Buscar

5 SEMESTRE PCC DE HISTÓRIA INTEGRADA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

LICENCIATURA EM HISTÓRIA
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
HISTÓRIA INTEGRADA/5 SEMESTRE
NOME: MAURO CESAR ALVES DE ALENCAR FILHO RA :2038871
POLO SOUSA-PB 2022
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é entender as novas tecnologias na construção do conhecimento na sociedade contemporânea, e abordar a questão dos conflitos sociais e dos usos da História e da Memória, com a elaboração de dois exercícios objetivos para aplicar aos alunos. A escolha deve considerar aspectos dessa disciplina.
DESENVOLVIMENTO:
A teoria da história, compreende as diversas concepções do conhecimento histórico. Por não existir uma concepção única de analisar o passado, as teorias alimentam inúmeros debates entre várias concepções.
É o resultado de vários debates, pelo fato de estudiosos da área, não entrarem em um consenso de como o passado deve ser analisado. Foi alimentada, através de constantes debates entre os defensores de diversas correntes. Entre as principais correntes estão: Positivismo, Escola dos Annales, Nova História, Micro história.
O Positivismo, criado por Augusto Comte, no século XIX, acreditava que havia um fator determinante da verdadeira história, encontrada nos documentos governamentais, por isso seria algo tão indiscutível e nunca estaria errada, apenas as histórias políticas, teriam importância de serem estudadas, Comte afirmava, que o conhecimento cientifico era o único conhecimento verdadeiro, assim, os positivistas, excluíam tudo ou qualquer outra coisa que não podia ser comprovada cientificamente.
A Escola de Annales é uma corrente historiográfica ocorrida na França por Marc Bloch e Lucien Febvre, incorporaram métodos de ciências sociais à história, achavam que a maneira que a história estava sendo tratada era insuficiente, rompeu a compartimentação das ciências sociais, privilegiando os métodos pluridisciplinares.
A Nova História é uma corrente historiográfica que corresponde a terceira geração da escola de Annales. Surgiu nos anos 1970, por Jacques Le Goff e Pierre Nora.
É a história das mentalidades, para compreende-la é preciso estabelecer uma história serial das estruturas mentais das sociedades, cabendo ao historiador a análise dos dados.
A Micro História criada por Carlo Ginzburg, surgiu com a publicação na Itália, da coleção " Microstorie & quot; defende uma delimitação extremamente especifica pelo historiador, em tempo e espaço.
Com os avanços tecnológicos e as mudanças nas relações sociais, a sociedade exigiu da escola maior participação na educação das novas gerações, os envolvidos no processo professores e alunos esperam da escola a adaptação que a sociedade pede.
O aluno aprende na escola a produzir o conhecimento, de acordo com os teóricos da Escola, se dá com a prática de pesquisas e análises desses dados. A escola deve possibilitar a construção desse conhecimento, com o avanço das tecnologias de informação, o computador servirá no desenvolvimento de suas atividades, criando novas situações de aprendizagem.
A história possibilita o aluno construir seu próprio ponto de vista. A história é dinâmica, portanto não se pode estudar os acontecimentos isoladamente, é importante ensinar o aluno a ação do pensar/refletir historicamente.
A escola deve invadir no processo de globalização e informação, adquirindo inovações tecnológicas. O ensino de história deve estar atento a essa nova realidade. O uso dos recursos tecnológicos e o ensino, deve estar associado para que se possa adequar o conhecimento histórico através de conteúdos e metodologias.
Os recursos tecnológicos, favorecem o desenvolvimento de capacidades, permitindo o contato com linguagens variadas. A televisão, o vídeo, o computador e internet são recursos tecnológicos de informação e comunicação, mais utilizadas por professores na aplicação de aulas de história, um meio de trabalhar conteúdos, fatos históricos com os alunos.
O professor de história precisa estar se reciclando, buscando novos caminhos que visem melhorias para seu trabalho
Questões objetivas:
1- De acordo com o texto, marque aa alternativa que corresponde a resposta correta:
• A contribuição das novas tecnologias se torna ferramentas de apoio para a apresentação, construção e transmissão do conhecimento histórico, acontece devido:
a) O uso dos recursos tecnológicos e o ensino, que não deve estar associado para que se possa adequar o conhecimento histórico através de conteúdos e metodologias.
b) Os recursos tecnológicos, desfavorecem o desenvolvimento de capacidades, e não permite o contato com linguagens variadas.
c) Um dos poderes do desenvolvimento tecnológico para o campo da História é a digitalização das diversas fontes históricas que além de alargar a conservação dos documentos históricos possibilita que o docente os utilize para análise e discussão sobre o passado e o presente.
d) A escola deve invadir no processo de globalização e informação, adquirindo inovações tecnológicas
e) Nenhuma das alternativas.
• Como a tecnologia deve ser utilizada na construção do conhecimento dos alunos?
a) A tecnologia é algo que deve ser abolida no âmbito escolar, devido ao grande número de informação que pode confundir o aluno diante de seu processo de aprendizagem;
b) A tecnologia não traz benefícios para o ambiente escolar e não facilita a aprendizagem;
c) O uso das tecnologias na educação é inacessível devido ao seu alto custo;
d) Quando essas tecnologias são usadas de forma voltada a aprendizagem é bastante benéfica. As tecnologias trazem as informações para o ambiente escolar, facilitando e estimulando o aluno a aprender, aumentando o interesse e a participação nas atividades propostas pelo professor.
e) A televisão, vídeo e computador não são as tecnologias utilizadas em sala de aula.
CITAÇÕES BIBLIOGRAFICAS
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742006000100014
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362012000300015&lng=pt&nrm=iso
http://anais.anpuh.org/

Continue navegando