Buscar

Portfolio - Ciclo 3 de Disfunções Orgânicas

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO
Gabriel Santana de Paulo (8120430)
Disfunções Orgânicas, Ativ. Física e Saúde
Portifólio – Ciclo 3
VITÓRIA
2020
Descrição da atividade.
De acordo com as leituras indicadas e a citação a seguir, responda as questões indicadas e disponibilize suas considerações no Portfólio:
Os efeitos benéficos do exercício físico têm sido demonstrados na prevenção e no tratamento da hipertensão arterial, na resistência à insulina, no diabetes, na dislipidemia e na obesidade. O condicionamento físico deve ser estimulado para todas as pessoas saudáveis e com múltiplos fatores de risco, desde que sejam capazes de participar de um programa de treinamento físico. Assim como a terapêutica clínica cuida de manter a função dos órgãos, a atividade física promove adaptações fisiológicas favoráveis, resultando em melhora da qualidade de vida (GUIMARÃES E CIOLAC, 2004).
1- Trace um programa de exercícios para um paciente portador de Diabete tipo 2 de 40 anos, utilizando hipoglicemiantes orais e com média de glicemia de Jejum 160mg/dl. Pontue como orientação, os cuidados e orientações para este paciente.
É muito importante a atividade regular de pessoas que tem diabetes tipo dois, com os exercícios a frequência respiratória e os batimentos cardíacos se elevam, ajudando assim a reduzir as taxas de glicose no sangue sem medicação, também é um importante aliado na queima de calorias e gorduras extras, controlando assim a massa corporal. A prática do exercício físico ajuda na qualidade de vida do indivíduo (saúde), melhorando o fluxo sanguíneo e a pressão arterial, aumentam o nível de energia corporal, diminui a tensão, no entanto, para trabalhar com diabéticos tipo 2 deve tomar precauções especiais antes, durante e depois do exercício físico.
	SEGUNDA
	TERÇA
	QUARTA
	QUINTA
	SEXTA
	SÁBADO
	DOMINGO
	Caminhada:50% VO2 Máximo.
	Treinamento de força:
-Ombros: 2x12
-Bíceps: 2x12.
-Peito:2x12
	Caminhada: 60% VO2 Máximo.
	Flexibilidade:
Alongamentos estático 
	Caminhada: 70% VO2 Máximo.
	----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
	----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
	30 minutos
	(b) TER taxa de percepção do esforço de BORG (20)
	40 minutos
	50 minutos
	50 minutos
	------------------------------------------------
	--------------------------------------------------------------------
Nesse programa de treinamento foi dividido a caminhadas em três vezes, no qual foi trabalhado com um esforço físico de 50% do VO2 máximo, porém, com a evolução no decorrer da semana, mas sempre respeitando o limite biológico do indivíduo e não ultrapassando os 70% do VO2 máximo. Nos dias intervalados foi dividia em duas categorias como flexibilidade na terça feira, onde foi dado prioridade em alongamentos estáticos em que são recomendados após o aquecimento, considerando sempre as limitações e treinamento de força na terça dando uma atenção especial para os membros superiores.
No trabalho realizado foi utilizado o exercício aeróbio por três vezes na semana, com intensidade de 50% do VO2 máximo, com duração de 30 minutos de caminhada de segunda para quarta subindo para 60% do VO2 máximo e chegando na sexta feira sobe respectivamente para 70% do VO2 máximo com o tempo de 50 minutos de exercício, como pode observar, é trabalhado a progressão de treinamento até chega ao alvo de 70% a 80%. Nos dias de treinamento intervalado foi utilizado a escala sugestiva de BORG, onde é perguntado a intensidade sugestiva de esforço.
Escala de BORG
6,7,8= Muito Fraco
9,10= Fácil
11,12= Relativamente fácil
13,14= Ligeiramente cansativo
15,16= Cansativo
17,18= Muito cansativo
19,20= Exausto
2- Diversos estudo revela que a prática regular de exercícios físicos resulta no melhor controle da pressão arterial em indivíduos hipertensos de todas as idades. Dessa forma, trace um programa de exercícios físicos para um paciente, masculino, 50 anos, hipertenso controlado com medicamento. Na avaliação de PA 13x8mm/hg, peso 84Kg e altura de 1.70cm. Pontue como orientação para este paciente, todos os benefícios dos exercícios sobre a hipertensão arterial.
O programa de exercício foi realizado, com o objetivo da reabilitação cardiopulmonar e metabólica sendo composto com frequência de 3 vezes por semana, em cada sessão foi realizado cinco minutos de aquecimento, seguido de exercício aeróbio do tipo caminhada, com o tempo de 30 minutos na intensidade de FC, atingindo limiar um do TECP. Em seguida foram executados exercícios resistido para trabalhar membros superiores e inferiores, com pesos livres, duas series de 12 repetições com carga correspondente a 50% de uma resistência máxima, ao final foi realizado alongamento durante em média 5 minutos, AFC foi verificada durante exercício aeróbio e a PA foi aferida antes e imediatamente após cada sessão do treino. Foram trabalhados uma variação de exercício de grupos musculares ao longo da semana, priorizando a variação do treino para que o treino não fique monótono, com a variação de alongamentos semanais, além de aprendizagem de variações, também trabalha uma execução de diferentes de treinos no dia de treino.
	SEGUNDA 
	TERÇA
	QUARTA
	QUINTA
	SEXTA
	SÁBADO
	DOMINGO
	Caminhada de 30 minutos
	------------------------------
	Caminhada de 30 minutos
	------------------------
	Caminhada de 30 minutos
	--------------------------
	--------------------------------
	Aquecimento
	----------
	Aquecimento
	-------------
	Aquecimento
	-------------
	
	Ombros 2x12
Peito: 2x12
Bíceps: 2x12
Leg. Press: 2x12
Quadríceps: 2x12
	------------------------------------------------------------
	Levantamento: 2x12
Pulôver: 2x12
Crucifixo: 2x12
Panturrilha: 2x12
	------------------------------------------------------------------------------
	------------------------------------------------------------------------------------------------------------
	------------------------------------------------------------------------------
	------------------------------------------------------------------------------------------------
	Alongamento
	----------
	Alongamento
	-------------
	Alongamento
	-------------
	----------------
O exercício físico comparado como tratamento farmacológico convencional possibilitou idêntico controle de pressão, arterial sistólico e diastólico e melhor percepção da qualidade de vida 
REFERENCIA BIBLIOGRAFICA
Oliveira, D.M. disfunções orgânicas atividade física e saúde. BATATAIS: Claretiano, 2016.
Guimarães, G.V. CIOLAC. E.G. síndrome metabólica: abordagem do educador físico. Revista brasileira de medicina do esporte. VOLUME: 14, Nº 4.

Continue navegando