Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Negociação Coletiva de Trabalho
Prof° silvia fernandes chaves
Um dia você vai olhar para trás e perceber que os problemas eram os degraus que te levaram á vitória
Autor anônimo
Negociação coletiva
Para Maurício Godinho Delgado a negociação coletiva é um dos mais importantes métodos de solução de conflitos existentes na sociedade contemporânea. Sem dúvida, é o mais destacado no tocante a conflitos trabalhistas de natureza coletiva.
25/03/2020
Autocomposição
A autocomposição ocorre quando o conflito é solucionado pelas próprias partes, sem intervenção de outros agentes no processo de pacificação da controvérsia.
25/03/2020
A Autocomposição se dá de 3 maneiras
RENÚNCIA - o despojamento unilateral em favor de outrem da vantagem por este almejada (renúncia). 
ACEITAÇÃO, RESIGNAÇÃO OU RESIGNAÇÃO - a aceitação ou resignação de uma das partes ao interesse da outra. 
TRANSAÇÃO - concessão recíproca efetuada pela partes (transação).
25/03/2020
Normatização Autônoma e Privatística
A norma produz-se, de fato, a partir da sociedade civil, mediante a dinâmica conflituosa e negocial estabelecida entre os sindicatos, associações profissionais e empregadores. Generaliza-se a norma jurídica nesses casos, muitas vezes, independentemente de ser ainda absorvida legislativamente pelo Estado.
25/03/2020
Normatização Privatística subordinada
A criação e reprodução da norma jurídica faz-se mediante uma dinâmica em que o peso básico é conferido pelos particulares, mas segundo um processo heteronomamente regulamentado pelo Estado. A normatização tende a ser privatística, contudo sem a margem de criatividade autônoma da vertente anterior.
25/03/2020
Ressalte-se que o intervencionismo estatal que caracteriza o padrão de normatização privatística mas subordinada não é substitutivo ou impeditivo da criatividade e dinamismo privados, mas condicionador dessa criatividade.
25/03/2020
Diplomas Negociais Coletivos
No Brasil, hoje, formam o grupo institucionalizado de diplomas dessa natureza a Convenção Coletiva do Trabalho – CCT e o Acordo Coletivo do Trabalho – ACT.
25/03/2020
Convenção Coletiva de Trabalho
A convenção coletiva resulta, pois, de negociações entabuladas por entidades sindicais, quer a dos empregados, quer a dos respectivos empregadores. Envolve, portanto, o âmbito da categoria, seja a profissional (obreiros), seja a econômica (empregadores).
25/03/2020
Art. 611 da CLT
Art. 611 - Convenção Coletiva de Trabalho é o acôrdo de caráter normativo, pelo qual dois ou mais Sindicatos representativos de categorias econômicas e profissionais estipulam condições de trabalho aplicáveis, no âmbito das respectivas representações, às relações individuais de trabalho. 
25/03/2020
Acordo Coletivo de Trabalho
Acordo coletivo de trabalho como o pacto de caráter normativo pelo qual um sindicato representativo de certa categoria profissional e uma ou mais empresas da correspondente categoria econômica estipulam condições de trabalho aplicáveis, no âmbito das respectivas empresas, às relações individuais de trabalho.
25/03/2020
Art. 611 da CLT, § 1°
§ 1º É facultado aos Sindicatos representativos de categorias profissionais celebrar Acordos Coletivos com uma ou mais emprêsas da correspondente categoria econômica, que estipulem condições de trabalho, aplicáveis no âmbito da emprêsa ou das acordantes respectivas relações de trabalho.  
25/03/2020
E se não tiver Sindicato? 
§ 2º As Federações e, na falta desta, as Confederações representativas de categorias   econômicas ou profissionais poderão celebrar convenções coletivas de trabalho para reger as relações das categorias a elas vinculadas, inorganizadas em Sindicatos, no âmbito de   suas representações. 
25/03/2020
Prevalência do Negociado sobre o Legislado
Leitura do art. 611-A da CLT
25/03/2020
E no caso de anulação de cláusula? 
§ 5o  Os sindicatos subscritores de convenção coletiva ou de acordo coletivo de trabalho deverão participar, como litisconsortes necessários, em ação individual ou coletiva, que tenha como objeto a anulação de cláusulas desses instrumentos.   
25/03/2020
E o que não pode ser negociado? 
