Logo Passei Direto
Buscar

Literatura infantil- AOL 04

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Parece haver uma inconstância na sociedade brasileira: nunca se vendeu tantos livros como nos dias de hoje. Cada obra cinematográfica que é lançada, cada cantor pop, cada atleta que se supera. Tudo isso vem acompanhado de um marketing intenso que busca vender essas histórias. Porém, isso não representa um desenvolvimento das capacidades ledoras do indivíduo.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a formação de leitores no Brasil, é correto afirmar que:
1. o consumo de livros derivados de filmes, por exemplo, é reflexo de uma sociedade habituada à leitura.
2. a quantidade de livros vendidos é um sinal do aumento de leitores no território brasileiro.
3. há um paradoxo, pois na medida em que o público-leitor em potencial cresce, há um decréscimo do seu interesse pela leitura.
4. a leitura feita a partir de obras derivadas de textos literários (filmes, séries, etc.) é uma condição para o desenvolvimento de práticas de leitura.
5. o marketing da venda de livros só existe na medida em que há uma sociedade na qual a leitura está plenamente desenvolvida.

Leia o trecho a seguir: “Se é verdade que leitura, antes de mais nada, é processo de interlocução; se é verdade, como aliás já apontamos, que o imaginário pessoal e coletivo se desenvolve a partir do convívio com o grupo social e por força das experiências prévias de mundo de cada um; se é verdade também que a necessidade de ficção é um imperativo categórico para todos os indivíduos, por que então não atentar para essas dimensões todas que a leitura pode ajudar a construir, ao se propor um trabalho da escola nessa área?”
De acordo com as informações apresentadas e o conteúdo estudado sobre literatura e amadurecimento, é correto afirmar que:
1. atividades de leitura em sala de aula devem limitar-se a textos que se correlacionam ao conteúdo didático ministrado.
2. os textos infantis pouco colaboram para a fruição da leitura, diferente dos livros clássicos da nossa literatura.
3. projetos que utilizem a literatura infantil em sala de aula podem implementar nas crianças a dimensão plena do texto literário.
4. o uso de textos ficcionais, como contos de fadas, tem seu uso limitado às primeiras séries da alfabetização.
5. atividades com textos de literatura infantil são mais úteis para o processo de alfabetização nas séries iniciais.

Leia o trecho a seguir: “Os livros dirigidos às crianças tiveram que variar os seus temas, tanto para refletir os problemas e formas de vida próprios da realidade dos leitores, como para responder à preocupação educativa que, fruto de atitudes morais, debilitava o consenso sobre a preservação da infância como uma etapa inocente e incontaminada, própria da narrativa das décadas anteriores.”
De acordo com as informações apresentadas e o conteúdo estudado sobre a formação de leitores no Brasil, é correto afirmar que:
1. a literatura infantil contemporânea surge como forma de inovação de toda uma tradição que versa sobre o teor educacional da literatura.
2. nas obras ficcionais, o narrador procura atingir a criança e compreender sua percepção de mundo e o faz sem a transmissão de valores.
3. as transformações realizadas na produção literária infantil são reflexo das novas necessidades educacionais surgidas no decorrer das décadas.
4. as narrativas contemporâneas buscam ressignificar o conceito atual de infância, equiparando-a a períodos anteriores.
5. no decorrer de uma literatura direcionada ao público infantil, houve constante diálogo entre escritor e universo formativo de seus leitores.

A discussão sobre a formação de leitores no Brasil não é recente: leitores técnicos, lúdicos, contextualizados. Mas tão antigo quanto é a quantidade de projetos educacionais que procuraram atender essa carência. Porém, um dos problemas constantemente encontrados é a falta de recursos para implementar plenamente novos projetos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre biblioteca escolar, sabe-se que:
1. os projetos de leitura são bem-sucedidos nos centros metropolitanos e fracassam nas cidades interioranas.
2. a capacitação de profissionais resolveria o antigo problema da frustração dos programas de leitura no Brasil.
3. há fracasso dos projetos de leitura por que as escolas utilizam textos paradidáticos ao invés de obras clássicas.
4. em muitas regiões, a biblioteca escolar é o único espaço de acesso à leitura para grande parte da população.
5. os projetos de leitura falham pela falta de um planejamento que aborde o perfil do leitor.

