Buscar

Formação Social, Histórica E Política Do Brasil Avaliação I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Formação Social, Histórica E Política Do Brasil – Avaliação I 
01 – A República Brasileira já tem mais de cem anos. A sua instalação, com a queda da Monarquia, tinha como propósito a modernidade. No entanto, nos primeiros anos do regime republicano, as forças que momentaneamente tinham se unido em torno da ideia republicana entraram em choque. Com relação ao pano de fundo relacionado a esse descontentamento, assinale a alternativa CORRETA:
A - O descontentamento estava relacionado à quebra do pacto entre São Paulo e Minas Gerais.
B - O descontentamento estava relacionado ao descaso das garantias sociais.
C - O descontentamento estava relacionado à centralização versus o federalismo.
D - O descontentamento estava relacionado à crise econômica.
02 – Machado de Assis (1839-1908), escritor e político brasileiro nascido no século XIX, de notável repertório erudito e intelectual se destacou com escritos em diferentes gêneros literários nos quais deixou seu testemunhou sobre as inúmeras transformações na conjuntura política brasileira entre o século XIX e XX. Dentre os principais temas que preocupavam Machado estavam a abolição da escravatura e a substituição da Monarquia pela república. A coletânea de contos que compõem "Papéis Avulsos" foi publicado em 1882 fazia referência entre o movimento político-intelectual, à sociedade e a realidade brasileira da época. Observe a passagem a seguir: "Não direi, senhores, que a obra chegou à perfeição, nem que lá chegue tão cedo. Os meus pupilos não são os solários de Campanela ou os utopistas de Morus; formam um povo recente, que não pode trepar de um salto ao cume das nações seculares. Nem o tempo é operário que ceda a outro a lima ou o alvião; ele fará mais e melhor do que as teorias do papel, válidas no papel e mancas na prática. O que posso afirmar-vos é que, não obstante as incertezas da idade, eles caminham, dispondo de algumas virtudes, que presumo essenciais à duração de um Estado. Uma delas, como já disse, é a perseverança, uma longa paciência de Penélope, segundo vou mostrar-vos". Agora, pergunta-se: a que contexto e condições políticas o texto do escritor Machado de Assis pode ser relacionado? Com base nessa resposta, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: ASSIS, Machado de. Papéis avulsos. Rio de Janeiro; Belo Horizonte: Garnier, 1989. p. 148.
A - Que o país não conseguiria fazer as mudanças e atualizações econômicas políticas necessárias.
B - Que o país estava pronto para receber as mudanças e as novidades que a modernidade pudesse oportunizar.
C - Que o país havia se antecipado nas mudanças, que contava com experiência e estrutura sólida para inspirar outras nações.
D - Que as novas teorias encontrariam adversidades na realização e na efetivação das mudanças necessárias.
03 – "Há fatos mais extraordinários que a desolação da Babilônia. Há o fato de um preto de Uberaba que, fugindo agora da casa do antigo senhor, veio a saber que estava livre desde 1888, pela Lei da Abolição. [...] O rei não entrou na casa do ex-senhor de Uberaba, nem o presidente da república. O que completa a cena é que uns oito homens armados foram buscar o tal João (chama-se João) à casa do engenheiro Tavares, onde achara abrigo. [...] Renunciar ao escravo é um crime, terá dito o senhor de Uberaba. [...] Também os mortos não renunciam a seu direito de voto, como parece que sucedeu na eleição da Junta Comercial". Trata-se de uma crônica de Machado de Assis, publicada em 1º de janeiro de 1893, no jornal Gazeta de Notícias da cidade do Rio de Janeiro, na qual o escritor aferia muito aguçadamente sobre os paradoxos em que o país se encontrava desde os destronamento da Monarquia e a proclamação da República, sobre a aplicabilidade das leis e os resultados esperados, bem como os problemas nos pleitos eleitorais que acometiam o país. Levando em consideração os escritos de Machado de Assis e o cenário político brasileiro da época, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O cenário político e social do Brasil estava abalado, a abolição dos escravos e a mudança política da República haviam acabado de ocorrer. 
( ) O escritor denunciava fraudes nos processos eleitorais e que a abolição da escravatura ainda era desconhecida. 
