Em relação ao processo de inovação e às respectivas etapas, assinale a alternativa correta. Em relação ao processo de inovação e às respectivas etapas, assinale a alternativa correta. a. Nenhuma das alternativas. b. O processo de inovação ocorre exclusivamente de forma linear, tendo como base descobertas científicas. c. O desenvolvimento de um novo produto deve prever, necessariamente, a etapa do pedido de proteção intelectual junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). d. O processo de inovação ocorre exclusivamente em ambientes que trabalham com alta tecnologia. e. O processo de inovação pode ser gerado a partir de uma pesquisa em uma universidade ou de uma demanda do mercado.
Acerca da relação de causa e efeito entre inovações e desenvolvimento, assinale a opção correta. Acerca da relação de causa e efeito entre inovações e desenvolvimento, assinale a opção correta. a. As inovações são fruto de processos de desenvolvimento e a única forma de se gerar progresso social. b. Conhecimentos científicos geram inovações tecnológicas, que geram desenvolvimento econômico, por meio de um processo dinâmico em que as novas tecnologias substituem as antigas, num processo denominado “destruição criativa”. c. O desenvolvimento econômico gera inovações de natureza também econômica. d. O progresso social gera inovações técnicas que, por sua vez, geram desenvolvimento. e. Conhecimentos científicos sempre geram inovações tecnológicas, que sempre geram desenvolvimento tecnológico.
O Manual de Oslo é uma publicação que estabelece conceitos relacionados à inovação, que são adotados pela maioria dos países industrializados. Em sua edição de 2005, o Manual de Oslo classifica os tipos de inovação existentes da seguinte forma: O Manual de Oslo classifica os tipos de inovação existentes da seguinte forma: a. de produto, de processo e digital. b. de produto, de processo, de marketing e digital. c. de produto, de marketing e organizacional. d. de produto, de processo, de marketing e organizacional. e. de processo, de marketing e organizacional.
Uma forma simplificada de diferenciar os níveis de inovação é: incremental - fazer o que sabemos, mas melhor; radical - fazer algo diferente. Indique o tipo de inovação para cada exemplo, assinalando: (1) quando se tratar de uma inovação de produto incremental; (2) para produto radical; (3) para processo incremental; ou (4) para processo radical. Depois, escolha a alternativa que corresponda à sequência correta. ( ) Toyota Prius traz um novo conceito de motor híbrido. ( ) Compras pela internet. ( ) Tesla e o carro elétrico de alta performance. ( ) Novas versões de modelos de carros já estabelecidos – por exemplo, o VW Golf –, essencialmente aprimorando um projeto automotivo já estabelecido. ( ) Melhoria das operações de leilão tradicionais. a. 4, 2, 3, 1, 3 b. Nenhuma das alternativas c. 3, 2, 4, 1, 4 d. 1, 4, 2, 3, 1 e. 2, 4, 2, 1, 3
Considerando o texto apresentado, avalie as seguintes asserções a respeito da produção de bens e serviços sustentáveis e a relação proposta entre elas. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. I - A produtividade dos sistemas de produção em uma economia sustentável é dependente de certificações do tipo produção mais limpa. II - Uma economia sustentável depende não apenas de processos industriais mais limpos, mas também de produtos sustentáveis, ou seja, o foco da produção deve ser ampliado do gerenciamento de processos para o gerenciamento de produtos ao longo da cadeia produtiva. A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. E As asserções I e II são proposições falsas.
Analise as afirmacoes abaixo: Está correto o que se afirma em: I. O modelo de negócios é uma excelente unidade de análise para estudar e desenvolver abordagens gerenciais e empresariais comuns, bem como estimular e revitalizar antigas e novas filosofias de negócios, incluindo a perspectiva do desenvolvimento sustentável. II. A perspectiva do modelo de negócios é particularmente interessante no contexto da sustentabilidade porque destaca a lógica de criação de valor de uma organização e seus efeitos. III. A gestão da sustentabilidade refere-se a abordagens que lidam com questões sociais, ambientais e econômicas de forma integrada para transformar as organizações de forma que contribuam para o desenvolvimento sustentável da economia e da sociedade, dentro dos limites do ecossistema. a. I, II e III. b. I e II. c. II apenas. d. I apenas. e. III apenas.
