Buscar

EXERCÍCIO FÍSICO E DOENÇAS CRÔNICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO FÍSICO E DOENÇAS CRÔNICO-DEGENERATIVAS
1. O enfisema pulmonar sinaliza o aumento anormal e irreversível dos ácinos pulmonares, acompanhado da destruição dos septos alveolares, com ausência de fibrose evidente. Quando o ácino fica mais largo, além de dificultar a diferenciação entre alvéolos e ductos alveolares, causa lesões piores nas bases dos pulmões. Por isso, trata-se de um:
enfisema panacinar.
2. As doenças pulmonares obstrutivas são caracterizadas por obstrução crônica do fluxo aéreo, em qualquer região da árvore respiratória. As principais patologias desse grupo são a bronquite crônica, o enfisema pulmonar e a asma. Qual das doenças pulmonares, abaixo, se enquadra como restritiva e obstrutiva pulmonar?
Fibrose cística.
3. Um ataque de asma induzido pelo exercício (AIE) pode acontecer entre os 5 e 15 minutos iniciais do exercício ou até 4 a 6 horas depois do exercício. A prevalência de AIE oscila entre 7 a 20%, em geral; de 30 a 70%, em atletas (elite) de esportes de inverno e em torno de 70 a 90%, em asmáticos persistentes. Há relatos de que, mesmo tendo ocorrido em torno de 61% de casos de AIE em competições como as olimpíadas, isso não interferiu nos bons resultados dos atletas. Esse fato, está diretamente relacionado:
às formas de controle de AIE.
4. Em geral, um programa de reabilitação pulmonar prioriza os cuidados gerais do paciente, a assistência respiratória pulmonar, o exercício e o treinamento funcional, a educação sobre os mecanismos da patologia e, ainda, o controle psicológico e social. Sobre o exercício físico para indivíduos com doenças pulmonares obstrutivas crônicas (DPOC), respeitando o estágio da doença, é correta a seguinte indicação:
frequência de 3 a 5 vezes por semana.
5. A doença pulmonar provocada por alérgenos (induzem reações alérgicas), exercício físico, infecções virais, aspirina, estresse e fatores ocupacionais, que se manifesta inicialmente nos adultos, mas acomete preferencialmente crianças e adolescentes é a(o):
asma.
Hipertensão arterial, aterosclerose e cardiopatias:
1. A pressão arterial indica a força que o sangue exerce contra as paredes dos vasos sanguíneos. A pressão máxima é a pressão arterial sistólica (contração), e a diástole indica o momento de relaxamento do coração (PLOWMAN, 2009). Sobre a pressão arterial média, é correto afirmar que ela indica:
o fluxo sanguíneo combinado entre contração e relaxamento.
2. De maneira geral, os profissionais da área da saúde indicam exercício a todos os indivíduos. Entretanto, são recomendados programas personalizados para pessoas com necessidades “especiais”, como  hipertensos e cardiopatas em geral, considerando tanto as respostas individuais ao exercício quanto a demanda de planejamento específico (KRAEMER et al., 2016). Identifique, abaixo, o tipo de exercício que é alvo de maior cuidado na prescrição para indivíduos hipertensos.
Exercícios de força e anaeróbios.
3. Os programas de reabilitação cardíaca frequentemente atendem casos de indivíduos que sofrem de angina de peito, infarto do miocárdio (IM), cirurgia de revascularização coronariana (CRC), angioplastia (POWERS, 2017) e insuficiência cardíaca progressiva (ICC) (MCARDLE, 2018). A cirurgia de desobstrução do lúmem arterial, com introdução de stent, sem necessidade de abertura do tórax, é indicada em:
Doença arterial coronariana.
4. O exercício físico feito regularmente com objetivo de prevenção é capaz de controlar a elevação da pressão arterial em pessoas com risco de hipertensão (MCARDLE, 2018). Nos hipertensos, a hipotensão pós-exercício está relacionada com:
sessões de exercício com intensidade moderada.
5. A aterosclerose é identificada como causa adjacente da doença arterial coronariana (DAC). O colesterol, como os demais lipídeos, não tem boa solubilidade em água, ou no plasma, e para ser absorvido, precisa combinar-se com lipoproteínas que o tornam mais solúvel (SILVERTHORN, 2017). Sobre as lipoproteínas, o que é correto afirmar?
O HDL é uma lipoproteína de alta intensidade.

Continue navegando

Outros materiais