Buscar

QUESTÕES CAP 1, 2, 4 - Adminstração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Conceitue administração em função da ênfase em cada uma das variáveis, a saber: tarefas, estrutura, pessoas, tecnologia e ambiente.
R: Com relação as variáveis a tarefa consiste em fazer o processo de explorar o que o funcionário tem de melhor com relação ao seu aproveitamento no processo de organizacional da empresa. A estrutura tem a ver com a questão organizacional da empresa, direção e controle de suas atividades. Pessoas, é a fase em que administrar é, sobretudo, lidar com pessoas. A tecnologia é a arte de saber lidar com a tecnologia, podendo com isso extrair dela o máximo possível. O ambiente tem a ver com a questão tanto estrutural da empresa em fornecer um ambiente que seja adequado para uma boa produtividade.
2) Conceitua administração em função das cinco variáveis anteriores formadas em conjunto.
R: Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos.
3) Explique as características da administração científica de Taylor.
R: Princípio do planejamento : Desenvolver uma ciência para cada elemento de trabalho.
Princípio da preparação: Selecionar, treinar e desenvolver o trabalhador
Princípio do controle: Cooperar com os trabalhadores para que os objetivos sejam alcançados.
Princípio da execução: Assumir todo o planejamento e organização, deixando os trabalhadores só executarem as tarefas.
4) Explique as características da teoria clássica de Fayol.
R: São caracterizados pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência. Sofreu críticas como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade. Tendo como ótica a visão da empresa a partir de uma gerência administrativa, ele focou seus estudos na unidade do comando, autoridade e na responsabilidade. Em função disso, é visto como obcecado pelo comando. A empresa como sistema fechado - A partir do momento em que o planejamento é definido como sendo a pedra angular da gestão empresarial, é difícil imaginar que a organização seja vista como uma parte isolada do ambiente. Manipulação dos trabalhadores - Bem como a Administração Científica, fora tachada de tendenciosa, desenvolvendo princípios que buscavam explorar os trabalhadores.
5) Explique as características do modelo burocrático de Weber.
R: Segundo Weber, “a autoridade é a probabilidade de haver obediência dentro de um grupo determinado”. Ele distinguia três tipos de sociedade e autoridade, descritas a seguir. Na sociedade tradicional predominava características conservacionistas, patriarcais e patrimonialistas; a autoridade que a comanda dita tradicional, na qual a obediência é justificada pela tradição, pelo hábito ou pelo costume. Na sociedade carismática, onde geralmente existem características místicas, arbitrárias e personalistas; a autoridade (carismática) que a preside é justificada pela influência de um líder detentor de qualidades que o destacam. As sociedades burocráticas são caracterizadas por predominar normas impessoais racionalmente definidas; o tipo de autoridade é justificado pela técnica, pela justiça na lei e pela meritocracia., a burocracia, segundo Weber, traz consigo diversas vantagens. Primeiramente, devido a sua racionalidade, o que significa dizer que procura os meios mais eficientes para atingir as metas da organização. A precisão com que cada cargo é definido proporciona o conhecimento exato de cada responsabilidade. Como as atividades são organizadas em rotinas e realizadas metodicamente, e, consequentemente, tornam-se previsíveis, acaba por conduzir a confiabilidade entre as pessoas, evitando, assim o atrito entre elas. A rapidez nas decisões, obtida pela tramitação de ordens e papéis, e pela uniformidade de rotinas e regulamentos que colaboram para a redução de erros e custos. A facilidade de substituição daquele que é afastado e os critérios de seleção apenas por competência técnica garantem a continuidade do sistema burocrático, e este último evita o nepotismo. O trabalho é profissionalizado, assim os funcionários são treinados e especializados pelo seu mérito, trazendo benefícios para as organizações.
6) Explique as disfunsão da burocracia.
R: A burocracia é uma forma de organização, que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance dos objetivos. Weber identifica três fatores principais que favorecem o desenvolvimento da moderna burocracia: O desenvolvimento de uma economia monetária: Na Burocracia, a moeda assume o lugar da remuneração em espécie para os funcionários, permitindo a centralização da autoridade e o fortalecimento da administração burocrática, o crescimento quantitativo e qualitativo das tarefas administrativas do Estado Moderno a superioridade técnica em termos de eficiência do tipo burocrático de administração: serviu como uma força autônoma para impor sua prevalência. O desenvolvimento tecnológico fez as tarefas administrativas tenderem ao aperfeiçoamento para acompanhá-lo. Assim, os sistemas sociais cresceram em demasia, as grandes empresas passaram a produzir em massa, sufocando as pequenas. Além disso, nas grandes empresas há uma necessidade crescente de cada vez mais se obter um controle e uma maior previsibilidade do seu funcionamento.