( ) Ocorriam desígnios e mandos de senhores e líderes locais que não aceitavam e cumpriam às legislações. 
( ) A libertação dos escravos era um fato conhecido, festejado e consolidado em meio aos mais diferentes grupos sociais da época. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: ASSIS, M. de. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, vol. IV, 2008, p. 949.
A - V - V - V - F.
B - V - V - F - V.
C - F - V - V - F.
D - V - V - F - F.
04 – O século XIX, principalmente em sua segunda metade, foi um período de grandes transformações. Nesse contexto, a segunda revolução Industrial dentro de um sistema capitalista proporcionou um salto quantitativo e qualitativo no modo de vida da população. Tal situação se deve pelo desenvolvimento da ciência e a sua aplicação no campo tecnológico. Essa nova realidade, então, veio a diminuir as distâncias, interligando as fronteiras. Com relação a esse contexto nas relações sociais, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- Os novos avanços proporcionados pela ciência e a sua aplicação no campo tecnológico modificaram e tornaram complexa a vida urbana no Brasil. PORQUE II- Por maiores que fossem as diferenças entre a realidade brasileira e aquela relativa à Europa e aos Estados Unidos, paulatinamente o Brasil também acabou se inserindo nesse novo cenário. Assinale a alternativa CORRETA:
A - As duas afirmações são verdadeiras e estabelecem relação entre si.
B - A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda afirmação é falsa.
C - A primeira afirmação é falsa e a segunda afirmação é verdadeira.
D - As duas afirmações são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
05 – O regime de monarquia vigorou no Brasil dos anos de 1808 a 1889. Quando da reflexão sobre o processo de transição da Monarquia à República, não é possível deixar de considerar a importância da chamada questão militar. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: 
I- Na segunda metade do século XIX, principalmente após o término da Guerra do Paraguai (1884-1887), as relações entre o governo imperial e o Exército eram de descontentamento e insatisfação. 
II- A filosofia positivista, em voga na Europa, e que defendia a ciência como a principal responsável e promotora de progresso, de desenvolvimento e "civilização" era condenada pelo grupo dos militares. 
III- O fato de os integrantes do Exército não poderem expressar sua insatisfação na imprensa da época foi um dos fatores que contribuíram para o aparecimento da questão militar. 
IV- Nos meios militares, havia uma profunda frustração com o governo imperial; dada especialmente diante da falta de investimentos, equipamentos, treinamentos e salários. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A - As sentenças II e IV estão corretas.
B - As sentenças I, III e IV estão corretas.
C - As sentenças I e II estão corretas.
D - As sentenças II, III e IV estão corretas.
06 – O coronelismo foi uma política implantada nos primeiros anos da República brasileira nas mais diversas regiões do país. Encontrava-se vinculada ao modelo econômico de base agrícola em latifúndios e tinha como personagem principal o coronel. Com relação ao período de coronelismo dos primeiros anos da República brasileira, analise as sentenças a seguir: 
I- O coronel e sua família, apoiados pelos seus agregados e subalternos, exerciam ampla influência na região onde possuía seus domínios de terras. 
II- Na Região Nordeste, o coronéis utilizavam milícias armadas, conhecidos como jagunços, para garantir que seus mandos fossem cumpridos e respeitados. 
III- Surge na articulação da passagem do governo das mãos dos militares para a população civil, principalmente a menos favorecida. 
IV- O uso da força passou a ser uma constante, tanto com relação às pessoas simples quanto com relação a adversários políticos.Assinale a alternativa CORRETA:
A - As sentenças I, II e IV estão corretas.
B - As sentenças II e III estão corretas.
C - As sentenças I e III estão corretas.
D - As sentenças II, III e IV estão corretas.
07 – Os primeiros anos de implantação da República no Brasil não foram nada pacíficos, por outro lado, foram marcados por diversos conflitos e revoltas que coloram em risco a curta trajetória do novo regime político. Em especial, revelavam a insatisfação por parte dos grupos políticos que atuavam no interior do Brasil e que não se percebiam representados pela conjuntura política que governava o país. Com relação aos fatos que marcaram a instabilidade da República, analise as seguintes sentenças: 
I- Entre 1893/4 eclodiu a Revolta da Armada, uma ação dos militares descontentes com os rumos do regime republicano. 
