Buscar

minha av1


Continue navegando


Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CCJ0058_AV1_200901125175 » DIREITOS HUMANOS
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 200901125175 - RAQUEL BRAGA PEREIRA DOS SANTOS
	Professor:
	FERNANDO DE ALVARENGA BARBOSA
ALEXANDRE MOTTA TINOCO
	Turma: 9046/AA
	Nota da Prova: 8,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 16/04/2015 15:29:29
	
	 1a Questão (Ref.: 200901382655)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia o texto abaixo: Os jusnaturalistas compreendem que o papel do estado é garantir os direitos naturais dos indivíduos, não podendo, portanto, violá-los. Esta construção está classicamente formulada na obra de J. Locke. A partir da leitura do texto, responda a qual paradigma de estado corresponde o pacto de consentimento de John Locke?
		
	
	Estado pós-moderno
	
	Estado social
	
	Estado absoluto
	
	Welfare State
	 
	Estado liberal
	
	
	 2a Questão (Ref.: 200901712614)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A concepção jurídica do Estado liberal diferencia-se da concepção do Estado social, na medida em que o modelo liberal propõe:
		
	
	Um Estado de direito, com ênfase na proteção dos direitos civis e políticos, enquanto o modelo do estado social propõe um Estado totalitário, com ênfase na proteção dos sociais, econômicos e culturais.
	
	O princípio da separação das funções do poder, com ênfase na proteção dos direitos sociais, econômicos e culturais, enquanto o modelo de Estado social propõe a concentração do poder do Estado num único órgão, com ênfase na proteção dos direitos civis e políticos.
	
	Um Estado federal, politicamente descentralizado, ênfase na proteção dos direitos civis e políticos, enquanto o modelo de Estado social propõe um Estado unitário, politicamente centralizado, com ênfase na proteção dos direitos sociais, econômicos e culturais.
	
	Um Estado de direito, com ênfase na proteção dos direitos sociais, econômicos e culturais, enquanto o modelo do estado social propõe um Estado totalitário, com ênfase na proteção dos direitos civis e políticos.
	 
	Um Estado mínimo, com ênfase na proteção dos direitos civis e políticos, enquanto o modelo de estado social propõe um Estado intervencionista, com ênfase na proteção dos direitos sociais, econômicos e culturais.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 200901278810)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Acerca da incorporação dos tratados internacionais sobre direitos humanos na ordem interna, analise as seguintes afirmativas: I  Os tratados internacionais sobre direitos humanos, na ordem interna, não podem ter status de supralegalidade. II  Os tratados internacionais sobre direitos humanos incorporados à ordem interna brasileira sempre serão considerados como emendas constitucionais, independentemente do modo de sua aprovação pelo Congresso Nacional; III  Os tratados internacionais sobre direitos humanos, na ordem interna, podem equivaler à emenda constitucional, caso sejam aprovados com maioria de três quintos e em dois turnos. IV  Os direitos previstos nos tratados internacionais sobre direitos humanos podem fazer parte do catálogo de direitos fundamentais do cidadão brasileiro, de acordo com a cláusula de abertura do art. 5º, § 2º, da CRFB/88. Somente é CORRETO o que se afirma em:
		
	 
	III e IV
	
	I e IV
	
	I
	
	I, III e IV
	
	II e III
	
	
	 4a Questão (Ref.: 200901280511)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Constituição brasileira de 1988 seguiu um modelo que tenta harmonizar, ao mesmo tempo, os valores da democracia liberal e da social democracia. Ou seja, o legislador constituinte originário optou por positivar normas abertas que pudessem conciliar as duas correntes ideológicas em conflito. O melhor exemplo disso é o artigo 170 da CRFB/88 que coloca de um lado a livre iniciativa e do outro a valorização do trabalho humano e os ditames da justiça social. É por isso que podemos afirmar que a Constituição de 1988 é:
		
