Buscar

apx1 - A Noção de Comunidade e Modelos de Polícia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
AP1
Consórcio CEDERJ
Curso: Tecnólogo em Segurança Pública e Social
Disciplina: A Noção de Comunidade e Modelos de Polícia
Data: 01/10/2021 	Pólo: Niterói
Questão 1 (2 pontos)
O processo de formação do Estado moderno acompanha dinâmicas de secularização, por um lado, e o desenvolvimento dos instrumentos bélicos, por outro. Max Weber, por sua vez, indica que o Estado moderno é um agrupamento de dominação que apresenta caráter institucional e que procurou monopolizar, nos limites de um território, a violência física legítima (WEBER, 2008, p. 46).
A partir de seus conhecimentos acerca da formação dos estados modernos, disserte sobre a importância do processo de secularização, ou seja, de separação entre os interesses religiosos e cívicos no âmbito do estado, para a formação da noção de democracia na modernidade.
RESPOSTA: O Estado Moderno tem duas vertentes, a burocracia e a economia capitalista, ele é comparado a leviatã que tem o poder sobre a religião e o poder das armas, mostrando sua força com o poder bélico do seu exercito na proteção do seu território e com isso legitimar a sua violência para manter a ordem e que seus inimigos não venham confrontar sua soberania, porem com o avanço do protestantismo idealizado por Martino Lutero e adesão de alguns monarcas enfraqueceu o poder da igreja católica, assim facilitando o surgimento do Estado Moderno. Secularização foi o processo histórico-religioso de desencantamento e emancipação, passando a um conceito logico de razão. Muitos conflitos internos surgiram no Estado Moderno em nome da liberdade e da igualdade, onde muitos monarcas perderam seus poderes sobre o Estado, surgindo assim o regime republicano, e com isso o sistema representativo sando grande passo para a democracia moderna.
Questão 2 (2 pontos)
É possível dizer que a democracia é um regime e um comportamento político. Tanto o regime como o comportamento político democrático têm como pressuposto a liberdade contra as formas autoritárias de exercício de poder. Considerando o monopólio do uso da força legítima pelo estado na modernidade, como apresenta Weber, explique quais são os limites entre o uso da força estatal e a garantia de direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos, em um regime democrático. (3,5 pontos)
RESPOSTA: O Estado Moderno se define pelo monopólio da força legitima, sobre a soberania de seu território com relação à defesa de uma possível agressão externa e não contra o cidadão, que deve ter seus direitos preservados e garantidos pelo estado. A força legitima dada aos agentes de segurança publica e para a manutenção da ordem dos poderes constituídos e dos direitos dos cidadãos.
Questão 3 (2 pontos)
“Remoções na Vila Autódromo expõem o lado B das Olimpíadas do Rio – Moradores resistem a deixar a Vila Autódromo, comunidade ao lado do Parque Olímpico: Milhares de pessoas deixaram suas casas devido à organização do megaevento”. “‘Bem-vindos’ à Vila Autódromo, ‘a comunidade que venceu o prêmio internacional de urbanismo’”. Não há tráfico e nem milícia. O terreno é plano, de fácil acesso. E a vida, mesmo com todas as suas dificuldades, sempre foi tranquila, feliz. Seus moradores, há décadas vivendo lado a lado, batem papo nas esquinas, nos comércios e nos botecos. Mas o assunto parece ser único: resistir a deixar o local. ‘Todos nós temos medo, mas não podemos nos acovardar’, discursa uma moradora, de 50 anos, diante de duas dezenas de vizinhos que, às seis horas da tarde de um sábado, se reúnem na pequena igreja da comunidade. Na verdade, o projeto de urbanismo premiado internacionalmente nunca foi implantado. A maioria das casas parecem ter sido bombardeadas — e nesse caso, pela própria Prefeitura do Rio.
Rio de Janeiro, 5 de agosto de 2015.
Retirado de: http://brasil.elpais.com/brasil/2015/06/20/politica/1434753946_363539.html
Valendo-se da diferenciação entre direito legal e (insulto) moral, explique a importância de associações de moradores para reivindicar direitos de cidadania, incluindo o de habitação digna.
Tome como exemplo as políticas de renovação urbana exercidas pelos poderes públicos, no contexto dos grandes eventos na cidade do Rio de Janeiro.
RESPOSTA: As associações de moradores tem um papel fundamental dentro de uma comunidade, pois seus representantes são eleitos democraticamente pelos moradores e tem todo o conhecimento dos problemas locais. A associação de moradores é o elo entre a comunidade e o poder público e através dela são feitas reinvindicações de seus de seus direitos de cidadania, seja saúde, educação ou ate mesmo de uma moradia digna. As politicas de renovação urbana exercidas pelo poder publico no Rio de Janeiro para receber a Copa do Mundo e as Olimpíadas mexeram com a vida de muitas pessoas, tiraram o direito de ir e vir, desapropriando muitas residências sem levar em consideração a historia de cada um naquele local e mudando suas rotinas.
Questão 4 (2 pontos)
Essa questão deve ser respondida em duas partes:
(a) Apresente três características dos modelos de polícia Anglo-Saxão e Continental (três características de cada modelo); (1,0).
RESPOSTA: Modelo Anglo-Saxão ou Inglês: É um modelo menos centralizado e menos militarizado, destacando no controle comunitário com interesses mais locais, com ênfase na patrulha preventiva e no consentimento publico de duas ações com tradição no Common Law.
Modelo Europeu Continental ou Francês: é um modelo mais centralizado e militarizado, se destacando nos desafios políticos e a defesa social se baseia na tradição da Civil Law.
(b) Indique qual dos modelos possui maior influência sobre a polícia brasileira e por que (ofereça pelo menos uma evidência dessa influência). (1,0)
RESPOSTA: O modelo que vem a influenciar a policia Brasileira é o francês, pois quando a família real veio ao Brasil em 1808, surge à guarda real no modelo português, que era influenciado pelo modelo francês, era um modelo mais estatal, mais centralizado e mais militarizado (diferente do modelo inglês). O objetivo geral da policia no Brasil é a manutenção da ordem e da lei nos estados, a policia militar trabalha na repressão ao crime, ações ostensivas contra a ilegalidade ou na prevenção das atividades ilícitas, e a policia civil tem sua meta na investigação e na elaboração de inquéritos policiais para o sistema judicial elaborar um julgamento, se baseando na tradição civil law.
Questão 5 (2 pontos)
Essa questão deve ser respondida em duas partes:
De acordo com o material ao qual você teve acesso, responda:
(a) De que maneiras é possível exercer a democracia? Justifique a sua resposta.
(1,0)
RESPOSTA: A relação entre estado e sociedade deve ser o de promover o bem publico dentro dos paradigmas da ordem e da liberdade, não basta que apenas um regime seja democrático, o comportamento da sociedade também deve ser.
(b) Tendo em mente o bom funcionamento de uma democracia, é possível afirmar que as manifestações públicas contribuem ou prejudicam o exercício da democracia? Justifique a sua resposta. (1,0)
RESPOSTA: Depende de que forma será a manifestação, se for de uma maneira ordeira e sem danos a integridade física, ao patrimônio publico ou individual configura um ataque democrático. Podemos citar uma manifestação positiva que foi o “direitos já” em 1984, mas a essência da democracia está na hora de escolher seus representantes, através do voto direto.

Continue navegando