Buscar

Atividade Pratica Supervisionada - Pesquisa de Mercado

Prévia do material em texto

Atividade Prática Supervisionada
 Pesquisa de Mercado
Fabricio de Sousa Ribeiro
RA: 21476767
Isabella Costa Sombra
RA: 21471529
São Paulo
2021
Pesquisa Internacional
De volta às aulas: O efeito das visitas à escola durante o COVID-19 na transmissão do vírus
Resumo e Íntegra dos resultados da pesquisa publicada:
Escolas nos Estados Unidos e no mundo todo, foram fechadas em um esforço para mitigar a disseminação do COVID-19. No entanto, o efeito do fechamento das escolas permanece pouco claro. 
Nessa pesquisa, foi estimado o efeito causal das mudanças no número de visitas semanais às escolas em transmissão do vírus COVID-19, usando uma abordagem de diferença tripla. Em particular, foi medido o efeito das mudanças de visitas a escolas sobre mudanças em diagnósticos de COVID-19 para famílias com crianças em idade escolar em relação às mudanças nos diagnósticos COVID-19 para famílias sem crianças em idade escolar. 
Foi utilizado um conjunto de dados das primeiras 46 semanas de 2020 com 130 milhões de famílias por semana, observações de nível que incluem diagnósticos COVID-19 mesclados, com dados de rastreamento de visitas escolares de milhões de telefones celulares. 
Contudo, foi descoberto que os aumentos nas visitas presenciais em nível de condado às escolas, levam a um aumento nos diagnósticos de COVID-19 entre famílias com crianças em relação às famílias sem crianças em idade escolar. No entanto, os efeitos são pequenos em magnitude. No mais, uma mudança desde o dia 25 ao 75º percentil de visitas a escolas em nível de condado se traduz em 0,3 por 10.000 domicílios em aumento dos diagnósticos de COVID-19. Essa mudança se traduz em um aumento relativo de 3,2%. 
Válido e muito importante ressaltar também, que foram encontradas maiores diferenças em condados de baixa renda, condados com maior prevalência de COVID-19 e em estágios posteriores da pandemia COVID-19.
Fonte: https://www.nber.org/papers/w28645
Tipo de Pesquisa realizada:
Pesquisa causal, uma vez que estuda e analisa a relação entre variáveis com objetivo de conhecer o efeito positivo ou negativo que uma mudança inesperada das variáveis independentes pode produzir.
Público-Alvo:
Famílias com crianças em idade escolar (crianças de 10 à 17 anos) e famílias sem crianças em idade escolar.
Objetivos de Pesquisa:
Os objetivos de Pesquisa são analisar e compreender até que ponto as reaberturas de escolas contribuem para a transmissão de COVID-19, os cenários em um âmbito geral (escolas de alta e baixa renda) e quais medidas são consideradas fundamentais ser implementadas pelas escolas e famílias nesse novo cenário.
Tipo de amostragem utilizada:
Amostragem de conglomerados, uma vez que os resultados foram analisados dividindo a população em grupos familiares: famílias com crianças em idade escolar e famílias sem crianças em idade escolar (através de visitas escolares e taxas de infecção de linha de base durante a pandemia de COVID-19).
Possíveis perguntas que foram efetuadas no instrumento de coleta:
Perguntas para as crianças cujas escolas foram visitadas:
· “Faz quanto tempo que você retornou às aulas?’’.
· “Como é a sua rotina antes e depois de ir à escola?’’.
· “Quais medidas de prevenção sua escola adotou para o retorno das aulas?’’.
· “Quais medidas de prevenção sua família adotou dentro de casa para o retorno das aulas?’’.
· “Quais mudanças você percebeu na postura dos seus colegas após o retorno das aulas?’’.
Principais conclusões:
Foi descoberto que os aumentos de visitas presenciais em nível de condado às escolas, levam a um aumento nos diagnósticos de COVID-19 entre famílias com crianças em relação às famílias sem crianças em idade escolar. No entanto, os efeitos são pequenos em magnitude. 