	
	Semi-flexível
	
	Ortodoxa
	 
	Compromissória
	
	Rígida
	
	Outorgada
	
	
	 5a Questão (Ref.: 200901280349)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	São direitos fundamentais de primeira dimensão:
		
	
	direitos estatais prestacionais
	
	direitos coletivos e difusos
	
	direitos de titularidade transindividual
	
	direitos sociais e econômicos
	 
	direitos civis e políticos
	
	
	 6a Questão (Ref.: 200901771389)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre as dimensões dos direitos e garantias fundamentais, é correto afirmar-se que:
		
	
	a) os direitos de primeira dimensão são denominados direitos negativos, de abstenção, identificados com os princípios da igualdade e da fraternidade universal.
	
	d) os direitos fundamentais têm como características essenciais a temporariedade, excepcionalidade, irrenunciabilidade e concorrência.
	
	e) os direitos fundamentais têm origem no período do Estado Absolutista, quando surgiram as primeiras Constituições de índole liberal.
	 
	c) os temas relacionados à proteção ao meio ambiente são identificados como expressão dos direitos fundamentais de terceira dimensão, também designados direitos de fraternidade ou de solidariedade.
	
	b) os direitos de segunda dimensão enfatizam o princípio da liberdade do cidadão em face do Estado, a busca de melhores condições de vida, a criação de políticas sociais de intervenção contra o arbítrio da liberdade individual.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 200901279716)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com relação ao rol jusfundamental do cidadão brasileiro, analise as assertivas abaixo e assinale a resposta CORRETA: I) A Constituição de 1988 é um sistema fechado de regras jurídicas que só admite os DIREITOS FUNDAMENTAIS EXPLÍCITOS. II) A Constituição de 1988 é um sistema aberto de regras e princípios e também admite DIREITOS FUNDAMENTAIS IMPLÍCITOS, advindos do artigo 5º, § 2º.
		
	
	as duas assertivas são falsas, porém a assertiva I justifica a assertiva II.
	
	ambas assertivas são verdadeiras
	 
	a assertiva I é falsa e a assertiva II é verdadeira.
	
	as duas assertivas são falsas.
	
	a assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 200901279602)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A regra inserida no art. 2º da Constituição da República Federativa do Brasil: São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, é uma norma de:
		
	
	Eficácia limitada de princípio institutivo, portanto de aplicabilidade indireta, mediata e reduzida, dependendo de integração legislativa para dar corpo a instituições, entidades e órgãos.
	
	Eficácia negativa.
	
	Eficácia limitada de princípio programático, portanto de aplicabilidade indireta, mediata e reduzida, estabelecendo programa de natureza governamental a ser desenvolvido através de integração legislativa, visando à realização dos fins sociais do Estado.
	
	Eficácia contida, portanto de aplicabilidade direta e imediata, mas que pode ter reduzido o seu alcance pela atividade do legislador infraconstitucional.
	 
	Eficácia plena, portanto de aplicabilidade direta, imediata e integral.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 200901312523)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os direitos de segunda dimensão aparecem destacados em um capítulo próprio dentro do Título II da Constituição de 1988, destinado justamente aos direitos e garantias fundamentais. Formalmente, portanto, qualquer tentativa de desclassificar a jusfundamentalidade dos direitos sociais no ordenamento jurídico brasileiro carece de fundamento. Portanto, podemos afirmar que são direitos de segunda dimensão:
		
	 
	direitos sociais
	
	direitos coletivos
	
	direitos difusos
	
	direitos individuais homogêneos
	
	direitos civis e políticos
	
	
	 10a Questão (Ref.: 200901312525)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O surgimento da primeira dimensão dosdireitos fundamentais surge com a Revolução francesa de 1789, ocasião em que o paradigma estatal absolutista (Estado de não-direito) deixa de existir, surgindo em seu lugar o Estado liberal de Direito. Assim sendo, é correto afirmar que são direitos de primeira dimensão:
		
	
	os direitos coletivos
	
	os direitos individuais homogêneos
	
	os direitos difusos
	
	os direitos sociais
	 
	os direitos civis e políticos