Buscar

Estudo de caso 2- fatores de risco cardiovascular para exercício

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fisiologia do Exercício
Caso Clínico 2- fatores de risco cardiovascular para exercício
Sr. André Teixeira, 55 anos sentiu dor precordial e dispneia quando estava trabalhando e resolveu marcar consulta de urgência com um cardiologista. A avalição física realizada pelo cardiologista assustou o sr. André, pois sua PA: estava 160/95 mmHg e sua FC era de 110 bpm. Seu peso ponderal estava 10 kg acima do valor ideal e seu grau de sedentarismo estava em nível máximo. A ausculta cardíaca não mostrou alterações. O médico solicitou um ecocardiograma, um teste de esforço e exames de sangue para complementar a avalição e pediu ao sr. André que seguisse as seguintes instruções: diminuir a ingestão de sal diária (restrição a 3mg/dia), beber 2 L de água por dia e abolir refrigerantes, realizar dieta com restrições de frituras, embutidos, doces e massas, incluir fibras, verduras e legumes na alimentação. Além disso o médico o orientou a realizar caminhada em solo plano 30 minutos todos os dias.
Os resultados dos exames também foram preocupantes: nível de colesterol e triglicerídeos elevados, ecocardiograma mostrando FE de 50% e teste de esforço insatisfatório com VO2 máx de 35 ml/Kg/min.
O sr. André resolveu seguir todas as instruções do médico e após 2 meses havia emagrecido 4 Kg, sua PA estava em torno de 130/85 mmHg e FC 88 bpm. Também acrescentou mais 30 minutos de bicicleta ergométrica as suas atividades diárias 2 vezes na semana.
Responda:
1- Quais são os limiares de risco cardiovascular dessa pessoa?
2- O que faltou ser investigado na avaliação física e laboratorial do sr. André?
3- Qual a relação da FE encontrada no Ecocardiograma com a função cardíaca? O valor contraindica realização de exercício físico?
4- Quais foram as prováveis mudanças no sistema cardiovascular do sr. André provocadas por mudanças de hábito e exercícios?
5- Os exercícios realizados por ele foram corretamente indicados? Por quê?
6- Qual o predomínio de produção energética durante essas atividades?
7- Por quê houve melhora dos valores de PA e FC após 2 meses?

Continue navegando

Outros materiais