Buscar

Emile Durkleim

Prévia do material em texto

Emile Durkleim
A sociedade é sempre pensada pelo autor como um organismo vivo. O positivismo pressupõe que conhecimento objetivo e verdade absoluta são equivalentes. O que é produzido pelos parâmetros teórico-metodológicos das ciências alcança estatuto de verdade
FATOS SOCIAIS --- COISAS
Eles são maneiras coletivas de pensar, agir e sentir, consolidadas num determinado grupo.
Método Comparativo: Sua corrente, o funcionalismo, atribui uma função para cada componente social, tal quais os órgãos de um corpo.
Generalidade – o fato social deve ser de conhecimento de um grande grupo de indivíduos.
Externalidade - é a sociedade que define como o indivíduo agirá.
Coercitividade – Uma força que impele (obriga) os indivíduos a seguir padrões estabelecidos
Consciência coletiva: um conjunto de conhecimentos e características compartilhado que faz com que os indivíduos ajam de maneira minimamente parecida.
EX. A língua, a moral, a compreensão do mundo
Instituições Sociais: que é a base da sociedade e correspondem às crenças e comportamentos instituídos pela coletividade.
A solidariedade é um senso de pertencimento e obrigação para com o grupo que gera coesão social.Em sociedades pré capitalistas onde o trabalho era mais simples, ele era dividido por semelhança entre os indivíduos.
ANOMIA SOCIAL: é um momento de desorientação e dissenso entre os indivíduos e um desequilíbrio entre a consciência coletiva e a individual.
Suicídio como fato social: 
O suicídio era considerado um erro individual, no entanto Durkleim diz que o suicídio pode ter relação com a sociedade que a cerca.
Egoísta: ocorre quando a consciência individual (o ego) supera a coletiva
Altruísta: É o processo contrário. A consciência coletiva se dilata tanto que se torna insuportável para o ego. Ele se misturou a algo fora de si, deixou de ser individual. ex: homem bomba
Anômico: Ocorre em momentos de anomia social, ou seja, a ausência ou afastamento dos padrões e regras morais de uma sociedade. Aqui a ordem é desfeita, e os indivíduos têm dificuldade de lidar com esse processo. Processo de degradação da normalidade social, como crises econômicas, guerras, grandes tragédias etc. produzem esse efeito.

Continue navegando