Buscar

AVALIAÇÃO I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Formação Social, Histórica e Política do Brasil (SES45)
	1.
	
Quando ocorreu o processo de mudança do regime de Monarquia para República, existiam inúmeras situações de insatisfação no interior do Brasil. As pessoas que estavam insatisfeitas beneficiaram-se do momento e expressaram suas reivindicações. Neste contexto, o que é possível afirmar sobre este momento da história do Brasil?
	
	a) Os movimentos ocorreram no campo e nas cidades, mas aqueles que ocorreram no campo não foram de grande importância.
	
	b) São exemplos desses movimentos: a Guerra de Canudos (1896-1897), a Guerra do Contestado (1912-1915), a Revolta da Vacina (1904) e a Revolta da Chibata (1910).
	
	c) Um dos movimentos foi o do Tenentismo, que teve origem em 1922 e que apresentava um discurso moralizador, que previa a purificação das forças armadas e da sociedade como um todo.
	
	d) A situação de exclusão das camadas mais pobres dos benefícios do novo regime não influenciou na eclosão dos movimentos sociais da Primeira República.
	 
	 
	2.
	O Arraial de Belo Monte e/ou a Guerra de Canudos, de maneira geral, caracterizou um movimento/levante social encabeçado por pequenos trabalhadores da terra, que se deu no interior da Bahia, nos primeiros anos do século XX; tinha como objetivo consolidar uma organização e modo de vida alternativa diante dos problemas sociais e políticos que ocorriam no interior da própria comunidade. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A existência do Arraial de Belo Monte representava problemas para os coronéis locais, para o Governo Republicano e para a Igreja Católica.
(    ) A comunidade de Canudos viveu uma experiência comunitária, cujos princípios morais se baseavam no catolicismo e no positivismo.
(    ) A resistência dos seguidores de Antônio Conselheiro só foi possível devido ao auxílio prestado pela Igreja Católica e diante da ineficiência do Exército Brasileiro.
(    ) Pode ser considerado um dos exemplos de movimentos messiânicos que ocorreram no Brasil no início do período republicano.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - F - V.
	
	b) F - F - V - V.
	
	c) V - V - F - V.
	
	d) F - V - V - F.
	3.
	Marechal Deodoro da Fonseca comandou o grupo que defendeu a decretação da República e o fim do regime e modelo político de Monarquia. Para que os ideais deste grupo fossem levados a cabo, foi necessário que um conjunto de fatores e fatos somassem forças nesse sentido. Sobre os fatores que colaboraram para este cenário favorável, analise as opções a seguir:
I- A abolição dos escravos.
II- O descaso dos grupos militares.
III- O desejo da elites.
IV- Os movimentos sociais liderados por escravos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As opções I, II e IV estão corretas.
	
	b) As opções II, III e IV estão corretas.
	
	c) As opções I e IV estão corretas.
	
	d) As opções I, II e III estão corretas.
	4.
	O Brasil do final do século XIX encontrava-se agitado por diversos movimentos políticos, que abalavam o regime imperial que vigorava na época. Neste contexto, tinha-se o movimento abolicionista e toda uma legislação, indicando que a escravidão deveria ser superada em pouco tempo. Diante disto, analise as seguintes sentenças:
I- A Lei Eusébio de Queirós, de 1850, previa que todos os filhos de escravos nascidos após a promulgação da lei ganhariam automaticamente a liberdade.
II- A Lei dos Sexagenários, promulgada em 1885, representava mais uma tentativa de prorrogar ao máximo a escravidão do que uma preocupação com os direitos humanos.
III- A pressão contra a manutenção do regime de trabalho escravo se desenvolveu em várias frentes, dentre outros motivos porque havia um medo generalizado de que pudesse ocorrer no Brasil uma revolta de grandes (e imprevisíveis) proporções.
IV- Ao longo da segunda metade do século XIX, surgiram no país diversos clubes abolicionistas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I e II estão corretas.
	
	b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças I e IV estão corretas.
	5.
	A mudança de regime político que ocorreu no Brasil em 15 de novembro de 1889 é interpretada e explicada pelos estudiosos como sendo um evento em que a população brasileira não participou de forma efetiva, e que se tratou de um movimento em que as elites políticas orquestraram as mudanças todas que estavam em curso. Qual regime político foi substituído/superado com o evento da Proclamação da República?
	
	a) Neoliberalismo.
	
	b) Monarquia.
	
	c) Ditadura Militar.
	
	d) Teocracia.
	6.
	A Política dos Governadores que ocorreu no Brasil ao longo da primeira metade do século XX consistia na articulação dos interesses das elites políticas paulistas e mineiras. Foi responsável por favorecer o surgimento da chamada Política do Café com Leite, ou seja, aos interesses de um grupo de grandes fazendeiros do ramo agrícola e pecuarista somente. Sobre o que mais caracteriza a política das oligarquias do café-com-leite, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No interior desta política, encontrava-se o anseio por uma maior autonomia dos estados, que seria alcançada através da política de federalização dos estados brasileiros em relação ao Governo Federal/União.
(    ) O contexto político foi marcado por crises econômicas oriundas ainda da segunda metade do século XIX, que haviam enfraquecido estados, principalmente os da região Nordeste.
(    ) Do ponto de vista econômico, a Primeira República sofreu abalos políticos que advinham da crise econômica que existia no interior do Brasil, e que recaía em especial nas atividades econômicas do café em nível internacional.
(    ) Ao longo da década de 1920, principalmente em seus últimos anos, as elites econômicas desestabilizam-se e a política dos governadores enfraqueceu a ponto de não mais se sustentar.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - V - F.
	
