Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
54 pág.
Exercício de Saneamento Urbano e Saneamento Rural - Exercício de Fixação 1 - Tentativa 1 de 3

Pré-visualização | Página 1 de 12

Parte superior do formulário
Exercício de Saneamento Urbano e Saneamento Rural - Exercício de Fixação 1 - Tentativa 1 de 3
Questão 10 de 10
Considerando a Resolução Conama n. 430, de 13 de maio de 2011, que dispõe sobre as condições e os padrões de lançamento de efluentes e complementa e altera a Resolução n. 357, de 17 de março de 2005, avalie as afirmações a seguir.
I. O órgão ambiental competente deverá seguir os critérios da Resolução n. 430, não podendo acrescentar outras condições e padrões para o lançamento de efluentes ou torná-los mais restritivos.
II. Os efluentes de qualquer fonte poluidora somente poderão ser lançados diretamente nos corpos receptores após o devido tratamento e desde que obedeçam a condições, padrões e exigências dispostos na Resolução.
III. A Resolução Conama n. 430 permite a diluição do efluente, misturando-o a águas de abastecimento, do mar e de sistemas abertos de refrigeração sem recirculação, antes de seu lançamento no corpo receptor de modo que sejam atendidos os parâmetros de qualidade exigidos.
IV. O órgão ambiental competente poderá exigir tecnologia ambientalmente adequada e economicamente viável para o tratamento dos efluentes, compatível com as condições do respectivo corpo receptor.
V. O tratamento de águas residuárias tem por objetivo obter água potável.
É incorreto o que se afirma em:
A - I e II.
B - I e III.cancelRespondida
C - I e IV.
D - I, II e V.
E - I, III e V.check_circleResposta correta
Questão 9 de 10
Sobre a construção de fossas no meio rural, considere as afirmações a seguir.
I. Tanto na fossa séptica quanto na fossa rudimentar ocorre a transformação da matéria sólida contida no esgoto, porém a primeira é revestida e a segunda não.
II. Tanto na fossa séptica quanto na fossa séptica biodigestora ocorre a transformação da matéria sólida contida no esgoto, e o produto de ambas pode ser utilizado como biofertilizante.
III. Na fossa séptica, é realizada a separação e a transformação da matéria sólida contida no esgoto, que após passar pelo filtro anaeróbico pode ser despejado em córregos ou galeria de águas pluviais.
IV. O processo de biodigestão é bastante eficiente e por isso permite que se misture o esgoto sanitário e o esgoto de pias de cozinha e de banheiros.
V. Sumidouro, vala de infiltração e filtro anaeróbico são os destinos mais eficientes e econômicos para disposição do efluente líquido das fossas sépticas.
É correto apenas o que se afirma em:
A - I, II e IV
B - I, III e V.cancelRespondida
C - I, IV e V.
D - III e IV.
E - III e Vcheck_circleResposta correta
Parte superior do formulário
Questão 2 de 10
Avalie as afirmações a seguir.
I. Um dos objetivos dos sistemas urbanos de drenagem é evitar a propagação de algumas doenças de veiculação hídrica.
II. A macrodrenagem urbana é definida pelo sistema de condutos pluviais em loteamento ou rede primária urbana.
III. A microdrenagem urbana é formada de boca de lobo, sarjetas, poço de visita, tubos de ligações e condutos.
IV. A adoção de um sistema de drenagem que visa escoar a água precipitada o mais rápido possível ocasiona o aumento das inundações a jusante.
É correto apenas o que se afirma em:
A - I e II.
B - I e III.
C - I e IV.
D - I, II e IV.cancelRespondida
E - I, III e IV.check_circleResposta correta
VoltarQuestõeslist
Referência
Reportar erroAvançar
Parte inferior do formulário
Questão 3 de 10
Avalie as afirmações a seguir.
I. A Política Nacional de Resíduos Sólidos orienta como deve ser o tratamento e destinação dos resíduos gerados em cemitérios.
II. A localização de cemitérios deve ser, preferencialmente, em áreas próximas aos centros urbanos.
III. Nas áreas de cemitério, a contaminação das águas ocorre pelo necrochorume.
IV. A destinação adequada dos resíduos sólidos de cemitério deve ser em terrenos do próprio cemitério.
V. Entre as soluções propostas para minimizar os problemas de contaminação gerada por cemitérios está a construção de cemitérios horizontais.