II- No sul do Brasil, iniciou-se a chamada Revolução Federalista, uma tentativa de combater o centralismo da administração federal e conceder mais autonomia aos estados. 
III- Tanto a Revolta da Armada quanto a Revolução Federalista eram movimentos antirrepublicanos e monarquistas. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A - As sentenças I e III estão corretas.
B - As sentenças II e III estão corretas.
C - As sentenças I e II estão corretas.
D - As sentenças I, II e III estão corretas.
08 – A Guerra do Contestado (1912 - 1916) teve lugar na Região Sul do Brasil, entre as fronteiras do Paraná e Santa Catarina, e foi um conflito sociopolítico causado pela disputa desses territórios, por isso recebe o nome de contestado. A respeito disso, assinale a alternativa INCORRETA:
A - O motivo do conflito se deveu ao fato da construção da estrada de ferro que ligaria São Paulo ao Rio Grande do Sul ter deixado muitas pessoas em más condições de vida.
B - O governo cedeu uma grande extensão de terra, cerca de 15 mil metros, nos limites do Estado do Paraná e de Santa Catarina, mas aproveitou o pretexto e desapropriou as terras dos camponeses porque descobriu que poderia lucrar com a erva-mate, bem como com a madeira existente na localidade.
C - O conflito não se deu por motivos de interesses de construção da estrada de ferro que ligaria São Paulo ao Rio Grande do Sul.
D - Quando a linha férrea ficou pronta, a empresa não garantiu o regresso das pessoas que tinham se deslocado para a região, permanecendo ali sem qualquer apoio; acresce ainda o fato de os camponeses terem ficado desempregados e sem as suas terras para trabalhar, situações que provocaram o empobrecimento da população dessa região. 
09 – Foi um período caracterizado por rápidas investidas. Os alemães invadiram a Bélgica, cuja resistência heroica, notadamente em Liege, possibilitaria a plena mobilização dos franceses e dos russos. Apesar dos esforços franceses, 78 divisões germânicas armadas com artilharia pesada chegaram as vizinhanças de Paris. Graças à extrema habilidade do general Joffre, os alemães foram obrigados a recuar até o vale do Rio Marne, onde em setembro foi disputada a primeira batalha do Mame com a participação de 2 milhões de homens. De que tipo de guerra se tratava?
A - Guerra de trincheiras, cenário que dominou todo o curso da Primeira Guerra Mundial.
B - Guerra de movimento, adotada no início da Primeira Guerra Mundial pelos alemães, estratégia que fazia parte do chamado Plano Schlieffen.
C - Guerra de guerrilha, adotada no início da Primeira Guerra Mundial pelos alemães, estratégia que fazia parte do chamado Plano Schlieffen.
D - Batalha em que se registrou o primeiro emprego do gás como arma, recurso utilizado pelos alemães.
10 – O processo de Proclamação da República no ano de 1889 representa um tema bastante debatido entre os historiadores e pesquisadores. Observe as análises de Castro (2000) que seguem: "o fácil sucesso do golpe republicano coloca algumas armadilhas à nossa percepção histórica do evento. Poderíamos imaginar que a República era inevitável, uma etapa necessária da 'evolução"' da sociedade brasileira. Também seria fácil pensar que os principais protagonistas do movimento [...] atuaram de forma unida e coesa. Se assim tivesse sido, seria fácil explicar a falta de reação por parte do governo e o modo indiferente com que a maioria da população assistiu aos acontecimentos" (CASTRO, 2000, p. 8). Sobre o processo de Proclamação da República no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Também pode ser compreendido como um golpe político. 
( ) Os grupos que defendiam a República estavam unidos e coesos. 
( ) Nem o governo e nem a população se envolveu diretamente nos fatos. 
( ) A população foi a principal responsável pela proclamação da República. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: CASTRO, Celso. A Proclamação da República. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
A - F - V - V - F.
B - V - F - V - F.
C - V - F - F - V.
D - V - V - F - F.

Continue navegando