Buscar

ciências - Atividade Contextualizada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GERMINAÇÃO DO MILHO
Inez de Oliveira Pereira
01290681
Pedagogia
 Em uma bela manhã de segunda-feira, João se prepara para ir para a escola na zona rural onde ensina há três anos, suas aulas são dinâmicas e práticas. Os seus alunos compreendem sua didática muito bem e participam ativamente da suas aulas, justamente por ele trazer diversos métodos que auxiliam na aprendizagem dos educandos.
 O tema da aula proporcionava muitas curiosidades e estava relacionado com o cotidiano dos alunos, cujo tema era como acontece a germinação da semente do milho? Sabe-se que os alunos trazem suas bagagens de conhecimentos, e o professor João, primeiramente fez uma roda de conversa pra ouvir cada um, quais as experiências que já tinham com a plantação de milho. O professor falou a importância do solo está bem preparado para o cultivo, e ressaltou que seja fértil e rico em matéria orgânica; e que a temperatura, a disponibilidade da água, oxigénio e luz também influência diretamente na plantação. A aula estava muito interessante, o professor trouxe um vídeo que explicava passo a passo como acontece a germinação do milho.
 O vídeo continham informações necessárias para uma melhor compreensão do tema abordado, mostrando primeiramente que a germinação é o processo de crescimento de uma planta a partir da semente, e as sementes do milho são os próprios grãos e possui diferentes etapas no processo de germinação, são elas: Germinação e emergência: período entre a semeadura e o aparecimento da plântula acima do solo. Crescimento vegetativo: período entre o surgimento da primeira folha verdadeira até o início do florescimento. Esta etapa apresenta variações, as quais são caracterizadas pelo número de folhas. Florescimento: fase entre a abertura da flor masculina (pendão) e plena fecundação (início da formação dos grãos). Frutificação: período que se estende após a fecundação até o enchimento completo dos grãos. A fase de enchimento dos grãos é caracterizada por diferentes estágios, dependendo do grau de desenvolvimento dos mesmos. Maturidade fisiológica: período final da frutificação, o qual é caracterizado pelo aparecimento do “ponto preto” no grão.
 
 
 Para encerrar a aula o professor trouxe todo o material necessário e encima de todos os conhecimentos abordados na aula, juntos com os alunos, fizeram o primeiro passo para ver na prática o processo de crescimento dessa planta tão importante para os seres vivos. Além disso o professor acrescentou que a colheita do milho acontece entre 4 e 6 meses após o plantio, sendo que as espigas ficam maduras 50 dias depois da floração. No entanto, é importante ressaltar que esse processo vai depender da maneira como o plantio foi realizado bem como a espécie do milho e as condições climáticas da região. 
Fontes:
https://myfarm.com.br/plantacao-de-milho/ 
https://agropos.com.br/germinacao-do-milho/#:~:text=A%20germina%C3%A7%C3%A3o%2Femerg%C3%AAncia%20ocorre%204,uma%20cultura%20de%20clima%20tropical. 
https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/germinacao.htm

Continue navegando

Outros materiais