No mais, uma mudança desde o dia 25 ao 75º percentil de visitas a escolas em nível de condado se traduz em 0,3 por 10.000 domicílios aumento dos diagnósticos de COVID-19. Essa mudança se traduz em um aumento relativo de 3,2%. Válido e muito importante ressaltar também, que foram encontradas maiores diferenças em condados de baixa renda, condados com maior prevalência de COVID-19 e em estágios posteriores da pandemia COVID-19.
Pesquisa Cientifica
MARKETING DIGITAL: O poder de influência das redes sociais na decisão de compra do consumidor universitário da cidade de Juazeiro do Norte-CE.
Resumo e Íntegra dos resultados da pesquisa publicada:
Com o progresso da tecnologia é possível afirmar que as empresas cada vez mais utilizam se disso para implementar novas ferramentas que influenciam em seu consumidor de maneira direta ou indireta, assim criando vínculos e diálogos com seus clientes, e isso só é possível se tiver a estratégia de marketing adequada para a abordagem. 
Essa pesquisa buscou entender qual o grau que as redes sociais influenciam o consumidor no seu processo e decisão de compra, levando em consideração que as redes socias traz novas formas de divulgação de marcas e serviços prestados, e de forma rápida.
O artigo foi desenvolvido a partir de dados coletados por um grupo de estudantes de Administração em um Centro Universitário, que coletaram informações sobre o assunto abordado.
Contudo, foi descoberto que as redes sociais tem um alto poder de influência na decisão de compra de um consumidor, por meio de divulgação digital dos seus produtos, utilizada também para obter informações e manter comunicação com seu público.
Válido e muito importante ressaltar que a pesquisa foi publicada em 2016, então todos os dados devem ser analisados dessa data e anterior a ela, pois hoje em dia com o avanço tecnológico muito rápido, muitos dados podem estar obsoletos.
Fonte: https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/artigo_cira_e_cristiano_0.pdf
Tipo de Pesquisa realizada:
Pesquisa quali-quantitativa descritiva, uma vez que estuda entender sentimentos, percepções e opiniões, quanto aos números estatísticos, onde há um misto de algo subjetivo (qualitativo), com algo exato (quantitativo).
Público-Alvo:
consumidor universitário da cidade de Juazeiro do Norte-CE.
Objetivos de Pesquisa:
Os objetivos de Pesquisa são analisar e compreender qual o grau de influência do uso das redes sociais no processo de decisão de compra do consumidor universitário da cidade de Juazeiro do Norte-CE
Tipo de amostragem utilizada:
Amostragem de não probabilística por conveniência e cota, uma vez que os resultados foram analisados de forma busca entender sexo, idade, localização... e a quantidade de entrevistados é aleatória.
Possíveis perguntas que foram efetuadas no instrumento de coleta:
Perguntas para os universitários da cidade de Juazeiro do Norte-CE.
· “Qual sua idade?’’.
· “Qual seu gênero?’’.
· “Com qual frequência você utiliza as redes sociais?’’.
· “Qual rede social você tem costume de utilizar?”.
· “Você segue alguma marca nas redes sociais?’’.
· “O marketing digital é uma ferramenta influenciadora?’’.
· “Você costuma compartilhar informações sobre sua satisfação ou insatisfação diante de uma empresa ou produto?’’.
· “As empresas deveriam investir mais nos serviços de suas empresas nas redes sociais?”
Principais conclusões:
Foi concluído que há sim a influência das redes sociais na decisão de compra dos seus consumidores, uma vez que ela está inserida no dia a dia dos memos, através das plataformas como Facebook (20 usuários da pesquisa), Instagram (20 usuários da pesquisa), WhatsApp (11 usuários da pesquisa) ...
Outro ponto a se analisar é de que as empresas com esse meio conseguem influenciar no que eles querem ter maior venda, trazendo estratégias de promoções, maiores publicidades pra tal produto, ou até mesmo contratando influenciadores para utilizar aquele produto e trazer uma maior liquidez ao produto desejado 
Quanto a relação do cliente com empresa, fica muito mais próximo, fácil e seguro, assim trazendo uma forma mais fácil de fidelizar esses clientes, já que fica muito fácil de ele entender e pesquisar sobre o posicionamento da marca, ao mesmo tempo que há uma facilidade nessa fidelização, há uma grande facilidade na percadesse cliente ou na compra se caso a empresa de algum passo em falso, seja no seu posicionamento quanto marca ou prometer algo na descrição/preço do produto e não cumprir, as empresas devem estar sempre atentas!
