Buscar

Contexto Histórico-Filosófico da Educação Avaliação I individual

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Contexto Histórico-Filosófico da Educação
GABARITO | Avaliação I - Individual
1 Na história do pensamento ocidental, o período Patrístico é característico de importantes contribuições não somente para o avanço teológico cristão, mas também para outras áreas do conhecimento e setores da sociedade. Isso porque, nesse período, os movimentos intelectuais vinculados à Igreja Cristã refletiam diretamente nas sociedades em que a religião cristã era predominante. Sobre a Patrística, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Por Patrística é compreendida a teologia cristã, surgida após o desenvolvimento da Escolástica, no Ocidente, por volta do século XI, e continuou influente até o final da Idade Média, por volta do século XV. ( ) Nesse período, com o Concílio de Niceia, no qual se teve o credo dos apóstolos, o cristianismo se torna doutrina oficial do Império e certas questões teológicas, como a definição das doutrinas cristãs, ganham não somente um cunho religioso, mas também uma aplicação social e política. ( ) A Patrística, enquanto movimento intelectual, foi fecunda em diversos sábios que buscaram aliar o conhecimento advindo com a filosofia grega de Aristóteles aos ditames da fé. ( ) A principal obra de Agostinho de Hipona, expoente desse período, sobre a educação foi o De Magistrum, um diálogo do autor com um discípulo, no qual aponta sua visão de educação, onde havia a necessidade de uma iluminação divina para que o processo educativo pudesse ser desencadeado. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A	V - F - V - F. 		B) V - F - F - F. 	C) F - F - V - V.	DF - V - F - V.
2 Quando falamos de sociedades ágrafas, ou sem escrita, é importante ter em mente algumas características que elas têm em comum. Apesar das diferenças culturais de cada grupo étnico, podemos, de modo geral, elencar tais características comuns. Sobre essas características, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas: ( ) As trocas econômicas são naturais, não sendo necessário o uso de moedas como símbolo econômico. ( ) Grande parte da divisão do trabalho é sexual, assim como é bem presente e explícito a divisão de classes. ( ) Questões ligadas à caça e à pesca são normalmente atribuídas aos homens e de preparo do alimento e coleta de frutos e grãos às mulheres. ( ) A baixa estatura dos membros das sociedades ágrafas é uma característica comum em praticamente todos os grupos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - V - V - F.	B) F - F - V - V.		C) V - F - F - F.		D) V - F - V - F.
3 A educação romana privilegia a aprendizagem literária, dando ênfase à arte da retórica e do debate. Com a propagação do Cristianismo e o poder da Igreja sobre a educação, Roma amplia as atividades educacionais, levando em conta dois objetivos: formar homens da Igreja e formar cavalheiros. A respeito dos conhecimentos/atividades que podem ser relacionados à formação de um "homem da igreja", classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas: ( ) Retórica, gramática e música. ( ) Caça, montaria, natação, persuasão e prática com arco e flecha. ( ) Pré-história, educação greco-romana, educação no Renascimento e Iluminismo. ( ) Dialética, aritmética, geometria e astronomia. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A)V - V - F - F.		B)F - F - V - V.	C) F - V - V - F. 		D) V - F - F - V.
4 Ao ouvirmos a palavra "filosofia", imaginamos estar diante de um conjunto de teorias sem relação com o cotidiano. Estaria mesmo a filosofia distante do nosso dia a dia? A Filosofia tem seu início quando nos propomos a investigar o mundo, a humanidade e seus valores. A decisão é de não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as ideias, os fatos, os valores de nossa existência cotidiana, jamais aceitá-las sem antes haver investigado. Platão, Aristóteles, Sócrates, Kant e Descartes foram grandes filósofos da história e tiveram a preocupação de utilizar a filosofia como fonte de reflexão, de raciocínio lógico, de conhecimento e superação da ignorância. Sobre o papel da Filosofia, analise as sentenças a seguir: I- É instrumento racional para despertar a humanidade do seu sono profundo da ignorância. II- Resgata conhecimento através da fé e da crença nos mitos. III- Comporta a missão de auxiliar as pessoas a saírem da ignorância para o pensar. IV- Desenvolve a consciência crítica e a reflexão. Assinale a alternativa CORRETA:
A - As sentenças II e III estão corretas.
B - As sentenças I, III e IV estão corretas.
C - As sentenças I, II e III estão corretas.
D - Somente a sentença I está correta.