Leia o trecho a seguir: “Longe de constituir mero depósito de livros, a biblioteca escolar é um centro ativo de aprendizagem. Nunca deve ser vista como mero apêndice das unidades escolares, mas como núcleo ligado ao pedagógico [...] integrada à comunidade escolar, a biblioteca proporcionará a seu público leitor uma convivência harmoniosa com o mundo das ideias e da informação.”
Apesar do sentido literal da palavra “biblioteca” ser “caixa de livros”, sua função gradativamente vai além de apenas “empilhar” o saber. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Biblioteca escolar, analise as afirmativas a seguir.
I. A biblioteca escolar é um centro passivo de aprendizagem, no qual os alunos podem consultar informações.
II. A biblioteca escolar possui uma função educativa, pois pode ser utilizada como reforço à atuação do professor.
III. Biblioteca e sala de aula são dois espaços que atingem seu potencial de forma paralela.
IV. É necessário o uso de projetos que integrem sala de aula e biblioteca para que ambas atinjam a plenitude de suas funções.
1. II e IV.
2. I, II e IV.
3. I e II.
4. III e IV.
5. I e III.

Leia o trecho a seguir: “[...] ler uma narrativa literária (como ninguém precisa ensinar, mas cada leitor vai descobrindo à medida que se envolve) é um fenômeno de outra espécie. Muito mais sutil e delicioso. Vai muito além de juntar letras, formar sílabas, compor palavras e frases, decifrar seu significado de acordo com o dicionário. É um transporte para o outro universo, onde o leitor se transforma em parte da vida de um outro, e passa a ser alguém que ele não é no mundo cotidiano.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre processos lúdicos, pode-se afirmar que:
1. para atingir sucesso, as estratégias escolares para o desenvolvimento de práticas de leitura devem investir nas leituras prévias dos alunos.
2. as estratégias escolares para o desenvolvimento de hábitos de leituras são prejudicadas pelo uso de metodologias enrijecidas.
3. estratégias de leitura em sala de aula devem privilegiar a capacidade de interpretação para, depois, investir no desenvolvimento da função criativa da leitura.
4. projetos de alfabetização centrados na leitura de textos diversificados são excelentes para desenvolver o hábito de leitura nos estudantes.
5. as escolas devem desenvolver estratégias que privilegiem o hábito da leitura dos clássicos literários, ampliando a capacidade cognitiva dos estudantes.

Leia o trecho a seguir: “[...] a estruturação do acervo deve ser calcada, antes de tudo, no conhecimento dos usuários, nas demandas e necessidades de informação, nos demais recursos que estão disponíveis. [...] no caso da biblioteca escolar, é preciso, inicialmente, conhecer a escola, os cursos que ela desenvolve e, especialmente, os currículos e programas das diversas disciplinas.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a função formadora, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A preocupação com um acervo infantil em uma biblioteca escolar tem como premissa o público-leitor que a frequenta.
II. ( ) A demanda por livros em uma biblioteca escolar concentra-se em material direcionado para a alfabetização.
III. ( ) Uma vez que a preocupação com a transmissão da moral é uma questão antiga na literatura infantil, isso reflete no acervo da biblioteca escolar.
IV. ( ) A escolha do acervo da biblioteca escolar pode funcionar de maneira paralela à bibliografia utilizada nas disciplinas escolares.
V. ( ) Projetos de leituras de textos infantis podem fazer parte de outros planos que integram a biblioteca e salas de aula.
1. F, V, F, V, F.
2. V, V, F, F, F.
3. F, F, V, V, V.
4. V, F, V, F, V.
5. V, V, F, F, V.

Leia o trecho a seguir: “É a criança principalmente que, dentro e fora da escola, passa a ser objeto de maiores cuidados, em virtude, de um lado, do papel potencial que desempenha no mercado consumidor; de outro, porque sua sadia formação intelectual e afetiva é uma das preocupações centrais da sociedade de maneira geral, da família e da escola em particular.”
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo estudado sobre o papel da família, da escola e da sociedade na promoção da leitura é correto afirmar que:
1. a escola, como espaço que busca capacitar os indivíduos, é o derradeiro espaço para a implementar estratégias de leitura.
2. o processo de formação de leituras deve ser revisto sob a ótica de diversos atores sociais.
3. os pais devem promover estratégias individuais para incentivar seus filhos a lerem mais.
4. o processo de formação de leitores é de interesse mais da sociedade como um todo do que da família.
5. mesmo que os estudantes apresentem defasagem de práticas de leitura, os reflexos disso tendem a se apaziguar no decorrer do tempo.

