra e isso gera variabilidade genética.
Importantes agentes de evolução que acabam influenciando na variabilidade dos seres vivos. Qualquer tipo de organismo é importante que tenha variabilidade genética para garantir sua perpetuação, os vírus promovem intercambio de informações(transdução), isso é feito com muita rapidez pois os vírus se replicam rapidamente, acontecem muitas mutações, são fontes de inovação genética.
 
4. Explique o que é o “dilema da maternidade” e qual o papel dos vírus nesse fenômeno. 
Na década de 70 foram observados virions no sinciciotrofoblasto, esse tipo de vírus que infectava esse tecido tinha um tipo de gene= gene viral env que codificava uma proteína chamada sincicina, e essa proteína ajudava a proteger o feto contra o sistema imune da mae, por isso ele fica preservado na placenta. As células da placenta se fundem e formam uma barreira imunológica e isso so é possível por conta do vírus.
5. Explique a relação entre vírus, vespas e lagartas vista em aula. 
Muitos insetos(vespa) colocam seus ovos em outros insetos e os ovos vao se alimentando desses insetos. A lagarta é uma forma jovem de inseto, a vespa coloca os ovos la dentro, esses ovos vao se alimentando da lagarta e a mesma morre e depois os ovos eclodem formando formas jovens desses insetos. O sistema imune da lagarta não ataca pois quando a vespa coloca os ovos, junto com o ovo existem vírus que vao junto e eles interferem no sistema imune do hospedeiro, impedindo a função do mesmo.
Mutualismo triplo: Nas raízes da planta dichantelium existia um fungo= curvularia, e esse fungo protegia essa planta do calor excessivo e viram que dentro do fungo existe um vírus, vírus da tolerância termal, que protege a planta do calor sem infecta-la diretamente, ele infecta o fungo e o fungo infecta a planta.
6. Como os vírus influenciam o clima? 
Nos oceanos existem vírus marinhos e eles fazem o controle populacional de fitoplancton, quando o vírus mata o fitoplancton, a degradação desse vírus libera o gas dimetilsulfeto(DMS) na atmosfera e esse gas ajuda na formação de nuvens (nucleação) e isso ajuda a controlar a temperatura do planeta. A luz bate na nuvem e é refletida.
7. O que é imunidade cruzada? Dê um exemplo. 
É quando somos imunes a um vírus e essa imunidade adquirida serve para outro também. Uma pessoa que teve dengue é menos afetada se ela adquirir zika, ou seja, a imunidade adquirida pela pessoa ter tido dengue, ajuda a proteger contra o zika vírus, imunidade cruzada, a infecção previa pelo vírus da dengue impede consequências mais graves da infecção por zika. Menor carga viral no sangue/tecido/cérebro.
8. Descreva o que é a fagoterapia. 
É uma terapia antibacteriana. Quando o antibiótico não consegue resolver, a ideia que as pessoas tiveram foi de tirar a bactéria da pessoa, cultivar e ver qual bacteriófago que mata essa bactéria, produzir esse bacteriófago e injeta dentro do corpo da pessoa e ai o bacteriófago atacaria só a bactéria que está causando a doença. A técnica consiste em inocular no paciente estes bacteriófagos, que acabam matando as bactérias causadoras de doenças. Não teve um desenvolvimento maior por conta da natureza incerta e dificuldade da purificação, além da descoberta da penincilina, um antibiótico com varias vantagens como: moléculas químicas inertes, quimicamente definidas, facilmente padronizáveis e alta rentabilidade.
9. Explique o que é e para que serve terapia gênica, bem como qual o papel dos vírus nesse processo. 
É um Tratamento de uma doença causada por um gene não funcional, a partir da introdução de uma cópia funcional deste gene, ou seja, é a inserção de genes nas células e tecidos de um indivíduo para o tratamento de uma doença. As células são removidas do paciente, no laboratório o vírus é alterado e dessa forma ele não pode se multiplicar ou causar doenças. Um gene de fora é inserido no individuo, é o gene de interesse que não funciona no paciente, o vírus alterado é misturado com as células do paciente, a partir disso o vírus vai no genoma do paciente e incorpora seu material genético que na verdade não é o material genético viral e sim o escolhido, de interesse. As células alteradas são injetadas no paciente e elas produzem a proteína/hormônio desejado.
10. Explique como os vírus podem ajudar a curar o câncer. 
Existem vírus selvagens= naturalmente atraídos por células cancerígenas(oncotropicos) e vírus modificados= Transformados em oncotropicos por modificações genéticas ai são injetados no nosso corpo e eles vao atacar nossas células tumorais pois possuem um maior numero de receptores, além dr uma menor capacidade de reação pois são células fracas.
1 Os cientistas modificam os vírus, tiram a parte que causa a doença e colocam um gene de interesse. 2 As células de defesa do paciente são retiradas e infectadas com o vírus. 3 Esse vírus integra o material genético da célula e eles se misturam. 4 Com o novo DNA modificado, a célula de defesa produz estrutura que ajuda a identificar o tumor. 5 essas células são modificadas em laboratório. 6 O sistema imune do paciente é derrubado para dar espaço a essas novas células. 7 Entao as novas células produzidas em laboratório são injetadas no corpo do paciente 9 O sistema imunológico dessas células passa a reconhecer o tumor, que poderá ser destruído.

Outros materiais