O investimento em pesquisa e desenvolvimento é um caminho importante para as empresas que desejam se diferenciar dos seus concorrentes. A partir do texto, é possível definir inovação como: a. produtos utilizados para fins muito específicos. b. bens, serviços ou processos originais que agregam valor social ou econômico. c. projetos de alto teor tecnológico. d. invenções que ainda não estão disponíveis no mercado. e. atividades que dependem de elevados investimentos em pesquisa e desenvolvimento.
Um modelo de negócios para a sustentabilidade ajuda a descrever, analisar, gerenciar e comunicar (i) a proposta de valor sustentável de uma empresa para seus clientes e todas as outras partes interessadas; (ii) como ela cria e entrega esse valor; e (iii) como captura a economia de valor ao mesmo tempo em que mantém ou regenera o capital natural, social e econômico além de seus limites organizacionais. Sobre o que é possível compreender neste cenário, analise as afirmativas abaixo e assinale verdadeiro (V) ou falso (F); depois, indique a alternativa que apresenta a sequência correta: ( ) As empresas desempenham um papel de fundamental importância, sobretudo pelo comprometimento da gestão voltada aos valores sustentáveis e às práticas de desenvolvimento produtivo, de competição e de tecnologias aplicadas na minimização da ação empresarial no meio. ( ) A articulação entre práticas de gestão sustentáveis e os modelos de competências adotados pelas organizações tendem a resultar em procedimentos benéficos para a sociedade, a economia e o meio ambiente. ( ) O conhecimento suficientemente claro a respeito das estratégias empresariais, anseios pessoais e interesses da sociedade permite maior participação dos diversos stakeholders em situações envoltas por condicionantes sustentáveis. a. V, F, V. b. V, V, V. c. F, F, F. d. F, F, V. e. F, V, F.
A perspectiva da sustentabilidade põe em discussão nosso atual modelo de desenvolvimento. Considerando o contexto apresentado, avalie as afirmações a seguir: I. Entre os atores sociais referenciados, as empresas ocupam papel secundário, pois sua função primordial é socioeconômica e não socioambiental, política ou institucional, está tipicamente exercida por governos e organizações multilaterais. II. Em processos de transição como o mencionado no texto, inovação e mudança tendem a ser incentivadas, enquanto valores e práticas institucionalizadas tendem a ser questionadas e substituídas por novas instituições, as quais podem conservar certos aspectos tradicionais. III. O cenário apresentado é repleto de oportunidades que podem ser alvo de estratégias empresariais para transformar ou até eliminar a produção de certos bens e gerar novos serviços, por exemplo, de reciclagem e reutilização de insumos e produtos, e de locação ou compartilhamento de eletrodomésticos, bicicletas e automóveis. IV. Práticas como a logística reversa de bens pós-consumo, já adotadas por muitas empresas, tendem a ser parte integrante dos planos e estratégias empresariais em diversos segmentos, seja por determinação legal, seja por incentivos de mercado. a. I, III e IV. b. II, III e IV. c. I e IV. d. I e II. e. II e III.
A sustentabilidade é um vetor de crescimento e geração de valor compartilhado. Os departamentos de sustentabilidade das empresas têm como missão traduzir a questão financeira, mostrando a importância das áreas a serem integradas de maneira que todos utilizem recursos conscientemente, buscando lucro e reduzindo impactos sociais e ambientais. Isso não acontece sem inovação e sem repensar processos. Portanto, as atividades das empresas devem ser adequadas ao desenvolvimento de novas formas de produção e de fazer negócios, mesmo que precisem fazer mudanças estruturais. Alguns setores têm conseguido bons resultados adotando a economia circular (cradle to cradle), compartilhando tecnologias desenvolvidas e estimulando os mercados a avançar. A partir do texto, avalie as afirmações a seguir: I. Uma empresa que atua de forma sustentável, desde o planejamento até a operacionalização dos processos de produção e a venda, tem impacto positivo na sociedade. II. As empresas que praticam greenwashing adotam políticas socioambientais mais rigorosas, ainda que tal decisão interfira negativamente nos resultados financeiros. III. A implantação e o aperfeiçoamento dos processos gerenciais e produtivos devem evitar a geração de impactos sociais e ambientais negativos. IV. A adoção do modelo de produção circular permite às empresas que os recursos sejam utilizados e reutilizados, com consequente ganho socioambiental. a. I, II e III. b. I e II. c. II e III. d. I, III e IV. e. II e IV.
