Buscar

projetos empresariais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (294106)
Projetos Empresariais (REC10
Prova: 3491164
QUESTÃO:
1. Uma das maiores dificuldades em atender à demanda do cliente é saber o que ele quer. Entender sua necessidade e entregar a ele o produto ou serviço que corresponda à sua expectativa é um desafio ao gestor de projetos. Se a declaração do escopo é um enunciado resumido dos produtos a serem entregues ao cliente, qual a finalidade do detalhamento do escopo do projeto? Que ferramenta analítica devo utilizar para fazer seu detalhamento?
RESPOSTA ESPERADA:
O detalhamento do escopo do projeto tem a finalidade de evidenciar tudo que compõe o projeto, as atividades para que o mesmo seja entregue. Trata-se dos pacotes de serviços ou subproduto que o projeto entrega. A Estrutura Analítica do Projeto - EAP ou WBS - é a ferramenta adequada para esse gerenciamento.
QUESTÃO:
2. Mudanças são gerenciadas na fase de controle. Estas mudanças podem acarretar resultados positivos ou negativos ao projeto empresarial e podem ocorrer por diversas razões. Cite e explique as razões que podem gerar mudanças em um projeto empresarial.
RESPOSTA ESPERADA:
* Solicitações dos stakeholders: solicitando mudanças no projeto (mudanças no cronograma, nas entregas etc).
* Solicitações dos integrantes da equipe do projeto: recomendando maneiras de modificar o processo de execução do projeto com o intuito de obter uma melhor eficiência.
* Integrantes importantes deixam a equipe: causando problemas, como atrasos do cronograma.
* Cortes de orçamento: mudando escopo, cronograma etc.
* Mudanças organizacionais: como reorganizações e realinhamentos das unidades de negócios.
* Medição e inspeção: descobrindo erros.
* Mudanças indiretas: como resultado da implementação de planos para contingências e planos de resposta a riscos.
QUESTÃO:
3. Fatores críticos para a realização do projeto são chamados de restrições tríplices, sendo que estes fatores estão relacionados ao tempo, qualidade e recursos disponíveis. Ao realizar o planejamento do projeto, o cronograma deve ser utilizado para mensurar o tempo necessário à execução deste projeto. Descreva o que é necessário saber, o que é base para a realização do cronograma, sem a qual não é possível determinar sua duração e recursos necessários.
RESPOSTA ESPERADA:
O cronograma de um projeto somente passa e existir quando tivermos a lista de tarefas e atividades que serão realizadas. Sem essas informações, é impossível realizar o cronograma do projeto, pois precisamos saber o que será feito, qual o tempo de duração das atividades, quais os recursos disponíveis. Com essas informações, podemos também mensurar o custo do projeto, assim realizando o orçamento do mesmo.

Outros materiais