Segundo o conceito popular, a burocracia é visualizada geralmente como uma empresa, repartição ou organização onde o papelório se multiplica e se avoluma, impedindo as soluções rápidas e eficientes. O termo é empregado também com o sentido de apego dos funcionários aos regulamentos e rotinas, causando ineficiência à organização. O leigo passou a dar o nome de burocracia aos defeitos do sistema.
7) Explique a teoria estruturalista.
R: Faz parte também da abordagem estruturalista. O enfoque da teoria estruturalista é na estrutura e ambiente, essa teoria trouxe uma ruptura com relação às anteriores. Ela mostra a organização como sendo um sistema aberto que se relaciona com o ambiente e com outras organizações. Baseia-se no conceito de estrutura, que é um todo composto por partes que se inter-relacionam. Portanto, o todo é maior do que a simples soma das partes. O que significa que os sistemas organizacionais não são a mera justaposição das partes.
| Caracteriza-se por sua múltipla abordagem, em sua análise a organização formal e informal, recompensas materiais e sociais |
|e entre outros, reconhecem os conflitos organizacionais, ditos como inevitáveis. Por fim, os estruturalistas fazem uma análise |
|comparativa entre as organizações. |
8) Explique a teoria comportamental.
R: Se assenta em proposições acerca da motivação humana, o administrador precisa conhecer os mecanismos motivacionais para poder dirigir adequadamente as pessoas, outro aspecto importante da Teoria Comportamental é o Processo de decisão onde todo indivíduo é um tomador de decisão, baseando-se nas informações que recebe do seu ambiente, processando-as de acordo com suas convicções e assumindo atitudes, opiniões e pontos de vista em todas as circunstâncias. A organização neste sentido é vista como um sistema de decisões. A ideia de um tomador de decisões, dentro de uma racionalidade limitada pela escassez de informações que pode obter e se processar, conduz ao conceito do homem administrativo, que se comporta buscando soluções satisfatórias e não soluções ótimas. Nas organizações existem sempre conflitos entre os objetivos individuais e os objetivos organizacionais. Na medida em que as organizações pressionam para alcançar os seus objetivos, elas privam os indivíduos da satisfação de seus objetivos pessoais, e vice-versa. O comportamento organizacional é o tema preferido pelos behavioristas na teoria administrativa. A reciprocidade entre os indivíduos e organizações e suas relações de intercâmbio são importantes para o estudo das organizações. O administrador precisa conhecer os mecanismos motivacionaispara poder dirigir adequadamente as pessoas.
9. Explique a teoria de sistemas.
R: Teoria de sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função, pode ser definido como um conjunto de elementos interdependentes que interagem com objetivos comuns formando um todo, e onde cada um dos elementos componentes comporta-se, por sua vez, como um sistema cujo resultado é maior do que o resultado que as unidades poderiam ter se funcionassem independentemente.
10) Explique a teoria da contingência.
R: É tudo aquilo que enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações, tudo é relativo, tudo depende e explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. As variáveis ambientais são variáveis independentes, enquanto as técnicas administrativas são variáveis dependentes dentro de uma relação funcional. Na realidade, não existe uma causalidade direta entre essas variáveis independentes e dependentes, pois o ambiente não causa a ocorrência de técnicas administrativas. Em vez de relação de causa e efeito entre as variáveis do ambiente (independentes) e as variáveis administrativas (dependentes), existe uma relação funcional entre elas. Essa relação funcional é do tipo "se então" e pode levar a um alcance eficaz dos objetivos da organização.
11) Explique as características da “Era da globalização” e suas consequência sobre a administração.
R: O conceito de globalização é que é um fenômeno capitalista e complexo que começou na era dos descobrimentos e que se desenvolveu a partir da Revolução Industrial. Mas o seu conteúdo passou despercebido por muito tempo, e hoje muito economistas analisam a globalização como resultado do pós Segunda Guerra Mundial, ou como resultado da revolução tecnológica.
As suas consequências para a administração será muito positivo, pois com um mundo globalizado, teremos tudo unificado, resultando em somatório de ideias administrativas e resultando em uma economia mais consistente e unificada e a tecnologia de ponta para todos os lados do mundo, sendo positivo para a administração mundial.
12) Faça um comparativo entre a administração do passado e a administração do futuro.
R: Na administração do passado temos um contexto bastante arcaico e absolutista, onde o principal membro desse tipo de administração é a empresa, focado em um tipo de coronelismo onde tudo esta centralizado em uma coisa só.
Na administração de hoje temos tudo mais descentralizado, onde há preocupações em todos com todo o sistema administrativo com profissionais com a mente mais aberta para as mudanças que estão ocorrendo muito rápido, e a aceitação dessas mudanças é que nos leva a um sistema administrativo mais consistente.
1 – Tome duas empresas ao acaso, como exemplo, e procure comparar seus objetivos (em termos de sociedade, produção, sistema, produtos e objetivos derivados).
Tomando duas empresas, como exemplo de comparação pode citar:
Santana Textiles: empresa multinacional no ramo de produção de tecidos que busca produzir bens que visem a necessidade da sociedade, em termos de produção procura produzir bens de consumo visando lucros, crescimento e estabilidade na organização. Com relação aos produtos procura sempre focar a qualidade de seus produtos para garantir seu desenvolvimento e expansão de sua marca.
Cinco Estrelas Serviços: empresa de pequeno porte que procura produzir serviços que auxiliem outras empresas na manutenção da ordem, seu foco é a prestação de serviços. Também visa lucros e crescimento na organização através da inovação dos produtos e com finalidade de expandir sua atuação no mercado.
2 – Tome duas empresas ao acaso, como exemplo, e procure compará-las, enfocando os recursos que elas utilizam. 
Santana Textiles; possui grandes recursos físicos com muitos setores e vários equipamentos de alta tecnologia que são utilizados na produção; possui também grande capital de fluxo possuindo muito investidores internacionais; possui um número de milhares de funcionários tanto no Brasil como na Argentina; possui uma grande equipe de profissionais que atuam somente no planejamento de mercado e nas possibilidades econômicas da empresa.
Cinco Estrelas: possui uma estrutura pequena com relação aos recursos físicos possuindo apenas uma filial; seus recursos financeiros são restritos e se dão por meio de financiamentos; possui um pequeno numero de funcionários que buscam atender seus clientes; seus recursos de mercado são feitos através das necessidades da sociedade.
3 - Explique a “racionalidade” existente quando a empresa funciona na expectativa da certeza (sistema fechado) e na expectativa de incerteza (sistema aberto).
Sistema aberto: de elevada permeabilidade, isto é, tem muitíssimas entradas e saídas que permitem intensas transações com o seu ambiente externo. Por essa razão apresenta pouca previsibilidade no seu comportamento. O sistema aberto tem uma variedade enorme de entradas e saídas, nem sempre bem conhecidas graças ao seu intenso intercâmbio com o meio ambiente.
Sistema fechado: de pouca ou nenhuma permeabilidade, isto é, tem pouquíssimas entradas ou saídas em relação ao ambiente externo. Na verdade, nunca há um sistema absolutamente fechado ou hermético. Suas entradas e saídas são limitadas, bem conhecidas e perfeitamente determinadas, guardando entre si uma relação de causa e efeito que pode ser matematicamente conhecida. Uma determinada influência ambiental provoca um determinado efeito ou comportamento do sistema. Por esta razão apresenta elevada previsibilidade no seu comportamento. São os sistemas mecânicos ou determinísticos.
4 - Tome duas empresas ao acaso, como exemplo, defina e compare seus níveis institucional, intermediário e operacional.
Santana Textiles: 
Nível institucional : a empresa está entre as cinco maiores do mercado no ranque de sua atividade, tem um quadro de colaboradores superior a 10mil e fatura anualmente mais 200 milhões; Nível intermediário: 
a empresa está focada no mercado, com o objetivo de ser reconhecida pelos clientes como a principal produtora de fios de algodão atuando no Brasil e na Argentina. Nível operacional : a empresa tem uma administração sólida, com controle contábil, fiscal e financeiro com bastante rigor, obedecendo às leis, de forma poder participar de todas as concorrências públicas e privadas.   
Cinco Estrelas Service: Nível institucional: a empresa é uma empresa de pequeno porte na sua atividade, tem um quadro de colaboradores inferior a 50 pessoas e fatura anualmente cerca de uns 200 mil.
Nível intermediário: a empresa está focada no mercado, com o objetivo de ser reconhecida pelos clientes como a uma das empresas mais empenhadas na área, atuando em algumas cidades de Mato Grosso e Goiás. Nível operacional: a empresa tem uma administração que busca uma solidez no mercado, com controle contábil, fiscal e financeiro com bastante empenho, obedecendo às leis, de forma poder participar de todas as concorrências públicas e privadas.   
5 – Explique o conceito de missão organizacional.
A missão é uma declaração ampla e duradoura de propósitos que individualiza a organização e distingue o seu negócio impondo a delimitação de suas atividades dentro do espaço que deseja ocupar em relação às oportunidades de negócios.
6 – Explique o conceito de visão organizacional.
O conceito de visão de uma organização é dado como uma situação futura desejada em longo prazo, dever ser uma meta ambiciosa, e servir como um guia para a definição dos objetivos e a realização da missão. 
7 – Defina princípios e valores.