	b) F - V - V - F.
	
	c) V - V - F - V.
	
	d) V - F - F - V.
	7.
	No Brasil do final do século XIX, especificamente em 15 de novembro de 1889, ocorreu a troca de regime político, no sentido de que o regime de Monarquia foi substituído pelo da República. Aparentemente, este processo parece ter transcorrido de forma natural e foi celebrado com muita pompa e festejos, porém, a bibliografia que analisa e reflete sobre este momento da história do país é unânime em apresentar que se tratou de um momento em que vários fatos e fenômenos de crise se precipitavam, especialmente no campo econômico e político, enfim existia um estado de coisas que precisava de respostas, e a mudança de regime político representava uma solução ao contexto geral de crise do país. Sobre o contexto desses fatos e movimentos, classifique V para sentenças as verdadeiras e F para as falas:
(  v  ) A troca de regime procurava acomodar as reivindicações das elites econômicas que se encontravam insatisfeitas com o regime monárquico, em especial diante da crise que era vivida no setor agrícola e do sistema escravista.
(   v ) As movimentações pela Proclamação da República ganharam força quando o exército brasileiro retornou vitorioso da Guerra do Paraguai e aproveitou a oportunidade para expulsar o exército português e os integrantes da nobreza que ainda permaneciam no Brasil.
(    ) Ocorria a crescente movimentação partidária que defendia a federalização do governo, ou seja, o fim da centralização das decisões políticas, pois almejavam incluir no interior das instâncias de governo também os interesses regionais.
(  v  ) Além das agitações políticas no interior do país, ocorria também a influência de ideias estrangeiras, em especial a ideologia positivista europeia, que encontrou terreno fértil no interior do exército brasileiro.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - V - F.
	
	b) V - F - V - V.
	
	c) V - V - F- V.
	
	d) F - V - V - V.
	8.
	O Brasil das primeiras décadas do século XX foi marcado por inúmeros movimentos e agitações populares e de trabalhadores, que reclamavam por melhores condições de trabalho e salários. Segundo os estudiosos, o movimento operário ganhou forte estrutura e alcance em suas ações, pois os integrantes possuíam larga experiência com organização de trabalhadores e movimento sindical. Sobre o trabalho nas primeiras décadas do século XX no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Muitos dos trabalhadores eram de origem europeia, haviam entrado em contato com o cotidiano do trabalho operário e do movimento sindical antes de chegar ao Brasil.
(    ) As regiões que mais apresentaram agitações de operários foram o Sul, o Nordeste e Norte do Brasil.
(    ) As questões que os trabalhadores reivindicavam não diziam respeito somente a melhorias ao operariado no interior das fábricas, mas nas condições gerais de vida dos moradores das regiões industriais.
(    ) Muitos dos imigrantes europeus já demostravam conhecimentos do sistema socialista, do anarquismo e em formas e sistema de transformação da sociedade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) F - V - V - V.
	
	b) V - V - V - F.
	
	c) V - V - F - V.
	
	d) V - F - V - V.
	9.
	Sobre a queda do regime de monarquia e implantação da República, é necessário relacionar três questões como primordiais, que são: a abolição da escravidão, os problemas com a Igreja Católica e a participação do Brasil na Guerra do Paraguai. Levando em consideração a abolição da escravatura e todo o movimento intelectual que este fomentava em pleno contexto da queda do regime de monarquia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Existiam clubes abolicionistas que eram formados por intelectuais e profissionais liberais que pressionavam os membros do governo.
(    ) No interior de clubes abolicionistas, existiam integrantes que defendiam a extinção lenta e gradual da escravidão e denominavam-se como emancipacionistas.
(    ) Em meio às ideologias favoráveis à abolição da escravatura estava a de que a superação deste regime consistia numa das principais necessidades internas ao desenvolvimento do sistema do capitalismo.
(    ) O grupo formado pelos escravistas sustentava que a abolição deveria ser efetivada somente a partir do ano de 1901, na virada do século XIX para o século XX.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - V - F.
	
	b) F - V - F - V.
	
	c) V - V - V - F.
	
	d) V - F - V - F.
	10.
	O fato de hoje vivermos um regime republicano de governo leva-nos a naturalizá-lo. Todavia, assim como os outros regimes, a República é uma construção social e cultural no Brasil. Para que tal construção se consolidasse, a questão militar teve um papel fundamental. Sobre a questão militar, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) A questão militar foi um conflito entre o governo monárquico e os militares, que estavam em estado de abandono desde a Guerra do Paraguai. A classe militar havia se fortalecido a ponto de fazer oposição ao governo.
	
	b) A questão militar foi uma revolta no Rio Grande do Sul em torno do ideário federalista e contrário à centralização monárquica.
	
	c) A questão militar foi decorrente das ideias positivistas defendidas pela família real e combatidas pela classe militar.
	
	d) A questão militar foi uma série de artigos publicados na imprensa contrários à abolição da escravidão que vinha ocorrendo paulatinamente.

Continue navegando