Buscar

Recursos hídricos unidade 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 As atividades em ambiente aquático também são usadas como recreação e manutenção da saúde geral, para portadores de alguma patologia crônica ou grupos especiais, como idosos e gestantes. No entanto, não temos como pensar em uma atividade em piscina terapêutica sem pensar na segurança efetiva dos pacientes e nas adaptações necessárias para termos uma boa acessibilidade aos portadores de necessidades especiais. Sendo assim, considerando o que estudamos quanto aos conhecimentos que um hidroterapeuta deve ter a respeito da segurança dos pacientes e da acessibilidade às piscinas para os portadores de necessidades especiais, analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Nas regulamentações técnicas existentes no Brasil, estão disponíveis normas que direcionam o processo de garantia da acessibilidade e segurança na construção de piscinas
PORQUE
II. todo tipo de serviço oferecido em áreas como a Fisioterapia ou na prática da hidroterapia, deve, obrigatoriamente, considerar em seu planejamento e sua execução um plano de emergências para o serviço, devendo manter a equipe treinada quanto aos procedimentos básicos de salvamento. 
Agora, assinale a alternativa correta.
 Resposta: 1 e 2 corretas e 2 é uma justificativa de 1.
2 Como sabemos, considerando nossos estudos, o processo de adaptação de piscinas e outros ambientes é fundamental para que pessoas com mobilidade reduzida possam realizar deslocamentos e exercícios recomendados pelo hidroterapeuta, de forma segura e eficiente. Sendo assim, quanto à acessibilidade do paciente em processos hidroterápicos, analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O processo de adaptação de piscinas, em geral, é recomendada para a utilização por pessoas em reabilitação e idosos, exigindo uma estrutura que facilite o acesso ao local
PORQUE
II. esse processo de adaptação é previsto e obrigatório, conforme legislação específica associada a normas construtivas de construção de piscinas. 
Agora, assinale a alternativa correta.
Resposta: 1 e 2 estão corretas mas a 2 não é justificativa da 1
3 De acordo com Jakaitis (2007), um dos principais objetivos da fisioterapia aquática é o alívio da dor devido ao suporte fornecido pelo empuxo da água. Este alivia o peso corporal e seus impactos articulares, enquanto o Sistema Nervoso Central é estimulado por sensações de relaxamento. JAKAITIS, F. Reabilitação e Terapia Aquática: Aspectos Clínicos e Práticos. São Paulo: Roca, 2007.Nesse sentido, com base em nossos estudos quanto ao processo de avaliação do paciente na hidroterapia, analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Além dos benefícios motores e musculoesqueléticos, não podemos deixar de citar os benefícios psicológicos que a hidroterapia pode causar
PORQUE
II. exercícios dentro da água permitem um nível maior de independência para a relação de movimentos, aumentando o nível de autoconfiança dos pacientes. 
Agora, assinale a alternativa correta.
Resposta: 1 e 2 são corretas e a 2 é uma justificativa da 1.
4 De acordo com a norma NBR 9050 (ABNT, 2015), existem critérios e parâmetros técnicos a serem observados quanto ao projeto, à construção, à instalação e à adaptação do meio urbano e rural, bem como de edificações às condições de acessibilidade. Sua aplicação visa proporcionar a utilização de maneira autônoma, independente e segura dos espaços e equipamentos a maior quantidade possível de pessoas, independentemente da idade, da estatura ou da limitação de mobilidade ou percepção apresentada.ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 9050: Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos. Rio de Janeiro: ABNT, 2015. Disponível em: http://www.turismo.gov.br/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_publicacoes/NBR9050.pdf. Acesso em: 31 ago. 2020. Sendo assim, com base em nossos estudos quanto à acessibilidade do paciente em processos hidroterápicos, analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A prática de atividades hidroterápicas é recomendada para pessoas em reabilitação e idosos, o que exige uma estrutura que facilite o acesso à piscina
PORQUE
II. pessoas com mobilidade reduzida não são apenas aquelas portadoras de algum tipo de deficiência, mas idosos, obesos, gestantes ou outros indivíduos que têm dificuldades de movimentação permanente ou temporária. 
Agora, assinale a alternativa correta.
Resposta: 1 e 2 são corretas, mas a 2 não é uma justificativa da 1
5 Fiorelli (2003) nos informa que o protocolo de avaliação SOAPIER é utilizado para as anotações sobre a análise inicial e a evolução que são incluídas nos prontuários voltados para os problemas dos pacientes. Cada entrada deve se concentrar em determinado problema, sendo que a anotação sobre a evolução começa com a declaração dele. FIORELLI, A. Hidrocinesioterapia: Princípios e Técnicas Terapêuticas. São Paulo: Editora da Universidade do Sagrado Coração (EDUSC), 2002. A respeito disso, considerando o que estudamos sobre o processo avaliativo e de orientações ao paciente para a hidrocinesioterapia, analise as afirmativas a seguir.  
I. Dentro do protocolo de avaliação da SOAPIER, o “S” se refere à avaliação subjetiva, em que o paciente relata sobre seu estado geral de saúde. 
II. O protocolo SOAPIER, na prática, não é muito utilizado em função da sua desconexão com a realidade da semiologia e dos pacientes. 
