Buscar

Av2 - Tópicos em Direito Administrativo

Prévia do material em texto

Av2 - Tópicos em Direito Administrativo
1)
Conforme arrazoa a Constituição Federal, em seu art. 37, inciso XXI: Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (...) XXI - ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes, com cláusulas que estabeleçam obrigações de pagamento, mantidas as condições efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitirá as exigências de qualificação técnica e econômica indispensáveis à garantia do cumprimento das obrigações.
Com base nos nossos estudos sobre licitação pública, complete a frase seguinte para que ela tenha seu sentido correto: “A licitac¸a~o e´ um dos institutos juri´dicos mais relevantes para todos aqueles que se preocupam com ________, porque ela instrumentaliza ________ de contratação, pela______, identificando interessados em contratar, assim como propostas que lhe sejam mais vantajosas”.
Alternativas:
· a)
O empreendedorismo privado; a mais rentável forma; iniciativa privada ;
· b)
A coisa pu´blica; a melhor forma; a Administrac¸a~o Pu´blica;
Alternativa assinalada
· c)
A coisa pública; a forma mais dispendiosa; Administração Pública;
· d)
O empreendedorismo privado; a mais rentável forma; iniciativa privada;
· e)
A coisa pública; a melhor forma; a iniciativa privada.
2)
Conforme preceitua a Lei 8.666/1993: “Art. 3o  A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.”
De acordo com nossos estudos sobre licitação pública, bem como conforme definições preestabelecidas na Lei 8.66/1993, assinale a opção correta:
Alternativas:
· a)
Concurso é a modalidade de licitação entre interessados pré-cadastrados em banco de dados específico, para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 15 (quinze) dias.
· b)
Tomada de preços é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que atenderem a todas as condições exigidas até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, sem a necessidade de análise prévia de qualificação ou cadastramento antecipado;
· c)
Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis previstos no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.
Alternativa assinalada
· d)
A Concorrência é a modalidade de licitação entre interessados pré-cadastrados, que na citada fase de pré-cadastramento devem comprovar possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto;
· e)
Convite é a modalidade de licitação entre interessados de quaisquer ramos mercantis, previamente cadastrados, escolhidos e convidados em número mínimo de 6 (seis) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 48 (quarenta e oito horas) horas da apresentação das propostas.
3)
De uma maneira bem superficial, crime é toda conduta humana que viola os mais importantes bens jurídicos de uma sociedade (bens jurídicos fundamentais), quais sejam: a vida, a honra, a liberdade, a integridade física e emocional, o patrimônio, a administração pública, entre outros - e que estão previamente previstos numa lei que determine que tal conduta não é aceita naquele determinado ordenamento jurídico.
De acordo com nossos estudos sobre licitação pública, analise as afirmações abaixo e marque Verdadeiro (V) ou Falso (F). Após isso, escolha a alternativa correta. São crimes previstos na Lei 8.666/1993:
I - Afastar ou procurar afastar licitante, apenas por meio de violência e lesão corporal física, sob pena de haver apenas ilícito cível, de participação e competição no certame;
II - Dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em lei, ou deixar de observar as formalidades pertinentes à dispensa ou à inexigibilidade;
III - Impedir, perturbar ou fraudar a realização de qualquer ato de procedimento licitatório;
IV - Frustrar ou fraudar, mediante ajuste, combinação ou qualquer outro expediente, o caráter competitivo do procedimento licitatório, com o intuito de obter, para si ou para outrem, vantagem decorrente da adjudicação do objeto da licitação.
Alternativas:
· a)
F; V; V; V;
Alternativa assinalada
· b)
F; F; V; V;
· c)
V; F; V; F;
· d)
V; V; F; F;
· e)
F; V; F; V.
4)
Como regra geral, a parte que der causa (que der o motivo) para a rescisão contratual, é aquela que fica sujeita a sofrer as penalidades previstas no contrato, ou seja, as sanções que tiverem sido pactuadas pelos contratantes. Porém, nos contratos administrativos temos o art. 58, IV, da Lei de Licitações (8666/93) do Estatuto, que prevê a prerrogativa da Administração de aplicar sanções ao particular inadimplente, tratando-se, nesse caso, da possibilidade de serem aplicadas sanções não previstas no instrumento contratual, mas sim na própria lei. No sistema do Estatuto, podem ser encontrados dois grupos de sanções extracontratuais: o primeiro deles gera um fato administrativo e o segundo redunda na prática de um ato administrativo.
De acordo com o texto acima, assinale a alternativa que traz penalidades do grupo de fatos administrativo e do grupo de ato administrativo, respectivamente:
Alternativas:
· a)
Declaração de inidoneidade e aplicação de multa;
· b)
Execução da garantia contratual e ocupação das instalações;
· c)
Aplicação de advertência e tomada de direção;
· d)
Ocupação do imóvel e aplicação de multa;
Alternativa assinalada
· e)
Tomada de direção e aplicação de advertência
5)
Após vencer uma licitação cujo objeto era o fornecimento de pão para merenda escolar de escolas e creches da cidade de Alagoinhas/BA, Joel Bread foi surpreendido com a notícia de que o trigo, insumo fundamental para produção do pão, tinha sofrido aumento de 600% - o que se deu repentinamente, diante de doença que acometeu 90% das plantações de trigo do estado da Bahia. Desesperado com a situação, Joel procurou um advogado para lhe esclarecer o que poderia ser feito com o citado cenário, já que ele não conseguiria honrar seus compromissos com a alta do preço já durante a execução do contrato.
De acordo com nossos estudos sobre contratos administrativos, a tese que o advogado de Joel deve levantar para discutir a situação do seu cliente, é:
Alternativas:
· a)
Exceção de contrato não cumprido sob o pedido de reajuste contratual;
· b)
Não existe possibilidade de alterar um contrato administrativo após sua assinatura, sob pena de estar-se fraudando o objeto da licitação, especialmente nos casos de vencedor que apresentou proposta de menor preço;
· c)
Equilíbrio econômico financeiro do contrato administrativo sob o pedido de reajuste contratual;
· d)
Exceção de contrato não cumprido sob o pedido de revisão contratual;
· e)
Equilíbrio econômico financeiro do contrato administrativo sob a discussão de revisão contratual;
Alternativa assinalada

Continue navegando