Leia o trecho a seguir: “A escola, sem dúvida, trabalha com muitas das interfaces. Há o ler que prioritariamente se detém na busca de informação. Há o ler cuja natureza é puramente funcional. E há o ler do produto ficcional - que deveria ser fonte de grande prazer para os estudantes, mas que, ao contrário, acaba por se constituir em desagradável exercício de coerção, momento em que melhor se evidenciam o autoritarismo e a extemporaneidade que vêm marcando boa parte de nosso sistema escolar. E é nesse mesmo momento que se anulam as possibilidades de fruição da leitura.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a natureza da leitura em ambientes escolares, pode-se afirmar que:
1. ao utilizar a literatura infantil como prática em sala de aula, o professor está centrado no uso autoritário do texto literário.
2. atividades com literatura infantil buscam introduzir na criança o conceito de leitura enquanto forma de deleite.
3. atividades com literatura infantil são o suficiente para afastar de toda a atividade literária a síndrome da coerção.
4. o uso da literatura infantil em sala de aula é um complemento para a leitura informativa comumente presente durante as aulas.
5. a fruição da leitura é uma prática comum e rotineira que se concretiza nas atividades do cotidiano escolar.

Leia o trecho a seguir: “No Brasil, o nível de consumo de material impresso - isto é, de leitura - por parte da população sempre foi baixo [...]. Na tentativa de solucioná-lo, a leitura, segundo se afirma um prazer, acaba se convertendo numa obrigação: o Estado precisa prover os leitores com livros, equipando bibliotecas e escolas; o professor deve fazer com que os alunos leiam e gostem; aos editores compete baratear o preço das obras publicadas; é necessário combater e liminar o analfabetismo.” Fonte: Zilberman, R. A literatura e o ensino da leitura. São Paulo: Contexto, 1988, p. 9.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o papel da família, da escola e da sociedade na promoção da leitura, é possível afirmar que:
1. a carência de hábitos de leitura é em decorrência de uma geração de alunos que não gosta de ler.
2. no Brasil, o desenvolvimento de práticas de leitura depende do poder aquisitivo da maior parte da população.
3. a leitura deixou de ser abordada como deleite para ser tratada como política de Estado.
4. o provimento de livros aos alunos por parte do Estado resolveria o problema da falta de hábitos de leitura na população.
5. cabe ao professor a responsabilidade pelo desenvolvimento de hábitos de leitura em meio aos seus alunos.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

Parece haver uma inconstância na sociedade brasileira: nunca se vendeu tantos livros como nos dias de hoje. Cada obra cinematográfica que é lançada, cada cantor pop, cada atleta que se supera. Tudo isso vem acompanhado de um marketing intenso que busca vender essas histórias. Porém, isso não representa um desenvolvimento das capacidades ledoras do indivíduo.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a formação de leitores no Brasil, é correto afirmar que:
1. o consumo de livros derivados de filmes, por exemplo, é reflexo de uma sociedade habituada à leitura.
2. a quantidade de livros vendidos é um sinal do aumento de leitores no território brasileiro.
3. há um paradoxo, pois na medida em que o público-leitor em potencial cresce, há um decréscimo do seu interesse pela leitura.
4. a leitura feita a partir de obras derivadas de textos literários (filmes, séries, etc.) é uma condição para o desenvolvimento de práticas de leitura.
5. o marketing da venda de livros só existe na medida em que há uma sociedade na qual a leitura está plenamente desenvolvida.

Leia o trecho a seguir: “Se é verdade que leitura, antes de mais nada, é processo de interlocução; se é verdade, como aliás já apontamos, que o imaginário pessoal e coletivo se desenvolve a partir do convívio com o grupo social e por força das experiências prévias de mundo de cada um; se é verdade também que a necessidade de ficção é um imperativo categórico para todos os indivíduos, por que então não atentar para essas dimensões todas que a leitura pode ajudar a construir, ao se propor um trabalho da escola nessa área?”
De acordo com as informações apresentadas e o conteúdo estudado sobre literatura e amadurecimento, é correto afirmar que:
1. atividades de leitura em sala de aula devem limitar-se a textos que se correlacionam ao conteúdo didático ministrado.
2. os textos infantis pouco colaboram para a fruição da leitura, diferente dos livros clássicos da nossa literatura.
3. projetos que utilizem a literatura infantil em sala de aula podem implementar nas crianças a dimensão plena do texto literário.
4. o uso de textos ficcionais, como contos de fadas, tem seu uso limitado às primeiras séries da alfabetização.
5. atividades com textos de literatura infantil são mais úteis para o processo de alfabetização nas séries iniciais.