III. Considerando o protocolo SOAPIER, o plano de ação é representado pela letra “P”, em que, depois das avaliações, é elaborada a terapia específica mais apropriada para cada situação.
IV. Dentro do protocolo de avaliação da SOAPIER, o “O” se refere à avaliação objetiva feita pelo pesquisador, a fim de analisar de forma efetiva as reais condições de submissão do paciente à hidroterapia. 
Está correto o que se afirma em:
Resposta: 1,3 e 4
6 Conforme nosso material de estudos, pudemos entender que o método SOAPIER é utilizado pela maioria dos fisioterapeutas, preparado com base em um protocolo de avaliação semiológico que embasa o processo de consulta e avaliação de saúde em variadas áreas, tais como a Fisioterapia, a Medicina e a Enfermagem. Assim sendo, considerando nossos estudos a respeito do processo de avaliação e orientações ao paciente para hidrocinesioterapia, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. (   ) No momento da avaliação de um paciente em meio aquático, devem ser observadas suas atitudes, suas habilidades motoras e sua capacidade de ambientação no meio.  
II. (   ) No caso da avaliação do paciente para a hidrocinesioterapia, as informações relatadas por ele não são muito importantes, já que o exame de comportamento em água é mais prático e ideal. 
III. (   ) A turbulência da água pode perturbar o equilíbrio dos pacientes, principalmente idosos e crianças, por isso, o hidroterapeuta deve ficar atento ao fato, já que tais indivíduos podem necessitar de atenção especial. 
IV. (   ) O direcionamento do tratamento em meio aquático é conduzido adequadamente pelo hidroterapeuta quando se realiza uma avaliação criteriosa das capacidades e limitações do paciente em solo e meio aquático. 
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta.
Resposta: v f v v
7 Conforme Parreira e Baratella (2011, p. 317), a “[…] água gera uma resistência e uma sobrecarga natural aos movimentos em seu interior e que estão associados aos princípios físicos da mesma e à equação geral do comportamento e da dinâmica dos fluídos. As propriedades em meio aquático dependem da densidade do meio, da área projetada e de contato, da velocidade de execução dos movimentos e do coeficiente de forma”. PARREIRA, P.; BARATELLA, T. V. Fisioterapia Aquática. 1. ed. São Paulo: Manole, 2011.Com base nos conceitos enunciados a respeito das propriedades da água, as quais podem ser utilizadas na prática da hidroterapia, assinale a alternativa correta.
Resposta: a viscosidade da água é de forma efetiva uma das explicações assosciadas a resistência do movimentoem seu interior.
8 Quanto o paciente entra na água pela primeira vez, deve-se fazer uma avaliação tanto do meio quanto do próprio indivíduo, objetivando trazer mais informações à avaliação convencional, a fim de observar as condições de adaptabilidade e habilidades do paciente no meio aquático. Essa avaliação deve ser individualizada, assim como o tratamento associado.BATES, A.; HANSON, B. Exercícios Aquáticos Terapêuticos. 1. ed. São Paulo: Manole, 1998.  A partir dessas informações e do conteúdo estudado a respeito da análise cinesiológica em ambiente aquático, podemos afirmar que:
Resposta: ela deve se complementar a analise cinesiologica realizada em solo, já que os meios são diferentes e as forças agentes também são distintas.
9 Segundo Ruoti, Morris e Cole (2000), a combinação de conhecimentos das áreas de Biomecânica e Cinesiologia e o efetivo aumento das possibilidades de acesso a piscinas focadas em hidroterapia, tem gerado maiores oportunidades aos variados profissionais que atuam no segmento de prestação de assistência à saúde. RUOTI, R. G.; MORRIS, D. M.; COLE, A. J. Reabilitação Aquática. São Paulo: Manole, 2000. Nesse sentido, temos que a hidroterapia pode ser considerada uma excelente oportunidade para ser utilizada com pessoas que já estão na terceira idade, justamente por apresentar inúmeros benefícios. Assim, considerando a prática hidroterapêutica, assinale a alternativa correta.
Resposta: dentro da fisioterapia, a hidroterapia pode oferecer as pessoas que estão na terceira idade oportunidades para a prevenção de lesões e para início imediato da reabilitação.
10 Como a avaliação dos pacientes e o planejamento do tratamento terapêutico devem ser feitos de forma individualizada, é de grande importância que o fisioterapeuta que atua com hidroterapia tenha conhecimentos profundos das propriedades físicas da água, bem como das interações que podem ocorrer entre ela e o indivíduos com patologias.Assim, com base em nossos estudos quanto aos conhecimentos que um hidroterapeuta deve ter a respeito das propriedades da água, analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os conhecimentos da dinâmica da água, dos princípios termodinâmicos associados e das alterações fisiológicas que ocorrem em meio físico são fundamentais para um correto direcionamento e a aplicação dos exercícios adequados
PORQUE
II. o comportamento do corpo humano, quando na água ou no solo, é diferente. Por conta disso, é fundamental que o hidroterapeuta direcione uma avaliação a respeito das capacidades e limitações dos pacientes nos dois meios, para que o direcionamento dos exercícios aquáticos seja eficaz. 
Agora, assinale a alternativa correta.
Resposta: a 1 e 2 são verdadeiras e a 2 é uma justificativa da 1.

Continue navegando

Outros materiais