5 Do ponto de vista do desenvolvimento da educação na Grécia Antiga, podemos dizer que Atenas foi uma cidade-estado que contribuiu de forma significativa, tanto para o período quanto para os dias atuais. Alguns autores defendem que a escola ateniense foi uma das primeiras a forjar a formação do homem ocidental. Com relação às características da educação ateniense, analise as seguintes sentenças: I- A finalidade da educação era concebida com o intuito de promover o desenvolvimento do corpo e da mente. II- Assim que aprendiam a ler, os primeiros estudos dos jovens atenienses eram os versos dos antigos poetas, dos quais Cícero era o principal para a compreensão dos bons exemplos. III- Os meninos eram formalmente educados desde dos oito aos dezesseis anos em várias disciplinas, que enfatizavam os princípios da moderação e do equilíbrio. IV- A partir da idade de dezesseis aos vinte anos, os meninos eram submetidos ao treinamento militar, as meninas eram educadas em casa. Assinale a alternativa CORRETA:
A - As sentenças I, II e III estão corretas.
B - As sentenças II, III e IV estão corretas.
C - As sentenças I, III e IV estão corretas.
D - As sentenças I, II e IV estão corretas.
6 Roma foi um dos principais impérios da história mundial, com instituições sólidas e infraestrutura de grande qualidade, a ponto de se afirmar uma máxima sobre as estradas romanas: "todos os caminhos levam a Roma". Sobre a educação romana, assinale a alternativa CORRETA:
A) As Escolas de Retórica, característica da educação grega, foram umas das únicas características educacionais rejeitadas pela educação romana.
B) O primeiro momento da educação romana é dito como educação latina, por estar isento de influências gregas.
C) O segundo momento ocorreu uma síntese na educação romana, entre a latina e a grega, é concebido, portanto, como a educação greco-romana.
D) Os cidadãos romanos acreditavam que a educação era importante para a formação das crianças, das mulheres e dos escravos, sendo um sistema totalmente inclusivo.
7 Com poderes espirituais, econômicos e políticos, as autoridades da Igreja Católica tornaram-se personagens importantes nas sociedades medievais. Isso podia ser sentido tanto na vida pública quanto na privada, como no trabalho (que era abençoado pelos padres) e no lazer (já que a maioria das festas tinha um motivo religioso). Sobre o desenvolvimento da educação no Império Ocidental, que teve uma forte influência católica, associe os itens utilizando o código a seguir: I- Escolas Monásticas. II- Renascença Carolíngia. III- Educação Patrística. IV- Escolástica. ( ) Teve caráter apologético. Combateu o paganismo e as heresias que circulavam nos primeiros séculos do cristianismo. ( ) Era o pensamento cristão europeu na Idade Média. Representa o último período do pensamento hegemônico da Igreja em toda a Europa. ( ) A educação também se desenvolveu através dos monges, que tinham uma vida consagrada a Deus, ao estudo e à meditação. ( ) Para fortalecer e unificar o Império Franco, Carlos Magno realizou uma reforma na educação, caracterizando-se como uma espécie de renascimento das letras e das artes. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) II - I - IV - III.	B) IV - III - II - I.	C) III - IV - I - II.	D) I - II - III - IV.
8 No final do século VIII, Carlos Magno conseguiu reunir grande parte da Europa sob seu domínio. Para unificar e fortalecer o seu império, decidiu executaruma reforma na educação. Como esta reforma ficou conhecida?
A) Renascimento Carolíngio.	B) Renascimento Patrístico. 	
C) Renascimento Alcuíno.		D) Renascimento Escolástico.
9 Na maior parte das sociedades tribais, o modelo de educação que se estabelece é o de educação difusa, no qual os conhecimentos são repassados de pai para filho. Para contribuir com a fixação das regras sociais, muitas tribos utilizam os chamados ritos de passagem para demarcar certos momentos da vida de seus integrantes. Nesse sentido, como pode ser compreendido um rito de passagem?
A) Como uma maneira de indicar a passagem do jovem para a vida adulta, momento a partir do qual ele gozará a plenitude de seus direitos.
B) Como um método de ensino ritualístico, feito por meio da educação formal, na qual as crianças aprendiam os conhecimentos previstos nos currículos dos povos nativos.
C) Como a demonstração de muita paciência com respeito aos ritmos e ao nascimento das crianças, pois estas eram vistas como plenas de direitos e livres.
D) Como um tipo de rito que está vinculado aos aspectos psicológicos e espirituais, mas não aos físicos, da evolução da criança no processo educacional.
10 Considerado uma das mais ricas formas de expressão da Arte, o teatro, na Antiguidade, incluía espetáculos de mímica, música, dança e recitação de poesias. Conta-se que seu início se deu em território ateniense, espalhando-se, porém, muito rapidamente por toda a região da Grécia. A respeito do teatro, assinale a alternativa CORRETA:
A) Diz-se que os rituais religiosos que deram origem às tragédias e comédias eram realizados em honra à Atena, deusa da sabedoria e das artes.
B) O Teatro de Dionísio era considerado uma das principais casas de espetáculo, neste lugar apresentavam-se as tragédias e as comédias.
C) Sendo uma apresentação ao público, em construções ao ar livre, em termos culturais, o teatro teve poucos aspectos significativos, na Grécia.
D) O teatro, na antiguidade grega, teve duas grandes vertentes, que ficaram conhecidas como drama e comédia.

Continue navegando