Buscar

MICRO_AD2_2022_1

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância 2 – AD2
Período - 2022/1º
Disciplina: Análise Microeconômica
Coordenador: Cleber Ferrer Barbosa
ALUNO:	 
MATRÍCULA: 	
Questão 1
Rendimentos Decrescentes de Produção e Rendimentos Decrescentes de Escala de Produção, são conceitos idênticos ou são conceitos distintos? Justifique.
Resposta: Acredito que sejam distintos.
Rendimentos Decrescentes de Produção, esta lei afirma que, em todos os processos produtivos, se a quantidade de um bem for aumentada e a quantidade dos outros bens permanecer constante, a produção total por bem irá cair.
O que ocorre com o rendimento decrescente de escala é que há uma duplicação na quantidade de insumos, obtendo-se, por outro lado, um crescimento proporcional menor do produto da determinada empresa.
Questão 2
No que a Teoria Microeconômica nos ensina, os custos fixos existem no Longo Prazo? Justifique.
Resposta: De um modo geral, o longo prazo é o período de tempo em que todos os custos são variáveis. Não é um período preciso de tempo porque depende das especificidades de cada empresa. O custo fixo é aquele que está menos sujeito a variações devido a aumentos ou reduções na produção ou volume de vendas. Ou seja, se houver aumento no volume de produção e vendas, o variável cresce, o fixo, não. Então, a meu ver, eles existem.
Questão 3
Um renomado consultor de empresas, ao ouvir de seu cliente reclamação de que na rua em que está instalada sua empresa de revenda de automóveis estão para vir duas concorrentes, o que até então a empresa do cliente era a única, disse:
	“Encare isso como um fator de aumento das vendas, pois essa rua passará a ser reconhecida como polo de venda de automóveis.”
No contexto da Aula 10 do nosso livro didático, qual conceito microeconômico está aplicado na fala do consultor?
Obs.: Não esqueça de responder o conceito especificamente, ou seja, a espécie, o tipo, do conceito.
Resposta: Na Teoria de bem estar, existem as externalidades, que são efeitos que incidem sobre outros agentes econômicos sem que esses nada tenham contribuído ou nada possam fazer. Elas podem ser positivas ou negativas. 
Nesse caso, o cliente se beneficiaria sem que necessariamente tenha que contribuir com qualquer despesa. Eles podem diminuir os gastos com propaganda, devido à elevação de público, o que seria uma redução de custos (custo de médio prazo cai;). É um exemplo de externalidade positiva.
Questão 4
Lucro máximo implica maior nível de vendas (venda máxima)?
Resposta: O Lucro máximo é alcançado quando há equilíbrio entre receita e custo, ou seja, a receita marginal é igual ao custo marginal. Lucro máximo não é o mesmo que dizer que o lucro seja alto. Pode ser um lucro de baixo valor monetário. Dadas as condições do momento acerca de preços, custos, vendas etc.
Questão 5
Descreva quatro fatores ou características compatíveis com a estrutura de mercado de concorrência perfeita.
Resposta: 1º - Há um grande número de empresas pequenas. Não pode existir uma grande ou média empresa com grande volume de produção, vendas, ou qualquer outro aspecto.
2º - Os produtos negociados são idênticos, não há diferenciação de conteúdo ou forma entre eles. Produtos sem diferenciação são denominados homogêneos.
3º - Os consumidores desses produtos são inúmeros. Cada um compra apenas uma pequena porção do total que é levado ao mercado. Assim, nenhum consumidor dispõe de poder de barganha na hora das compras. Nesse caso, não há custo diferenciado de transação, isto é, não há diferença de custo para ir a um ponto de venda ou outro. Não há qualquer preferência em comprar em um estabelecimento empresarial ou em outro.
4º - Não há barreiras à entrada ou saída de empresas nesse mercado. O mercado é totalmente livre. Qualquer um pode produzir ou sair do mercado quando bem quiser.

Continue navegando