Buscar

SEGURANÇA EM REDES DE COMPUTADORES - ATIVIDADE 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aplicações e diferenças de uso entre os algoritmos de criptografia RSA e AES
Algoritmos assimétricos usam fórmulas que qualquer um pode procurar. O par de chaves não relacionadas é o que torna esses algoritmos seguros. Os algoritmos assimétricos incluem, RSA, Diffie-Hellman, ElGamal, Elliptic Curve Cryptograph (ECC).
RSA (Rivest-Shamir-Adleman) - usa o produto de dois números primos muito grandes com um comprimento igual entre 100 e 200 dígitos. Os navegadores usam o RSA para estabelecer uma conexão segura.
A criptografia assimétrica é a base para as assinaturas digitais. Um algoritmo de chave pública como o RSA gera duas chaves: uma privada e outra pública. As chaves estão matematicamente relacionadas.
Numerosos sistemas de criptografia usam criptografia simétrica. Alguns dos padrões comuns de criptografia que usam criptografia simétrica incluem os seguintes, 3DES (DES triplo), International Data Encryption Algorithm (IDEA), Advanced Encryption Standard (AES), Outras cifras de bloco incluem Skipjack (desenvolvido pela NSA), Blowfish e Twofish.
AES: O Advanced Encryption Standard (AES) tem um tamanho de bloco fixo de 128 bits com um tamanho de chave de 128, 192 ou 256 bits. O National Institute of Standards and Technology (NIST) aprovou o algoritmo AES em dezembro de 2001. O governo dos EUA usa AES para proteger informações confidenciais.
AES é um algoritmo forte que usa comprimentos de chave mais longos. O AES é mais rápido que o DES e o 3DES, por isso fornece uma solução para aplicações de software, bem como o uso de hardware em firewalls e routers.
Existem muitas aplicações para algoritmos simétricos e assimétricos.
Um token gerador de senha única é um dispositivo de hardware que usa criptografia para gerar uma palavra-passe de uso único. Uma palavra-passe de uso único é uma sequência de caracteres numérica ou alfanumérica gerada automaticamente que autentica um utilizador para uma transação de apenas uma sessão. O número muda a cada 30 segundos ou mais. A palavra-passe da sessão aparece em uma tela e o utilizador insere a senha.

Continue navegando