Em relação ao processo de inovação e às respectivas etapas, assinale a alternativa correta. Em relação ao processo de inovação e às respectivas etapas, assinale a alternativa correta. a. Nenhuma das alternativas. b. O processo de inovação ocorre exclusivamente de forma linear, tendo como base descobertas científicas. c. O desenvolvimento de um novo produto deve prever, necessariamente, a etapa do pedido de proteção intelectual junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). d. O processo de inovação ocorre exclusivamente em ambientes que trabalham com alta tecnologia. e. O processo de inovação pode ser gerado a partir de uma pesquisa em uma universidade ou de uma demanda do mercado.
Acerca da relação de causa e efeito entre inovações e desenvolvimento, assinale a opção correta. Acerca da relação de causa e efeito entre inovações e desenvolvimento, assinale a opção correta. a. As inovações são fruto de processos de desenvolvimento e a única forma de se gerar progresso social. b. Conhecimentos científicos geram inovações tecnológicas, que geram desenvolvimento econômico, por meio de um processo dinâmico em que as novas tecnologias substituem as antigas, num processo denominado “destruição criativa”. c. O desenvolvimento econômico gera inovações de natureza também econômica. d. O progresso social gera inovações técnicas que, por sua vez, geram desenvolvimento. e. Conhecimentos científicos sempre geram inovações tecnológicas, que sempre geram desenvolvimento tecnológico.
O Manual de Oslo é uma publicação que estabelece conceitos relacionados à inovação, que são adotados pela maioria dos países industrializados. Em sua edição de 2005, o Manual de Oslo classifica os tipos de inovação existentes da seguinte forma: O Manual de Oslo classifica os tipos de inovação existentes da seguinte forma: a. de produto, de processo e digital. b. de produto, de processo, de marketing e digital. c. de produto, de marketing e organizacional. d. de produto, de processo, de marketing e organizacional. e. de processo, de marketing e organizacional.
Uma forma simplificada de diferenciar os níveis de inovação é: incremental - fazer o que sabemos, mas melhor; radical - fazer algo diferente. Indique o tipo de inovação para cada exemplo, assinalando: (1) quando se tratar de uma inovação de produto incremental; (2) para produto radical; (3) para processo incremental; ou (4) para processo radical. Depois, escolha a alternativa que corresponda à sequência correta. ( ) Toyota Prius traz um novo conceito de motor híbrido. ( ) Compras pela internet. ( ) Tesla e o carro elétrico de alta performance. ( ) Novas versões de modelos de carros já estabelecidos – por exemplo, o VW Golf –, essencialmente aprimorando um projeto automotivo já estabelecido. ( ) Melhoria das operações de leilão tradicionais. a. 4, 2, 3, 1, 3 b. Nenhuma das alternativas c. 3, 2, 4, 1, 4 d. 1, 4, 2, 3, 1 e. 2, 4, 2, 1, 3
Considerando o texto apresentado, avalie as seguintes asserções a respeito da produção de bens e serviços sustentáveis e a relação proposta entre elas. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. I - A produtividade dos sistemas de produção em uma economia sustentável é dependente de certificações do tipo produção mais limpa. II - Uma economia sustentável depende não apenas de processos industriais mais limpos, mas também de produtos sustentáveis, ou seja, o foco da produção deve ser ampliado do gerenciamento de processos para o gerenciamento de produtos ao longo da cadeia produtiva. A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. E As asserções I e II são proposições falsas.
Analise as afirmacoes abaixo: Está correto o que se afirma em: I. O modelo de negócios é uma excelente unidade de análise para estudar e desenvolver abordagens gerenciais e empresariais comuns, bem como estimular e revitalizar antigas e novas filosofias de negócios, incluindo a perspectiva do desenvolvimento sustentável. II. A perspectiva do modelo de negócios é particularmente interessante no contexto da sustentabilidade porque destaca a lógica de criação de valor de uma organização e seus efeitos. III. A gestão da sustentabilidade refere-se a abordagens que lidam com questões sociais, ambientais e econômicas de forma integrada para transformar as organizações de forma que contribuam para o desenvolvimento sustentável da economia e da sociedade, dentro dos limites do ecossistema. a. I, II e III. b. I e II. c. II apenas. d. I apenas. e. III apenas.
