Buscar

Prova de Gestão e Docência no Ensino Médio e Profissionalizante

Prévia do material em texto

Prova de Gestão e Docência no Ensino Médio e Profissionalizante - Exercício do Conhecimento - Tentativa 1 de 2
Questão 1 de 5
A gestão democrática tem se tornando um dos motivos mais frequentes, na área educacional de reflexões e iniciativas públicas. O princípio está inscrito na Constituição Federal e na LDB, sendo assim, ele deve ser desenvolvido em todos os sistemas de ensino e escolas públicas do país. A gestão democrática coloca em prática o espírito da Lei, por destacar a forma democrática com que a gestão dos sistemas e da escola deve ser desenvolvida. É um objetivo porque trata de uma meta a ser sempre aprimorada e é um percurso, porque se revela como um processo que, a cada dia, se avalia e se reorganiza. A Constituição de 1988 também consagrou, no Art. 206, inciso VI, a gestão democrática do ensino público como princípio da educação nacional. O texto da constituição é reiterado pela Lei n. 9.394/96, que instituiu as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O Art. 3º da LDB n. 9.394/96 define alguns princípios para a educação nacional. Sendo assim identifique as assertivas abaixo colocando V para verdadeiro e F para falso para os princípios da LDB.
( ) igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
( ) respeito à liberdade e apreço à tolerância;
( ) gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino;
( ) garantia de padrão de qualidade;
( ) vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
A - F, V, V, F, V.
B - V, F, V, F, F.
C - V, F, V, V, F.
D - V, V, V, V, V.check_circleResposta correta
Questão 2 de 5
Para o parecer CNE/CEB n. 6, de 20 de setembro de 2012, a finalidade do curso de educação profissional técnica de nível médio é promover conhecimentos, saberes e competências profissionais suficientes para que o aluno consiga exercer sua profissão e cidadania, levando em consideração fundamentos científico-tecnológicos, sócio-históricos e culturais. 
Considerando essas informações, assinale a sentença que integra a finalidade do curso de educação profissional técnica de nível médio:
I. Matriz tecnológica: contempla métodos, técnicas, ferramentas e outros elementos das tecnologias.
II. Fundamentos de empreendedorismo: cooperativismo, tecnologia da informação, legislação trabalhista, ética profissional, gestão ambiental, segurança do trabalho, gestão da inovação e iniciação científica, gestão de pessoas e gestão da qualidade social e ambiental do trabalho.
III. Princípios: diálogo com um campo de trabalho (ciência; tecnologia e cultura). O foco em um deles atua como referência fundamental de sua formação.
Assinale a alternativa correta:
A - Somente a afirmativa I está correta.
B - Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
C - Apenas as afirmativas I e II estão corretas.check_circleResposta correta
D - Apenas a afirmativa III está correta.
E - As afirmativas I, II e III estão corretas.
Questão 3 de 5
De acordo com o portal do MEC, a nova redação dos artigos 37, 39, 41 e 42 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) propõe que a educação profissional integre-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia. Os cursos poderão ser organizados por eixos tecnológicos; assim, possibilitam a construção de diversos itinerários formativos – um aperfeiçoamento do aluno na área escolhida. A lei também dispõe sobre os tipos de curso que a educação profissional e tecnológica abrangerá: de formação inicial e continuada ou qualificação profissional, técnica de nível médio e tecnológica de graduação e pós-graduação. As instituições de educação profissional também deverão oferecer, além de seus cursos regulares, cursos especiais, abertos à comunidade. Nesse caso, a matrícula não deve ser condicionada, necessariamente, ao nível de escolaridade, mas à capacidade de aproveitamento do aluno. A partir de sua aprovação, os objetivos dessa modalidade de educação passam a determinar que ela tem várias funções. Para tanto, a educação profissional, com o Decreto n. 2.208, de 1997, passou a ser dividida em três níveis. Analise e identifique corretamente esses níveis:
( 1 ) básico
( 2 ) Técnico
( 3 ) Tecnológico
( ) que dá formação superior, tanto graduação quanto pós-graduação;
( ) destinado a trabalhadores jovens e adultos, independente de escolaridade;
( ) para alunos jovens e adultos que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio de forma concomitante ou subsequente.
A - 1, 2, 3.
B - 1, 3, 2.
C - 2, 3, 1.
D - 3, 1, 2.check_circleResposta correta
E - 3, 2, 1.
Questão 4 de 5
A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do ensino médio. Pode-se dizer que foi esse o dispositivo para uma verdadeira reforma nesse segmento de ensino. Assinale a sentença que melhor define a modificação ocorrida:
A - Adesão de itinerários formativos compostos por projetos, oficinas, grupos de estudo, seminários, enfim, adesão aos preceitos da Base Nacional Comum Curricular. check_circleResposta correta
B - Foi apresentado um designer novo às salas de aula para que assim os jovens se sentissem atraídos e confortáveis no ambiente escolar. O tal sonhado espaço “maker” com ferramentas digitais e tecnológicas chegou ao ensino médio. 
C - Flexibilização das 3.000 horas letivas. O aluno, ao escolher o itinerário formativo escolhe, também, as horas que conseguirá cumprir. 
D - Os alunos do ensino médio escolhem os conteúdos da parte comum, assim como escolhem a da parte diversificada. A escolha, logicamente, variará conforme escolha profissional do estudante. 
E - Modificação da forma de gestão escolar de democrática para autocrática.
Questão 5 de 5
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O índice também é importante condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade para a educação básica, que tem estabelecido, como meta para 2022, alcançar média 6 – valor que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável ao dos países desenvolvidos.
O IDEB é um índice que cruza dados de repetência e evasão com resultados de exames de desempenho. Assinale a alternativa correta de acordo como é calculado o IDEB:
A - Leva em consideração as notas melhores notas deles na Prova Brasil.
B - Quanto mais tempo os alunos de uma escola levam para completar determinada etapa do ensino, e quanto mais altas são as notas deles na Prova Brasil, melhor será o IDEB dessa escola.
C - Quanto mais tempo os alunos levam para completar determinada etapa de ensino e mais evasão a escola tiver, melhor será o seu IDEB.
D - Quanto menos tempo os alunos de uma escola levam para completar determinada etapa do ensino, e quanto mais altas são as notas deles na Prova Brasil, melhor será o IDEB dessa escola.check_circleResposta correta
E - Quanto menos tempo os alunos de uma escola levam para completar determinada etapa do ensino, independente da nota na Prova Brasil, melhor será o IDEB dessa escola.

Continue navegando