É correto apenas o que se afirma em:
A - I, II e III.
B - I, III e IV.
C - I, III e V.cancelRespondida
D - II, III e V.
E - III e V.check_circleResposta correta
Questão 1 de 10
A democracia foi, na prática, suspensa em Flint. Diante de um deficit de US$ 15 milhões, a cidade foi posta sob intervenção emergencial pelo governo do Estado de Michigan em 2011. Uma série de gestores não eleitos foram nomeados pelo governador Rick Snyder para tomar decisões fiscais em Flint. Em abril de 2014, o gestor decidiu que a cidade poderia economizar no abastecimento de água. Em vez de recorrer à vizinha Detroit, acreditou-se que Flint poderia economizar cerca de US$ 20 milhões, ao longo de oito anos, bombeando água diretamente dos Grandes Lagos, o maior depósito de água doce do mundo. A construção dos novos dutos deveria durar mais de dois anos. Em setembro, uma pesquisa da Universidade Politécnica da Virgínia constatou que “Flint tem um sério problema de chumbo na água”, depois de examinar 252 amostras enviadas pelos residentes. E quando a pediatra Mona Hanna-Attisha examinou os registros do hospital da cidade, ela encontrou níveis elevados de chumbo no sangue de crianças de Flint. A exposição ao chumbo pode causar problemas neurológicos nas crianças. Em outubro, as autoridades finalmente reagiram. Flint emitiu um alerta de chumbo, e o condado de Genesee declarou emergência na saúde pública. O governador anunciou o retorno ao sistema de abastecimento de Detroit. Um mês mais tarde, moradores entraram com uma queixa coletiva contra o governador e várias autoridades, estaduais e municipais. A ação os acusa de não adicionar um agente anticorrosivo à água. Como consequência, a água poluída do rio Flint reagiu com as antigas tubulações de chumbo da cidade, liberando o metal. KIMBALL, S. O escândalo que levou uma cidade dos EUA a beber água com chumbo. UOL Notícias, 22 jan. 2016. Disponível em: . Acesso em: 5 abr. 2016.
Considerando o texto, avalie as afirmações a seguir.
I. As águas dos mananciais subterrâneos, por estarem isoladas e sem contato com a superfície, são consideradas puras e aptas ao consumo sem tratamento algum.
II. A contaminação com chumbo poderia ter sido evitada pela simples adição de um componente anticorrosivo na água.
III. A contaminação de mananciais só ocorre em locais próximos a grandes centros urbanos.
IV. Setores como o de abastecimento de água são prioritários e possíveis economias em investimentos de infraestrutura nesse setor podem ter consequências graves.
V. A contaminação por chumbo, como a que ocorreu na cidade de Flint, demonstra a importância do saneamento básico para a saúde pública.
É correto apenas o que se afirma em:
A - I, II e IV
B - I, II e V.cancelRespondida
C - II, III e IV.
D - II, IV e V.check_circleResposta correta
E - III e V.
Questão 4 de 10
Sobre o tratamento de água no meio rural, considere as afirmações a seguir.
I.No meio rural, o tratamento de água é desnecessário visto que as águas captadas dos mananciais são livres de resíduos ou de contaminantes.
II.O tratamento de água no meio rural consiste basicamente das mesmas etapas que o tratamento de água no meio urbano, contemplando a decantação, a filtração e a desinfecção.
III.A desinfecção da água no meio rural pode ser feita através de sistemas alternativos como a utilização de sementes de moringa.
IV.Das etapas básicas do tratamento de água no meio rural, a desinfecção pode ser considerada a mais importante.
V.Os principais contaminantes de água no meio rural são as argilas suspensas, a matéria orgânica, os patógenos, os agroquímicos e os fertilizantes.
É correto apenas o que se afirma em:
A - I e II.
B - I, III e IV.
C - II, III e IV.cancelRespondida
D - II, IV e V.check_circleResposta correta
Parte superior do formulário
Questão 6 de 10
Sobre o saneamento rural, considere as afirmações a seguir.
I.As ações de saneamento rural são as mesmas adotadas no saneamento urbano.
II.Nas áreas rurais, as soluções individuais de abastecimento de água são a principal forma de abastecimento.
III.O sistema de esgotamento sanitário e o abastecimento
Página123456789...12