Buscar

Redação Publicitária Eletrônica 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1No discurso radiofônico, coexistem vário formatos de emissões. Spots ou anúncios publicitários, programas tais como noticiários, são apenas dois exemplos. A redação do roteiro, assim como a produção das emissões, apresenta demandas específicas. Sobre pré-produção e produção de discursos radiofônicos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Pré-produção e produção são dois processos concomitantes à redação do roteiro. ( ) Há diferenças entre a produção de spots publicitários e a produção de programas de rádio. ( ) Ensaio de atores é uma das etapas da produção de spots publicitários. ( ) A emissora de rádio é responsável por todo o processo de produção de suas emissões, enquanto spots publicitários podem ser preparados por agências de propaganda. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - V - F.
B
V - V - V - F.
C
F - F - F - V.
D
F - V - F - V.
2A comunicação humana é uma atividade complexa, que envolve processos cognitivos em que interferem sensações, sentimentos, emoções. Ao redigir para o discurso radiofônico, esses fatores são determinantes para uma escuta atenta, assim como o atingimento dos objetivos do formato proposto. Sobre a dramatização, analise as sentenças a seguir: I- As pessoas, no dia a dia, estão sempre dramatizando em sua comunicação. II- Considerando-se os discursos como formas reguladas por normas, é possível inferir que a comunicação não é dramatizada. III- O diálogo é uma forma de dramatização no discurso radiofônico. IV- A fim de construir uma dramatização eficaz, é necessário primeiro redigir um roteiro. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I, III e IV estão corretas.
B
Somente a sentença II está correta.
C
As sentenças I e II estão corretas.
D
As sentenças II e IV estão corretas.
3As mídias digitais alteraram consideravelmente as relações entre textos e leitores, emissores e receptores ou destinatários de mensagens. O discurso audiovisual difere do texto escrito, impresso, destinado a ser lido. Com base nas dificuldades implícitas na redação publicitária para o discurso audiovisual eletrônico, assinale a alternativa CORRETA:
A
Nas mídias digitais da atualidade, o texto e a linguagem verbal predominam como modo de passar uma mensagem.
B
O discurso eletrônico das mídias audiovisuais é produzido com a finalidade de ser lido.
C
O destinatário da mensagem no discurso audiovisual é mais ativo e crítico. Para captar sua atenção e mantê-la, a publicidade recorre predominantemente ao vídeo.
D
Assim como para o discurso radiofônico, o gênero predominante na televisão e no cinema é a eloquência no uso da voz.
4Como seres humanos, somos impressionados por, aproximadamente, os mesmos tipos ou macro tipos de discurso. Um desses discursos são os contos, os mitos, as histórias fantásticas e outras formas de narrativas com as quais somos acostumados desde a infância. Sobre a narrativa, entre o texto escrito e a peça apresentada na tela da televisão, analise as sentenças a seguir: I- A forma canônica de iniciar estórias e contos: "Era uma vez" pode ser empregada em um anúncio publicitário para a televisão. II- Após a apresentação do anúncio ao seu público-alvo, o roteiro determina o êxito ou o fracasso da narrativa produzida. III- Narrar é contar histórias. Para isso, é preciso definir os elementos dessa história, personagens, locais, interações, o que é papel do roteiro. IV- A vida humana é composta por narrativas e cabe ao publicitário fazer coincidir as narrativas do seu público com as expectativas da marca. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças II, III e IV estão corretas.
B
Somente a sentença I está correta.
C
As sentenças I, III e IV estão corretas.
D
As sentenças I, II e III estão corretas.
5Um diálogo radiofônico não é uma narrativa que apresente uma sucessão de acontecimentos situados no tempo. O diálogo implica enunciador e enunciatário, ou seja, um emissor que se dirige para alguém. Sobre o diálogo radiofônico, assinale a alternativa CORRETA:
A
O diálogo radiofônico deve apresentar um enigma sem solução.
B
O diálogo radiofônico corresponde a um texto explicativo simples.
C
O diálogo radiofônico ideal apresenta um conflito.
D
Todo diálogo radiofônico é sempre enigmático.
