Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Disciplina: Psicologia da Educação
RESENHA/RESUMO DO TEXTO - PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM: PRIMEIRO CAPITULO
SKINNER: CONDICIONAMENTO E APRENDIZAGEM
O texto aborda várias teorias comportamentais, comportamentalismo, também chamado de “Behaviorismo” abordando a cerca das contribuições de Skinner para melhor compreensão dos processos cognitivos, de modo que sejam relevantes para educação, os behavioristas, no intuito de entender os comportamentos humanos, observam as relações, estudam os estímulos que determinam nossas ações. O behaviorismo como citado é um conjunto de várias teorias, que focalizam o comportamento como fonte de estudo da psicologia, assim mostrando como acontece o comportamentalismo, porque acontece em que situações ocorrem, o que pode ser feito para ocorrer, na busca de uma melhor compreensão dos nossos atos. O texto dá o exemplo bem claro disso usando uma analogia dos comportamentos de um aluno, na medida em que conhecemos o aluno, sabemos o que podemos fazer para ajuda-lo a aprender, estimulando a melhorar e descobrindo o que pode reforçar esse aprendizado, segurando sua atenção, como por exemplo, a atenção do professor é algo que pode estimular a nota, um elogio, já que comportamentos bons tendem a se repetir. 
PRECURSORES DO BEHAVIORISMO. 
Ouve outros pensadores continuar o Behaviorismo que com base de experimentos, Edward Lee Thorndike (1874-1949) que se consagrou pela " Lei do afeito ", que consistia em dizer que o individuo responde a punição ou recompensa, que de certo modo é o que quase, se não, todas sociedades e parte da educação se sustenta. Como uma criança num supermercado chorando, se a recompensamos com algo para parar a desagradável situação, ela provavelmente irar chorar mais vezes afim de receber a recompensa, sendo assim esses atos tendem a se repetir, mas também ao contrário se sofre punição pelo ato, dificilmente se repetirá. Em 1950 o behaviorismo ganha força na psicologia principalmente nos Estados Unidos. Assim esse estudo do comportamento, ou “Ciência do Comportamento" passa a ser chamada de análise comportamental fundada por Watson, porém alguns pensadores como Baum, acredita que não é uma ciência em si, estaria mas para uma filosofia da ciência. 
CONDICIONAMENTO CLÁSSICO. 
Nessa parte do texto o autor aborda comportamentos, porém involuntários, como reações, reflexos, se alguém sopra no nosso olho consequentemente piscamos?Certo? Então esse é o principio, se sentimos frio, nos arrepiamos Pavlov por meio de experimento com cães: verificou esses reflexos, toda vez q o cão ouvia toque de uma campainha e ao ser dado imediatamente comida ,o animal passava se manifestar sempre que ouvia o som, o som gerava um estimulo de salivação o autor também, cita modos de tirar esse estimulo. A parte que importa dessa teoria é mostrar que é possível, controlar determinados estímulos involuntário-reflexos, associando-os a outros estímulos Mas a frente o autor continua abordando os estímulos positivos e negativos, reforço positivo e negativo, incentivos que propiciam comportamentos com resultados como um carimbo de um professor no caderno como elogio aumentando a probabilidade de isso perpetuar, tais eventos os autor chama de " Reforçadores ".O texto também cita situações e explica o ato de reforçar tanto positivamente quanto negativamente, também comentando sobre o professor reforçar o aluno mesmo que contra vontade a ler, depois os pais, depois ele mesmo se reforçar a ler sozinho agora que já aprendeu, e assim ir por conta própria. 
Educação: Aquisição de Novos comportamentos
Como o titulo já sugere, para Skinner, a educação era algo importante na vida do sujeito, como já foi dito que o reforço de comportamentos é efetivo, a escola proporciona uma gama de reforçadores artificias para esses comportamentos (elogios, notas, promoções, diplomas etc.) Desse modo a escola prepara com esses reforçadores, o sujeito para situações futuras, que serão semelhantes, mas não vinculadas ao âmbito escolar. 
Na visão de Skinner, o aprender fazendo, pouco é eficaz sozinho, isso não confirma que ele irá aprender, falando de modo comportamental um reforço é essencial para que ocorra a aprendizagem. O autor ressalta que o aprendizado do aluno tem que estar relacionado com o que ele aprendeu, não só o que o professor ensinou, ou seja, o que aluno vai aprender com aquilo é de suma importância. 
MÁQUINAS DE ENSINAR, 
Skinner aborda que as maquinas são eficazes no processo de ensino, aparelhos e tecnologias de aprendizagens, assim a própria maquina mandando uma resposta positiva a cada acerto do sujeito. Na sala de aulas esses reforços ganham mais força, desde antes as punições já serviam de aprendizado, grande parte deles imposto pela igreja, diante do mau comportamento castigos, físicos, ou verbais, utilizando de um reforçador negativo, para o aprendizado, porém o autor ressalta, que reforços positivos, são mais eficazes que os negativos que exatamente o que falta nos âmbitos, cabe o professor lembrar que além de ensinar, seu papel também é de reforçador, e nesse meio utilizar de materiais, e tecnologias para isso.

Mais conteúdos dessa disciplina