Pesquisa Cientifica
A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA AO MARKETING DIGITAL: UM ESTUDO PROSPECTIVO SOBRE TECNOLOGIAS EMERGENTES
Resumo e Íntegra dos resultados da pesquisa publicada:
A inteligência artificial mais conhecida pelo seu diminutivo “IA” está cada vez mais presente no dia a dia do ser humano, visando desde uma pesquisa em mecanismos de buscas (google, Bing, Yahoo!...) como também suas interações com chatbots ou carinhos de compras virtuais.
Essa pesquisa buscou entender quais mecanismos as empresas tem buscado para atingir o novo perfil de consumidor e quais tecnologias emergentes tem entregado maiores valores real e trouxe novas oportunidades de mercado e ganhos de competividade, visando nortear discussões sobre agregação de valor nas ofertas de produtos com essas tecnologias emergentes.
O artigo foi desenvolvido a partir de buscas de patentes de artigos científicos, utilizando plataformas como: Orbit Intelligence, WIPO e Scopus, e do MS Excel para mineração de dados e elaboração de gráficos analíticos.
Contudo, foi descoberto que houve aumento na utilização das tecnologias que envolvem a aplicação de “IA” no marketing digital nos últimos 5 anos evidenciados pelas patentes, evidenciando que o mercado tem buscado produzir ferramentas tecnologias que supram a necessidade latente e de rápido crescimento e difusão do mercado.
Válido e muito importante ressaltar que a pesquisa foi publicada em 2019, então todos os dados devem ser analisados dessa data e anterior a ela, pois hoje em dia com o avanço tecnológico muito rápido, muitos dados podem estar obsoletos.
Fonte: http://api.org.br/conferences/index.php/ISTI2019/ISTI2019/paper/view/1042
Tipo de Pesquisa realizada:
Pesquisa descritiva, uma vez que estuda e analisa as tecnologias emergentes no mercado buscando descrever as características desse novo mercado emergente se baseando em artigos e bibliografias para isso.
Público-Alvo:
Empresas que utilizam de ferramentas que aplicam a inteligência artificial.
Objetivos de Pesquisa:
Os objetivos de Pesquisa são analisar e compreender quais as tecnologias emergentes as empresas tem utilizadas nas áreas de marketing.
Tipo de amostragem utilizada:
Amostragem Sistemática, uma vez que os resultados foram analisados buscando em um banco de dados os termos o “Artificial Intelligence” AND “Digital Marketing”, para coletar os dados de outros artigos.
Possíveis perguntas que foram efetuadas no instrumento de coleta:
Perguntas para as empresas cuja há uma patente de utilização de “IA”
· “Qual semento da empresa?’’.
· “Qual a patente predominante?’’.
· “Quais segmentos do marketing são possíveis utilizar IA?’’.
· “Quais áreas da ciência têm maior desenvolvimento da inteligência artificial?’’.
· “Qual país está mais desenvolvido em questão da inteligência artificial’’
Principais conclusões:
Foi descoberto que houve um crescimento acelerado de tecnologia aplicada a área de marketing 
Os campos tecnológicos maiores detentores dos desenvolvimentos de patentes em IA são aqueles ligados aos métodos de gerenciamento de negócios e comunicação digital (19,5%), tecnologia de computadores e telecomunicação (31,7%) e engenharia (17,1%), tendo os últimos lugares no ranking com as áreas da saúde como psicologia e área médica (4,8%).
Dentre as empresas que tem maior patente nesse ramo está a empresa norte americana Adobe Systems que tem maior registro de patentes nessa área de estudo com 3 projetos em aprovação, enquanto as outras tinham em base 1 projeto e algumas tinham projetos já expirados, que fica disponível para a utilização pública. 
Outro dado levantado é que em questão aos países o ranking fica da seguinte maneira em desenvolvimento em inteligência artificial: Estados Unidos da América (com maior expressividade, 5,5), Índia (4), Reino Unido (3)...
Podemos concluir que esse é um assunto que pode ser maior abordado porem ainda não temos muitas pesquisas feitas.

Continue navegando