6A televisão é um meio audiovisual dinâmico, que respeita os processos contemporâneos de produção e difusão da informação junto aos diferentes públicos. Sendo assim, integra linguagens e modos de agenciamento destas linguagens que lhe são específicos. Com base no exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- A linguagem audiovisual. II- A narrativa do conteúdo da TV. ( ) Através de recursos estéticos comuns à fotografia e às artes, a TV recorta, orienta, define a direção do olhar do telespectador para o(s) elemento(s) que deseja focar. ( ) A imagem é uma das linguagens típicas do audiovisual e, logo, da TV. ( ) A narrativa é agenciada através de recursos de linguagem verbal e visual, sonoros, efeitos visuais e/ou sonoros, ou seja, texto, enquadramento, efeitos de imagem etc. ( ) A publicidade integra os elementos da narrativa, como o modo cinema, por exemplo, porém obedecendo aos critérios específicos da publicidade. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
II - I - I - I.
B
I - I - II - II.
C
I - II - I - I.
D
II - II - II - I.
7Segundo Figueiredo (2005, p. 78), "a percepção seletiva é uma barreira que nosso cérebro cria para impedir que informações externas ao nosso campo de interesse invadam nosso pensamento e desconcentrem nosso cérebro". Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A percepção seletiva visa encontrar alguma nova informação dentre as informações que não são de nosso interesse para sempre bloqueá-la. ( ) Através de um filtro, conteúdos pertinentes são selecionados dentre todos os conteúdos recebidos. ( ) Um anúncio claro, objetivo e racional tende a romper o filtro da percepção seletiva e aumentando a probabilidade de compra. ( ) Produtos que não pensamos em comprar, mesmo quando o anúncio não for interessante para nós, atravessam a percepção seletiva. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: FIGUEIREDO, C. Redação publicitária: sedução pela palavra. São Paulo: Cengage Learning, 2005.
A
F - V - V - F.
B
V - V - F - F.
C
F - F - V - V.
D
V - F - F - F.
8O redator publicitário deve tomar cuidado para não incorrer em erros ou falhas que possam resultar em um distanciamento do público consumidor. Isso levaria a contrariar os propósitos do anúncio e da marca para o qual o anúncio é produzido. Sobre os efeitos indesejáveis que podem resultar da redação publicitária, analise as sentenças a seguir: I- Anúncios de imagem de marca tendem a primeiro conquistar a atenção para depois persuadir. II- Para criar, manter ou melhorar a imagem de uma marca, o anúncio foca um nível reflexivo e racional. III- Clipes com música e sequências de vídeo com tonalidade afetiva tendem a implantar a imagem de marca na mente do público. IV- Meios de comunicação eletrônicos desestimulam a emoção e a imaginação. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e II estão corretas.
B
As sentenças I e IV estão corretas.
C
As sentenças III e IV estão corretas.
D
As sentenças I e III estão corretas.
9As narrativas possuem ideias centrais ou nucleares. Associar essas ideias centrais a características do produto e efeitos a serem sentidos pelo público compreende uma das tarefas e estratégias do redator publicitário. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A
Uma família feliz em torno de uma mesa farta em que se destaca um pote de geleia associa harmonia, alegria, amor ao produto e à marca: geleia daquela marca.
B
As muitas narrativas da vida humana em geral devem sempre servir de pretexto para a produção de um anúncio de televisão.
C
Um comercial de televisão começa com um roteiro e se delineia por meio de uma ideia, antes de se tornar texto escrito.
D
Toda narrativa está organizada em torno de um evento, que mobiliza a ação, e estrutura-se no espaço,que justifica a gravação.
10A publicidade integra as linguagens e possui mecanismos de funcionamento específicos em que se relaciona ao público. Esse modo de integrar as linguagens e o público em seus processos criativos vem sofrendo alterações ao longo dos tempos. Sobre a publicidade na atualidade global e virtualizada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- Os textos curtos, informativos e sem inclusão de imagens caracterizam os spots, banners e links hipertextuais. PORQUE II- O perfil de público de massa parece desintegrar-se pelo recurso a sistemas de inteligência artificial capazes de rastrear os gostos dos indivíduos em particular e não mais tomados como massa coletiva. Assinale a alternativa CORRETA:
A
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é falsa.
B
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a I completa o sentido de II.
C
A asserção I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
D
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II completa o sentido de I.

Continue navegando