Buscar

Atividade Complementar - Disciplina Biologia, Histologia e Embriologia -

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Para postar como atividade complementar, já foi aprovado, porém como esqueci de fazer o print do Fórum e não tinha mais acesso à disciplina não postei novamente.
Nutrição - 3º Semestre
Fórum de Biologia, Histologia e Embriologia - (aprovado)
· Quais outras funções podem ser atribuídas à organela envolvida no processo e por que ela está envolvida no processo de autofagia?
Podemos atribuir a realização de diversas atividades vitais, que desempenham funções relacionadas com a sobrevivência da célula. Ela está envolvida, pois a autofagia ocorre em nivel celular no corpo, é um processo de desintoxicação, antienvelhecimento e cura celular que pode gerar maior detecção e eliminação de infecções, patógenos, vírus, bactérias, removendo proteínas tóxicas das células.
Porém conforme leitura do texto, entendi que os lisossomos podem eliminar estruturas celulares maiores quando danificadas ou deficientes, principalmente a mitocôndrias que são compartimentos celulares que convertem a energia obtida dos alimentos em moléculas de ATP fundamentais para a manutenção das células. A autofagia pode ter funções diferentes de acordo com o tipo de célula.
· Qual o envolvimento do processo de autofagia em situações como: combate a infeções; doenças degenerativas e desenvolvimento tumoral?
Nossas células se digerem e se renovam, o desafio segundo as pesquisas é encontrar a dosagem que elimine apenas as células tumorais, sem lesar as normais.
Experimentos sugeriram que a simples privação de nutrientes pode estimular esse tipo de limpeza celular, pois recebendo “menos glicose” a célula vai produzir menos energia pelas vias metabólicas habituais, mas também produzirá menos resíduos que aceleram o envelhecimento, que pode remover o mitocôndrias e proteínas mal formadas.
Dieta equilibrada, jejum intermitente e treinos de alta intensidade, ativam o processo catabólico caracterizado pela digestão intracelular de organelos e estruturas da própria célula, assim podem ser eliminados organelos que deixaram de ser essenciais à atividade celular.

Outros materiais