O investimento em pesquisa e desenvolvimento é um caminho importante para as empresas que desejam se diferenciar dos seus concorrentes. A partir do texto, é possível definir inovação como: a. produtos utilizados para fins muito específicos. b. bens, serviços ou processos originais que agregam valor social ou econômico. c. projetos de alto teor tecnológico. d. invenções que ainda não estão disponíveis no mercado. e. atividades que dependem de elevados investimentos em pesquisa e desenvolvimento.
Um modelo de negócios para a sustentabilidade ajuda a descrever, analisar, gerenciar e comunicar (i) a proposta de valor sustentável de uma empresa para seus clientes e todas as outras partes interessadas; (ii) como ela cria e entrega esse valor; e (iii) como captura a economia de valor ao mesmo tempo em que mantém ou regenera o capital natural, social e econômico além de seus limites organizacionais. Sobre o que é possível compreender neste cenário, analise as afirmativas abaixo e assinale verdadeiro (V) ou falso (F); depois, indique a alternativa que apresenta a sequência correta: ( ) As empresas desempenham um papel de fundamental importância, sobretudo pelo comprometimento da gestão voltada aos valores sustentáveis e às práticas de desenvolvimento produtivo, de competição e de tecnologias aplicadas na minimização da ação empresarial no meio. ( ) A articulação entre práticas de gestão sustentáveis e os modelos de competências adotados pelas organizações tendem a resultar em procedimentos benéficos para a sociedade, a economia e o meio ambiente. ( ) O conhecimento suficientemente claro a respeito das estratégias empresariais, anseios pessoais e interesses da sociedade permite maior participação dos diversos stakeholders em situações envoltas por condicionantes sustentáveis. a. V, F, V. b. V, V, V. c. F, F, F. d. F, F, V. e. F, V, F.
A perspectiva da sustentabilidade põe em discussão nosso atual modelo de desenvolvimento. Considerando o contexto apresentado, avalie as afirmações a seguir: I. Entre os atores sociais referenciados, as empresas ocupam papel secundário, pois sua função primordial é socioeconômica e não socioambiental, política ou institucional, está tipicamente exercida por governos e organizações multilaterais. II. Em processos de transição como o mencionado no texto, inovação e mudança tendem a ser incentivadas, enquanto valores e práticas institucionalizadas tendem a ser questionadas e substituídas por novas instituições, as quais podem conservar certos aspectos tradicionais. III. O cenário apresentado é repleto de oportunidades que podem ser alvo de estratégias empresariais para transformar ou até eliminar a produção de certos bens e gerar novos serviços, por exemplo, de reciclagem e reutilização de insumos e produtos, e de locação ou compartilhamento de eletrodomésticos, bicicletas e automóveis. IV. Práticas como a logística reversa de bens pós-consumo, já adotadas por muitas empresas, tendem a ser parte integrante dos planos e estratégias empresariais em diversos segmentos, seja por determinação legal, seja por incentivos de mercado. a. I, III e IV. b. II, III e IV. c. I e IV. d. I e II. e. II e III.
A sustentabilidade é um vetor de crescimento e geração de valor compartilhado. Os departamentos de sustentabilidade das empresas têm como missão traduzir a questão financeira, mostrando a importância das áreas a serem integradas de maneira que todos utilizem recursos conscientemente, buscando lucro e reduzindo impactos sociais e ambientais. Isso não acontece sem inovação e sem repensar processos. Portanto, as atividades das empresas devem ser adequadas ao desenvolvimento de novas formas de produção e de fazer negócios, mesmo que precisem fazer mudanças estruturais. Alguns setores têm conseguido bons resultados adotando a economia circular (cradle to cradle), compartilhando tecnologias desenvolvidas e estimulando os mercados a avançar. A partir do texto, avalie as afirmações a seguir: I. Uma empresa que atua de forma sustentável, desde o planejamento até a operacionalização dos processos de produção e a venda, tem impacto positivo na sociedade. II. As empresas que praticam greenwashing adotam políticas socioambientais mais rigorosas, ainda que tal decisão interfira negativamente nos resultados financeiros. III. A implantação e o aperfeiçoamento dos processos gerenciais e produtivos devem evitar a geração de impactos sociais e ambientais negativos. IV. A adoção do modelo de produção circular permite às empresas que os recursos sejam utilizados e reutilizados, com consequente ganho socioambiental. a. I, II e III. b. I e II. c. II e III. d. I, III e IV. e. II e IV.