Princípio é definido como uma atitude compromissada da organização ou com um conjunto de posturas inegociáveis que independem do meio de atuação; inexiste o implemento ou descarte de novos princípios independente do cenário; pertencem à dimensão permanente da empresa; um posicionamentoentre o “certo” e o “errado”, sem meio termo; uma indicação do que é devido.
Já a definição de valor é uma atitude compromissada da organização com seu modo de “estar”; uma dimensão situacional porém não volúvel, função da interação com o meio ambiente; uma escala de referência para as políticas de ações que podem ser aferidas numa escala de limites entre bom e mau sendo um guia “externo” de sua atuação; permite à sociedade identificar as atitudes da organização ante suas clientelas (em sentido figurado – a personalidade*); novos valores podem ser adquiridos e outros descartados, na adequação às variâncias sociais do ambiente. Por exemplo, a Responsabilidade Social é um valor novo para algumas empresas e outras, ainda virão a adotá-lo. 
8 – Explique os papeis da empresa.
Os papeis da empresa são simultaneamente: satisfazer as necessidades da sociedade, do mercado e do cliente, assim seus produtos ou serviços prestados devem se alinhar a essas necessidades; gerar riqueza e agregar valor, assim a empresa capta insumos, processa-os e fornece saídas na forma de produtos e serviços e o resultado dessas saídas devem ser maior que os custos das entradas; distribuir a riqueza gerada, como a riqueza é gerada graças á contribuição e a colaboração de vários grupos, ela precisa ser distribuída proporcionalmente entre eles; respeitar a natureza e colaborar com a comunidade, toda empresa provoca impactos na natureza e com isso deve assumir uma responsabilidade corporativa para repor o que extraiu da natureza e ao mesmo tempo deve atuar socialmente responsável diante da comunidade.
1..Tome duas empresas ao acaso, como exemplo, e procure comparar as características de seu ambiente de tarefa e como elas são influenciadas pelo seu ambiente geral.
R: EMPRESA A EMPRESA B
|AMBIENTE ESTAVEL |AMBIENTE MUTAVEL |
|Estrutura organizacional simples em face |Estrutura organizacional simples em faces de simplicidade do |
|Da simplicidade do ambiente. |ambiente. |
|Reações padronizadas ao ambiente por meio de regras e |Reações não padronizadas e focadas no planejamento contingencial e na|
|regulamentos de rotina. |absorção da incerteza. |
|Estrutura organizacional complexa com divisões funcionais, cada |Estrutura organizacional complexa e diferenciada para lidar com |
|uma correspondente a um segmento do ambiente. |multivariados segmentos ambientais. |
|Divisões de base geográficas ou semelhantes por causa da |Descentralização para lidar com a absorção da incerteza e o |
|heterogeneidade ambiental. |planejamento contingencial descentralizado. |
2..Tome duas empresas ao acaso, como exemplo, e procure compara-las quanto à dinâmica ambiental que circunda.
R: EMPRESA A EMPRESA B
|FAVORABILIDADE AMBIENTAL |DESFAVORABILIDADE AMBIENTAL |
|Facilidade e incentivos ambientais |Condições desfavoráveis |
|Oportunidades |Restrições e limitações |
|Perspectividade ambiental |Problemas e desafios |
|Condições favoráveis |Coações, pressões e ameaças |
| |Hospitalidade ambiental |
3..Tome duas empresas ao acaso, como exemplo, e procure compara-las em termos de diferenciação e de integração em face dos seus ambientes externos.
4.. O que a seleção ambiental, apercepção ambiental e a consonância tem a ver com a análise ambiental que uma empresa faz por meio de fontes internas e externas?
R: Análise ambiental é um estudo mais complexo sobre as diversas forças ambientais seleção ambiental a percepção ambiental e a consonância são estudos dirigidos.
5..Explique o conceito de cenário?
R: Cenários são estudos do futuro para se construir diferentes imagens e versões alternativas favoráveis ou desfavoráveis do ambiente futuro de negócios e suas interligações. Os cenários subdividem em dois:
Cenário de primeira geração: cenários ambientais.
Cenário de segunda geração: cenário estratégicos
6..Explique as variáveis do ambiente geral .
R: O ambiente geral é constituído por um conjunto complexo de variáveis.
*Variáveis tecnológicas: A tecnologia representa um dos aspecto ambientais.
*Variáveis Políticas : Decorrentes das políticas e dos critérios de decisão adotados pelo governo federal, estadual e municipal.
*Variáveis econômicas: Decorrente do contexto econômico geral.
*Variáveis legais: Refere-se ao contexto de leis e normas legais que regulam ,controlam, incentivam ou restringem determinados tipos de comportamento empresarial.
*Variáveis sociais: Como a empresa é ao mesmo tempo uma organização social e uma unidade econômica.
*Variáveis democráticas : Refere-se ao quadro físico e natural que rodeia externamente a empresa.

Continue navegando