Buscar

Gabarito AD1 Microeconomia 2022

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GABARITO
AD1 Microeconomia 2022 - 1 semestre 
Coordenador: Cleber Ferrer Barbosa
Evite riscos. Envie sua AD1 antes do prazo final para postagem. 
Questões 
1. Suponha que você esteja trabalhando como gestor de uma empresa de pequeno porte. Em dado momento, repara como impagável o nível de endividamento da empresa.
 Recorre a fonte financiadora, um banco, o qual aceita refinanciar toda a divida em um prazo de cinco anos, 60 meses, a uma taxa de 3% ao mês, com parcelas mensais iguais (sem alteração por correção monetária). 
Sua visão econômica, diante da realidade de guerra atual, incertezas econômicas, retrocesso mundial devido aos efeitos da pandemia, instabilidade do dólar, entre outras, que a inflação no Brasil está em ritmo de crescimento. Observa, também, que os preços dos produtos de sua empresa consegue ser alterado conforme a inflação corrente (a inflação que ocorre mês a mês). 
Com o entendimento da Aula 1 que você estudou com paciência e dedicação, l, qual é a vantagem ou a possibilidade, contexto de preço nominal/ preço real, ou de variável nominal/ variável, de a empresa obter vantagem com a renegociação de dívida nos termos da proposta do banco?
R: A questão versa mais relevantemente no âmbito das variáveis reais e nominais. A taxa do financiamento foi acertada como fixa, uma vez que a inflação está com perspectivas de crescimento, a taxa de juros real (a variável real) deverá diminuir. Ou seja, dada uma variável nominal, a subida dos preços reduz a variável real. Assim, os custos reais do financiamento será menor tanto mais aumente a inflação e os preços dos produtos da empresa estejam acompanhando o crescimento do nível geral de preços.
Conclusão: a empresa espera ter o beneficio de um financiamento mais barato, por conta desse ter sido contratado com uma taxa fixa, e a inflação estar com expectativa de elevação. 
2. Há tipos de produtos em que ocorrendo uma queda na renda, o consumo por eles ilustra uma situação gráfica de deslocamento para cima (ou à direita ) da curva de demanda em relação a sua posição inicial. Forneça um produto que, indiscutivelmente exemplificaria essa hipótese, e qual o termo (conceito, ou como é denominado) dado pela microeconomia para esses tipos de produtos?
R: Exemplos como leite tipo C; carne de 2ª; ovos. 
São os produtos conceituados como bens inferiores. Estes relatam que uma queda na renda impõe um aumento em seu consumo. Portanto, uma relação inversa entre as variáveis renda e consumo. 
3. Sabemos que uma curva de oferta em um gráfico de variáveis ( preços X quantidades) apresenta uma inclinação não negativa. Uma curva de oferta pode ser uma reta vertical? Justifique brevemente sua resposta.
R: Sim, pode. São os casos de produtos de elasticidade de oferta menor que um. Esses produtos podem ser exemplificados como os agrícolas em feira livre. Uma vez produzidos, procuram vende-los a qualquer preço, gerando uma curva de demanda vertical. 
4. Uma vez, o então líder Gorbatchov (ou Gorbachev) afirmou que o mercado não é uma invenção do capitalismo, e sim da vida. Os primeiros estudos da ciência econômica a esse respeito envolviam apenas dados em tabela sobre oferta e demanda. Muitos anos depois (mais de cem anos) a forma gráfica foi adotada. 
Por todo o dito, na estrutura de mercado, pelo menos teoricamente, temos situações em que o preço de mercado leva a escassez de produtos. Em um gráfico de mercado, explique, resumidamente e, claro, suficientemente, como ocorre a escassez de produto, dada por uma imposição do preço, com por exemplo, um tabelamento de preços. 
R: Situação de tabelamento de preços com o preço abaixo do preço de equilíbrio. O preço muito baixo, implica um aumento na demanda e uma redução na quantidade ofertada. Isso gera a escassez.
5. Seja o mercado de um produto dado pelas seguintes equações:
Q = e + f p
Q = g - h p.
Sendo: e, f, g, h parâmetros positivos ( maior que zero);
Q a variável que designa quantidades; p a variável que designa o preço.
Pergunta-se:
a) Qual das duas equações literais representam a curva de oferta?
A curva de oferta: q = e + fp
b) Qual a expressão que resulta o preço de equilíbrio?
(g-e)/ (f+h)
Obs: g>e
Pontuação:
As Questões valem 2 pontos. 
Atenção: Procure enviar suas respostas evitando caligrafia manual. Qualquer dificuldade de leitura ou de entendimento da caligrafia será em desfavor da pontuação.
Questões dessa avaliação foram classificadas como nível fácil e médio de resolução.

Outros materiais