Buscar

CRESCIMENTO GERAL NORMAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Izabela Ferreira
CRESCIMENTO GERAL NORMAL
- Subdivididos em crescimento e desenvolvimento craniofacial pré-natal e crescimento e desenvolvimento craniofacial pós-natal
- Necessitamos da compreensão do processo normal de maturação óssea e estruturas adjacentes para podermos diagnosticar uma deformidade dento-facial, bem como identificar fatores etiológicos intrínsecos que atual em conjunto
-CRESCIMENTO
- É o processo pelo qual as substâncias vivas se tornam maiores, pelo resultado direto da divisão celular ou indireto como produto da atividade biológica, como o crescimento ósseo
- Geralmente é definido como alteração em magnitude, ou seja, aumento da massa (mudança quantitativa)
- Pode ser o resultado direto da divisão celular, ou o produto indireto de atividade biológica (ex.: ossos e dentes)
DESENVOLVIMENTO
- Se refere a um aumento em complexidade, aumento de especialização
- Processo pelo qual a forma adulta é atingida, de forma unidirecional
- Crescimento + diferenciação + deslocamento
DIFERENCIAÇÃO
- É a mudança de células ou tecido generalizados para gêneros mais especializados durante o desenvolvimento. Diferenciação é uma diferença em qualidade ou em espécie
- Um bom exemplo são as células pluripotentes que podem se diferenciar e se desenvolver como diversos tecidos
DESLOCAMENTO
- Mudança de posição como resultado do crescimento
- O deslocamento da extremidade do queixo para baixo e para frente é maior do que qualquer crescimento que ocorra no próprio queixo
MATURAÇÃO (ENVELHECIMENTO)
- É um termo usado para expressar as mudanças qualitativas que ocorrem com o amadurecimento ou a idade, como quando pensamos em puberdade como um período de maturação rápida e crescimento físico acelerado
- Envelhecimento: parte do desenvolvimento x parte da maturação
PADRÃO
- Padrão em crescimento representa o conjunto de alterações nas relações proporcionais num determinado período de tempo.
- Um aspecto importante do padrão é a sua previsibilidade. Uma mudança no padrão de crescimento indicaria algumas alterações nas mudanças esperadas nas proporções do corpo.
GRADIENTE CEFALOCAUDAL
- O padrão de crescimento normal responde a um padrão de crescimento cefalocaudal - as estruturas próximas da massa cefálica iniciam seu crescimento primeiro que as outras e finalizam primeiro
Essa imagem mostra o gradiente cefalocaudal Na vida fetal, no 3° mês de VIU, a cabeça representa quase 50% do comprimento total do corpo e o crânio representa mais da metade do total da cabeça. Na época do nascimento, o tronco e os membros cresceram mais rápido, de tal maneira que a proporção do corpo inteiro compreendida pela cabeça decresceu cerca de 30%. Durante a vida pós-natal, há um crescimento maior dos membros inferiores do que dos superiores. Todas essas mudanças refletem um eixo de aumento do crescimento estendendo-se da cabeça para os pés.
CURVA DE SCAMMON
- Apesar de termos um padrão global de crescimento dos diversos tecidos que constituem o organismo, nem todos os sistemas de tecidos do corpo crescem na mesma proporção. Segundo Scammon, temos 4 sistemas de crescimento: linfoide, neural, geral (músculos, ossos, vísceras), genital. 
- Como o gráfico indica, o crescimento dos tecidos nervosos está completo aos 6 ou 7 anos de idade. Os tecidos gerais do corpo, incluindo músculo, osso e vísceras, mostram uma curva em forma de S, com uma diminuição acentuada do crescimento durante a infância e uma aceleração na puberdade. Os tecidos linfóides proliferam muito mais na infância tardia do que no adulto e depois sofrem involução no mesmo momento em que o crescimento dos tecidos genitais acelera.
VARIABILIDADE (CURVA DE DESENVOLVIMENTO OMS)
- A “variabilidade normal”, derivada de estudos de larga escala em grupos de crianças, é mostrada pelas linhas sólidas nos gráficos. Um indivíduo que se encontrasse exatamente no ponto mediano da distribuição normal estaria sempre na linha de 50% do gráfico. Aquele que fosse maior que 90% da população poderia ser representado acima da linha de 90% e aquele que fosse menor que 90% da população poderia ser representado abaixo da linha de 10%.
- Indica se o indivíduo encontra-se dentro desse intervalo de normalidade, respeitando os devidos crescimentos entre as pessoas, já que ninguém se assemelha na maneira como cresce. Por exemplo estirão de crescimento ocorre na adolescência. Porém, acontece em épocas diferentes para cada indivíduo.
CURVA OMS
- Serve para acompanhar a criança ao longo do crescimento para identificar alguma alteração no padrão de crescimento, levando em consideração os padrões de normalidade para o crescimento feminino (rosa) e masculino (azul)
- O Normal é permanecer na mesma linha de percentual. Se a posição percentual de um indivíduo se alterar relativamente ao seu grupo de semelhantes, especialmente se há uma mudança marcante, o clínico deve suspeitar de alguma anormalidade do crescimento e investigar mais profundamente. 
PERÍODO - CURVAS DE CRESCIMENTO
- Variações no crescimento e no desenvolvimento devido ao ritmo são particularmente evidentes na adolescência. Algumas crianças crescem aceleradamente e amadurecem cedo, outras crescem e se desenvolvem vagarosamente, apesar de, com o tempo, alcançarem ou até ultrapassarem aquelas crianças que em algum momento eram maiores.
Podem ser vistos claramente em meninas, nas quais a menarca é um indicador da chegada da maturidade sexual e é acompanhada por um surto de crescimento. Aos 11 anos de idade, a menina com maturação precoce já passou pelo pico do surto de crescimento da adolescência, enquanto a menina com maturação tardia nem mesmo começou a crescer rapidamente. Este tipo de variação de ritmo, mas todas chegam a idades semelhantes.
.
-VARIÁVEIS QUE AFETAM O CRESCIMENTO FÍSICO 
A variabilidade pode ser vista na velocidade, tempo ou caráter de crescimento, assim como no tamanho definitivo ou alcançado
HEREDITARIEDADE
O crescimento físico faz uso dados de gêmeos e familiares. Há controle genético na velocidade de crescimento, menarca, erupção dentária, calcificação dos ossos e começo do surto do crescimento.
NUTRIÇÃO
- A desnutrição retarda o crescimento e pode afetar: o tamanho das partes, as proporções do corpo, e qualidade e textura de alguns tecidos (dentes e osso) e pode também retardar o surto de crescimento na adolescência.
- Durante pequenos períodos de desnutrição, o crescimento se torna lento, à espera de melhores tempos. Com o retorno da boa nutrição, o crescimento raramente retorna com velocidade até que a curva geneticamente determinada tenha sido reequilibrada e subsequentemente seguida.
- Obesidade, hormônios e ossos: mais leptina, mais estrógeno e progesterona, mais cedo a menarca
ENFERMIDADES
- Enfermidades leves comuns na infância não têm efeito sobre o crescimento. Já as prolongadas, debilitantes e graves tem efeito marcantes
- Até 2 anos é passivel de recuperação total
ETNIA
- Deve-se aos fatores climáticos, nutricionais e socioeconômico. Mas também, ao fator genético ligado a etnia

Outros materiais