Buscar

Gestão de Equipes de Manutenção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. Gestão de equipes de manutenção
1.1. Resolução do caso (N1)
Avaliando-se o cenário proposto identificou-se uma estrutura de manutenção muito bem alinhada em termos de processos e modo de operação, contemplando todas ramificações do processo em suas nuances e periodicidades. Contudo o foco para atuação é o time de manutentores cujos indicadores de desempenho são baixos comparados a outras equipes onde a sugestão de consultoria envolve a priori entender os motivos culturais/modelos mentais que possam interferir na equipe como antigos hábitos e comportamentos, culturas organizacionais, conceitos de conservação dos trabalhos, subdivisões da equipe (reestruturação do time) e alinhamentos de informação.
No que tange a cultura organizacional destaca-se a necessidade de reafirmar/implementar o modelo padrão de gestão que englobe os objetivos da corporação de forma que não reste dúvidas de como os procedimentos devem ser seguidos e as metas a serem alcançadas, ainda que “sempre seja feito daquele jeito” certa atividade, os conceitos fundamentais do que é uma manutenção – seja corretiva, preventiva, preditiva ou detectiva – devem ser obedecidos de forma a termos resultados mais concisos e assertividade na conservação.
[...] o conjunto de hábitos, crenças, valores e tradições, interações e relacionamentos sociais típicos de cada organização. Representa a maneira tradicional e costumeira de pensar e fazer as coisas e que são compartilhadas por todos os membros da organização. Em outras palavras, a cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros da organização no dia a dia e que direcionam suas ações para a realização dos objetivos organizacionais. (Chiavenato, 2003, p. 372-373).
 Ao irmos mais fundo nesse quesito deverá ser entendido o modelo mental dessa equipe e dos colaboradores que a compõem, pois, a forma como cada um entende o mundo a sua volta interfere diretamente em como esse indivíduo é receptivo a informação que lhe é passada. Haja visto que “podem ser descritos como uma visão ampla do mundo, adquirida por meio de experiências passadas, são pressupostos, generalizações ou mesmo imagens arraigadas que influenciam a forma de ver o mundo e agir” (TONI et al . 2014, p. 715)
Dentre as demais ações necessárias destaca-se também a reestruturação do time, fazendo-se um estudo das funções em grupo e ações individuais e como isso pode estar em sinergia por meio da coordenação de esforços. Em outras palavras, colocar em pauta como a equipe pode ser mais eficaz utilizando o tempo empenhado nas suas tarefas de forma a serem o máximo produtivos e assertivos. Uma vez que hoje o motorista da retroescavadeira já coordena atualmente o time disseminando as atividades de acordo com as programações cíclicas e ordens de serviço, o ideal seria elege-lo como um gestor (formalmente) colocando-o numa posição mais estratégica alinhando as competências técnicas e comportamentais de cada funcionário explorando os pontos fortes e desenvolvendo os pontos a melhorar.
Um ponto crucial para alavancar os resultados do time de manutenção, são os alinhamentos das informações a fim de integrar as competências e elevar os índices operacionais. Uma equipe de alta performance se comunica e garante que a informação chegue de forma concisa e eficaz do outro lado – seja a informação estratégica, operacional ou técnica. Implantação de reuniões de planejamento envolvendo brain storm, feedbacks direcionados aos profissionais, o que demandará um acompanhamento efetivo in loco onde serão mapeados pontos de melhoria e ganhos de produtividade. O fato é, seja a comunicação escrita complementada por uma verbal para certificar-se que o receptor recebeu bem a informação, ou uma simples informação verbal seja qual for o veículo, ela tem que existir e funcionar para que a sinergia aconteça. Canais como: e-mails, softwares de manutenção, rádios, grupos, celulares, quadros de aviso e até mesmo reuniões periódicas são indicados a fim de eliminar ruídos e garantir o trabalho efetivo.
Assim sendo, para que a equipe de manutenção tenha um excelente resultado refletido nos indicadores (KPIs), tem-se todo um trabalho de dentro para fora que demanda tempo, paciência e alinhamentos constantes a fim de garantir que todos trabalhem em sua plenitude dentro que acredita e no que é acordado consoante aos parâmetros da empresa. Desde os parâmetros macro que envolvem a cultura organizacional ao comportamento e forma de ver o mundo de cada um, o foco e o objetivo têm que ser um só. As informações bem disseminadas deixam todos no mesmo prumo e em busca do mesmo objetivo.
2. Referências bibliográficas
· TONI, D. ; MIORANZA. G.; MILAN, G.S.; LARENTIS, F. AS DIMENSÕES DOS MODELOS MENTAIS DOS EMPREENDEDORES E SEUS IMPACTOS SOBRE O DESEMPENHO ORGANIZACIONAL. Disponível em: https://www.scielo.br/j/read/a/4TVZpQxSVrbJZqgCK8g9HBR/?lang=pt#. Acessado em 14/03/2022
· ROTEIRO DE ESTUDOS. Disponível em: https://www.scielo.br/j/read/a/4TVZpQxSVrbJZqgCK8g9HBR/?lang=pt#. Acessado em: 15/06/2022

Continue navegando