Buscar

Conexão tecidos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FISIOTERAPIA
DISCIPLINA: Biologia Celular, Embriologia e Histologia
Éverton Evaldt da Silva 
 
Semipresencial do dia 18-06-2022
 
Escreva um texto de no mínimo 30 linhas letra arial tamanho 10. Nele deve contar a explicação e conexão entre os tecidos abaixo:
 
1. Tecido Cartilaginoso
2. Tecido Ósseo
3. Tecido Muscular
4. Tecido Adiposo
5. Tecido Sanguíneo
6. Tecido Epitelial
7. Tecido Nervoso
8. Tecido Conjuntivo
Como já compreendido nas aulas, a histologia é a ciência da estrutura microscópica das células, tecidos e órgãos. Resumidamente, a disciplina foca no estudo dos tecidos, ajudando a entender a relação entre estrutura e função. Consideramos que a célula (estruturada com membrana celular, citoplasma, organelas e núcleo) é a menor unidade funcional do corpo humano, forma os tecidos, órgãos, sistemas e consequentemente o corpo humano completo. Cada tecido possui características e funções, e podem ser classificados como tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido adiposo, tecido cartilaginoso, tecido ósseo, tecido sanguíneo, tecido muscular e tecido nervoso. 
A função do tecido epitelial é de revestimento do corpo, sensibilidade e secreção de substâncias. Importante que nos tecidos epiteliais não há presença de vasos sanguíneos. Um exemplo é a pele humana, formada pela epiderme e a derme. O tecido conjuntivo possui as funções de sustentação, preenchimento e o transporte de substâncias; suas fibras são formadas por dois tipos de proteínas: colágeno e elastina. Já o tecido adiposo é composto de células adiposas que acumulam gordura (adipócitos), esse tipo de tecido tem como principal função o isolamento térmico do corpo, sendo assim, o maior depósito corporal de energia. O tecido cartilaginoso possui consistência firme, contudo flexível; sendo sua função a de sustentação e revestimento, como na orelha e no nariz. Além disso, a cartilagem amortece o impacto dos movimentos na coluna vertebral. O tecido ósseo é um tecido rígido, rico em sais minerais, cálcio e colágeno, sendo sua principal função a sustentação do corpo humano. O tecido sanguíneo é formado por diversos tipos de células, possuindo as funções de defesa do organismo e transporte de nutrientes. Vale lembrar que o sangue é um tecido líquido. O tecido muscular é formado por células alongadas e especializadas em contração (proteínas contráteis: miosina e actina) e apresentam grande inervação e vascularização. Parte deste tecido possui movimentação involuntária, outra parte junto ao esqueleto possui movimentos voluntários, e uma terceira classificação no coração, há tecidos com movimentos involuntários. O tecido nervoso é formado principalmente por células nervosas chamadas de neurônios e que possuem a capacidade de transmitir impulsos nervosos. São exemplos os nervos, o cérebro e a medula espinhal. 
Se analisarmos uma estrutura isolada, como o joelho por exemplo, se observam todos ou praticamente todos os tecidos na imagem. O tecido epitelial pode se encontrar na pele, o adiposo logo abaixo, o sanguíneo no fluxo de sangue no local, o conjuntivo no conjunto de fibras elásticas e colágenas, o cartilaginoso nas regiões de contato entre os ossos, e assim sucessivamente.

Outros materiais