Leitura do art. 611-B da CLT
25/03/2020
O que deve conter uma CCT ou um ACT
Art. 613 - As Convenções e os Acordos deverão conter obrigatòriamente: 
I - Designação dos Sindicatos convenentes ou dos Sindicatos e emprêsas acordantes; 
II - Prazo de vigência; 
III - Categorias ou classes de trabalhadores abrangidas pelos respectivos dispositivos; 
IV - Condições ajustadas para reger as relações individuais de trabalho durante sua vigência; 
V - Normas para a conciliação das divergências sugeridas entre os convenentes por motivos da aplicação de seus dispositivos; 
VI - Disposições sôbre o processo de sua prorrogação e de revisão total ou parcial de seus dispositivos; 
VII - Direitos e deveres dos empregados e emprêsas; 
VIII - Penalidades para os Sindicatos convenentes, os empregados e as emprêsas em caso de violação de seus dispositivos. 
25/03/2020
Quando a CCT ou ACT passam a ter validade? 
Art. 614 - Os Sindicatos convenentes ou as emprêsas acordantes promoverão, conjunta ou separadamente, dentro de 8 (oito) dias da assinatura da Convenção ou Acôrdo, o depósito de uma via do mesmo, para fins de registro e arquivo, no Departamento Nacional do Trabalho, em se tratando de instrumento de caráter nacional ou interestadual, ou nos órgãos regionais do Ministério do Trabalho e Previdência Social, nos demais casos. 
§ 1º As Convenções e os Acôrdos entrarão em vigor 3 (três) dias após a data da entrega dos mesmos no órgão referido neste artigo. 
25/03/2020
Atividade Individual
Quais as diferenças existentes entre Convenção Coletiva de Trabalho e Acordo Coletivo de Trabalho á partir da leitura do artigo de Negociação Coletiva de autoria de Maurício Godinho Delgado? 
ACT: Corresponde ao acordo entre o sindicato dos trabalhadores e as empresas.
CCT: É o qual tem o condão de atingir as categorias, pois ambas as categorias realizam a negociação, sendo o sindicato dos trabalhadores e sindicato das empresas. Sua atuação é mais ampla, ou seja, seus efeitos são mais atinge as determinadas categorias. 
25/03/2020
Ultratividade, é possível? 
Não, de acordo com o art. 614, §3° que dispõe: 
§ 3o  Não será permitido estipular duração de convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho superior a dois anos, sendo vedada a ultratividade.
25/03/2020
Legitimação
Os sindicatos de categoria profissionais são os sujeitos legitimados, pela ordem jurídica, a celebrarem negociação coletiva trabalhista no Brasil, sob o ponto de vista dos empregados. Sob o ponto de vista dos empregadores, como estudado, a legitimação pode ser própria, direta, ao menos no caso de acordo coletivo de trabalho. É o que dimana da Carta Constitucional vigente (art. 8.º, VI).
25/03/2020
E se o Sindicato não quiser negociar o ACT
Art. 617 - Os empregados de uma ou mais emprêsas que decidirem celebrar Acôrdo Coletivo de Trabalho com as respectivas emprêsas darão ciência de sua resolução, por escrito, ao Sindicato representativo da categoria profissional, que terá o prazo de 8 (oito) dias para assumir a direção dos entendimentos entre os interessados, devendo igual procedimento ser observado pelas emprêsas interessadas com relação ao Sindicato da respectiva categoria econômica. 
§ 1º Expirado o prazo de 8 (oito) dias sem que o Sindicato tenha se desincumbido do encargo recebido, poderão os interessados dar conhecimento do fato à Federação a que estiver vinculado o Sindicato e, em falta dessa, à correspondente Confederação, para que, no mesmo prazo, assuma a direção dos entendimentos. Esgotado êsse prazo, poderão os interessados prosseguir diretamente na negociação coletiva até final. 
25/03/2020
E o que prevalece? A Lei, a CCT ou o ACT?
Art. 620.  As condições estabelecidas em acordo coletivo de trabalho sempre prevalecerão sobre as estipuladas em convenção coletiva de trabalho.
25/03/2020
E se o contrato individual de trabalho contrariarCCT? 
Art. 622. Os empregados e as emprêsas que celebrarem contratos individuais de trabalho, estabelecendo condições contrárias ao que tiver sido ajustado em Convenção ou Acôrdo que lhes fôr aplicável, serão passíveis da multa nêles fixada.                  
Parágrafo único. A multa a ser imposta ao empregado não poderá exceder da metade daquela que, nas mesmas condições seja estipulada para a emprêsa.                  
25/03/2020

Mais conteúdos dessa disciplina