Buscar

CONCEPÇÕES PSICOLÓGICAS NA FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AVALIAÇÃO – CONCEPÇÕES PSICOLÓGICAS NA FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE
O conceito de personalidade é polissêmico, ou seja, é um conceito amplo, pois abrange termos como traços, estados, qualidades e atributos, todos os quais diferem em constância ou mudanças de comportamento, estes se relacionam, por exemplo, a motivações, estilos de atenção, manifestações emocionais ou eficácia. De acordo com o que foi citado acima, faz parte do conceito de personalidade as seguintes questões:
 
Resposta Marcada :
Interação, organização e individualidade.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA 1
Definir o que é personalidade pode criar um problema, que é o de delimitar um aspecto tão individual, porém tão imenso. Talvez possa ser uma série em conjunto, organizada de processos e estados psicológicos do indivíduo, mas nesta definição algumas influências e / ou fenômenos, naturais e / ou físicos, são ignorados. Vários autores tentam explicar o que podemos entender por personalidade. Portanto, a definição da personalidade é polissêmica e conforme as suas amplas formas de definições isso quer dizer que:
 
 
 
Resposta Marcada :
A personalidade requer, antes de mais nada, a compreensão do próprio conceito como um elemento que distingue ou se assemelha ao ser humano.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA 1
De acordo com os teóricos da personalidade, as teorias da personalidade servem para juntar e sistematizar uma gama de observações e achados além de sugerir o caminho para novas descobertas. Assim sendo, uma teoria da personalidade está em:
 
 
Resposta Marcada :
Constante busca de explicar o que, como e por que os indivíduos são e agem de determinada maneira.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA 1
Com base nos conceitos sobre a personalidade, nos dias de hoje, a mudança de personalidade é atualmente definida no contexto terapêutico como uma mudança em um nível estrutural, tanto superficial quanto profundo, em direção a uma estrutura mais madura, com maior integração de si e menos conflito interno. Em relação a esses diversos conceitos da personalidade, temos como verdadeiras as afirmativas:
1 – Essa mudança só ocorre no contexto relacional da psicoterapia e posteriormente se estende às relações externas.
2 – Surge uma questão que divide os teóricos em dois grupos: se é possível ou não mudar a personalidade de um paciente, dentro do contexto psicoterapêutico, existem aqueles que argumentam que é possível mudar a personalidade básica de um sujeito e aqueles que argumentam que tal mudança não é possível.
3 – Uma pesquisa recente sugere que a pulsão se mostra como um representante mental do que acontece quando estímulos físicos chegam na mente provocando a mudança na personalidade.
4 – Transferência é um processo que são emitimos as associações livres sem qualquer resistência, acabam sendo direcionadas para a persistência temporária desta relação e coloca as possibilidades de mudança nos fatores dessa relação em detrimento das técnicas utilizadas pelos diferentes modelos.
Resposta Marcada :
1 e 2.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA 1
No que se refere a personalidade e sua mudança em psicoterapia é correto afirmar:
Resposta Marcada :
A mudança de personalidade no processo psicoterapêutico é um tema controverso, na medida em que alguns autores defendem essa possibilidade, outros consideram tal mudança impossível. Mas hoje sabemos que há estudos que mostram que tanto a terapia psicanalítica quanto a cognitivo-comportamental causam mudanças na personalidade.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA 1
No que se refere a nota histórica sobre as perturbações de personalidade no DSM é INCORRETO afirmar:
Resposta Marcada :
Os principais pontos de crítica ao sistema de classificação foram somente hipóteses de critérios de diagnósticos e houve semelhança de evidências empíricas, não entrando em um consenso de diagnóstico. Entretanto, a descrição individualizada das perturbações de personalidade no DSM, publicado em 1968, apresentou diversas alterações em relação a publicação anterior que somente foram apresentadas as hipóteses iniciais de diagnóstico e apenas acrescentou que essas patologias são muitas vezes identificáveis ​​na adolescência ou até mesmo antes.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA 1
A tarefa de fornecer uma integração entre a nomenclatura no campo da psiquiatria relacionada aos transtornos de personalidade e os modelos dimensionais é algo que sofre uma considerável resistência. Como resultado dessa tentativa, uma série de problemas podem surgir como grandes preocupações e tidas como principais e são elas: consenso, em termos estruturais, implementação e aplicabilidade/utilidade clínica.
Julgue a afirmativa:
Resposta Marcada :
Verdadeira
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA 1
De acordo com a questão marque a alternativa que complete corretamente o enunciado abaixo:
___________________________Como um padrão predominante de procura por atenção e emocionalidade em excesso. As principais características são a necessidade de ser o centro das atenções, sentindo desconforto quando não o é, o uso de atributos físicos e vestimenta para chamar a atenção, os comportamentos excessivamente dramáticos e de teatralidade, a mudança rápida e superficial das emoções, e o estilo impressionista e carente de detalhes no discurso.
Resposta Marcada :
Transtorno de personalidade histriônica.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA 1
De acordo com a terapia do esquema ela é um tipo de terapia que estende a TCC clássica, enfatizando a:
Resposta Marcada :
Exploração das origens dos problemas psicológicos na infância e adolescência, relacionando as técnicas emocionais, a relação terapeuta-paciente e estilos de enfrentamento mal adaptativos, ou seja, desadaptativos.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA 1
A possibilidade de tratamentos de transtornos de personalidade através da terapia cognitiva remonta desde Beck. A terapia cognitiva comportamental considera que:
 
Resposta Marcada :
Os afetos desorganizados e a frequência de comportamentos e pensamentos autodepreciativos advêm de esquemas de pensamento disfuncionais, buscando alterá-los através de modificações na consciência do sujeito.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais