Buscar

AD1amicromarço2022

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AD1 Microeconomia 2022
Coordenador: Cleber Ferrer Barbosa
Aluna: Isabela Alves dos Santos
Matricula: 20215060350
Polo: Mesquita
Questões 
1. Suponha que você esteja trabalhando como gestor de uma empresa de pequeno porte. Em dado momento, repara como impagável o nível de endividamento da empresa.
Recorre a fonte financiadora, um banco, o qual aceita refinanciar toda a divida em um prazo de cinco anos, 60 meses, a uma taxa de 3% ao mês, com parcelas mensais iguais (sem alteração por correção monetária). 
Sua visão econômica, diante da realidade de guerra atual, incertezas econômicas, retrocesso mundial devido aos efeitos da pandemia, instabilidade do dólar, entre outras, que a inflação no Brasil está em ritmo de crescimento. Observa, também, que os preços dos produtos de sua empresa consegue ser alterado conforme a inflação corrente (a inflação que ocorre mês a mês). 
Com o entendimento da Aula 1 que você estudou com paciência e dedicação, l, qual é a vantagem ou a possibilidade, contexto de preço nominal/ preço real, ou de variável nominal/ variável, de a empresa obter vantagem com a renegociação de dívida nos termos da proposta do banco?
Resposta: A meu ver, a renegociação é uma boa oportunidade para saldar a dívida. A empresa manterá os lucros, e talvez os aumente caso os custos não se elevarem na mesma proporção da inflação. Esse refinanciamento nos traz um valor nominal que não será alterado durante os 60 meses, porém, em contra partida o valor real tenderá ser cada vez menor devido a crescente inflação provocada pelas situações citadas. A empresa conseguindo reajustar seus preços pela inflação e supondo que consiga manter seu volume de vendas, terá vantagem sim.
2. Há tipos de produtos em que ocorrendo uma queda na renda, o consumo por eles ilustra uma situação gráfica de deslocamento para cima (ou à direita ) da curva de demanda em relação a sua posição inicial. Forneça um produto que, indiscutivelmente exemplificaria essa hipótese, e qual o termo (conceito, ou como é denominado) dado pela microeconomia para esses tipos de produtos?
Resposta: Nesses casos, os bens são chamados de bens inferiores. Um exemplo disso é a carne de frango que é um bem substituto da carne vermelha. Com uma queda na renda, qualquer que seja o preço da carne vermelha, o consumidor logo irá procurar adquirir mais frango, já que ele sempre será mais em conta.
3. Sabemos que uma curva de oferta em um gráfico de variáveis ( preços X quantidades) apresenta uma inclinação não negativa. Uma curva de oferta pode ser uma reta vertical? Justifique brevemente sua resposta.
Resposta: Sim. Se a oferta for perfeitamente inelástica, o valor da elasticidade será zero. Isto implica uma oferta como numa reta vertical. Um exemplo disso são os produtos agrícolas que, uma vez colhido, a oferta será o que se colheu e levou-se ao mercado, independentemente da variação de preço.
4. Uma vez, o então líder Gorbatchov (ou Gorbachev) afirmou que o mercado não é uma invenção do capitalismo, e sim da vida. Os primeiros estudos da ciência econômica a esse respeito envolviam apenas dados em tabela sobre oferta e demanda. Muitos anos depois (mais de cem anos) a forma gráfica foi adotada. 
Por todo o dito, na estrutura de mercado, pelo menos teoricamente, temos situações em que o preço de mercado leva a escassez de produtos. Em um gráfico de mercado, explique, resumidamente e, claro, suficientemente, como ocorre a escassez de produto, dada por uma imposição do preço, com por exemplo, um tabelamento de preços. 
Resposta: Quando o governo impõe um preço máximo a um mercado competitivo, surge a escassez do produto e os vendedores são obrigados a racionar os bens escassos entre um número grande de compradores. Já quando o governo impõe um preço mínimo a um mercado competitivo, surge o excedente do produto e os vendedores não conseguirão vender a quantidade que desejam ao preço de mercado. Logo o preço mínimo causa o excedente. 
Como é possível ver no gráfico abaixo, o preço menor desestimula a produção de sapatos, mas incentiva o consumo. Logo, a quantidade demandada é maior do que a ofertada, o que configura um excesso de demanda. Essa escassez de sapatos no mercado pressiona então o preço para cima, na direção do preço de equilíbrio.
5. Seja o mercado de um produto dado pelas seguintes equações:
Q = e + f p
Q = g - h p.
Sendo: e, f, g, h parâmetros positivos ( maior que zero);
Q a variável que designa quantidades; p a variável que designa o preço.
Pergunta-se:
a) Qual das duas equações literais representa a curva de oferta?
Resposta: q = e + f p
b) Qual a expressão que resulta o preço de equilíbrio?
Resposta : P = ( g – e ) / ( f +h )

Outros materiais