Leia o trecho a seguir: “Os livros dirigidos às crianças tiveram que variar os seus temas, tanto para refletir os problemas e formas de vida próprios da realidade dos leitores, como para responder à preocupação educativa que, fruto de atitudes morais, debilitava o consenso sobre a preservação da infância como uma etapa inocente e incontaminada, própria da narrativa das décadas anteriores.”
De acordo com as informações apresentadas e o conteúdo estudado sobre a formação de leitores no Brasil, é correto afirmar que:
1. a literatura infantil contemporânea surge como forma de inovação de toda uma tradição que versa sobre o teor educacional da literatura.
2. nas obras ficcionais, o narrador procura atingir a criança e compreender sua percepção de mundo e o faz sem a transmissão de valores.
3. as transformações realizadas na produção literária infantil são reflexo das novas necessidades educacionais surgidas no decorrer das décadas.
4. as narrativas contemporâneas buscam ressignificar o conceito atual de infância, equiparando-a a períodos anteriores.
5. no decorrer de uma literatura direcionada ao público infantil, houve constante diálogo entre escritor e universo formativo de seus leitores.

A discussão sobre a formação de leitores no Brasil não é recente: leitores técnicos, lúdicos, contextualizados. Mas tão antigo quanto é a quantidade de projetos educacionais que procuraram atender essa carência. Porém, um dos problemas constantemente encontrados é a falta de recursos para implementar plenamente novos projetos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre biblioteca escolar, sabe-se que:
1. os projetos de leitura são bem-sucedidos nos centros metropolitanos e fracassam nas cidades interioranas.
2. a capacitação de profissionais resolveria o antigo problema da frustração dos programas de leitura no Brasil.
3. há fracasso dos projetos de leitura por que as escolas utilizam textos paradidáticos ao invés de obras clássicas.
4. em muitas regiões, a biblioteca escolar é o único espaço de acesso à leitura para grande parte da população.
5. os projetos de leitura falham pela falta de um planejamento que aborde o perfil do leitor.

Leia o trecho a seguir: “Longe de constituir mero depósito de livros, a biblioteca escolar é um centro ativo de aprendizagem. Nunca deve ser vista como mero apêndice das unidades escolares, mas como núcleo ligado ao pedagógico [...] integrada à comunidade escolar, a biblioteca proporcionará a seu público leitor uma convivência harmoniosa com o mundo das ideias e da informação.”
Apesar do sentido literal da palavra “biblioteca” ser “caixa de livros”, sua função gradativamente vai além de apenas “empilhar” o saber. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Biblioteca escolar, analise as afirmativas a seguir.
I. A biblioteca escolar é um centro passivo de aprendizagem, no qual os alunos podem consultar informações.
II. A biblioteca escolar possui uma função educativa, pois pode ser utilizada como reforço à atuação do professor.
III. Biblioteca e sala de aula são dois espaços que atingem seu potencial de forma paralela.
IV. É necessário o uso de projetos que integrem sala de aula e biblioteca para que ambas atinjam a plenitude de suas funções.
1. II e IV.
2. I, II e IV.
3. I e II.
4. III e IV.
5. I e III.

Leia o trecho a seguir: “[...] ler uma narrativa literária (como ninguém precisa ensinar, mas cada leitor vai descobrindo à medida que se envolve) é um fenômeno de outra espécie. Muito mais sutil e delicioso. Vai muito além de juntar letras, formar sílabas, compor palavras e frases, decifrar seu significado de acordo com o dicionário. É um transporte para o outro universo, onde o leitor se transforma em parte da vida de um outro, e passa a ser alguém que ele não é no mundo cotidiano.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre processos lúdicos, pode-se afirmar que:
1. para atingir sucesso, as estratégias escolares para o desenvolvimento de práticas de leitura devem investir nas leituras prévias dos alunos.
2. as estratégias escolares para o desenvolvimento de hábitos de leituras são prejudicadas pelo uso de metodologias enrijecidas.
3. estratégias de leitura em sala de aula devem privilegiar a capacidade de interpretação para, depois, investir no desenvolvimento da função criativa da leitura.
4. projetos de alfabetização centrados na leitura de textos diversificados são excelentes para desenvolver o hábito de leitura nos estudantes.
5. as escolas devem desenvolver estratégias que privilegiem o hábito da leitura dos clássicos literários, ampliando a capacidade cognitiva dos estudantes.

Leia o trecho a seguir: “[...] a estruturação do acervo deve ser calcada, antes de tudo, no conhecimento dos usuários, nas demandas e necessidades de informação, nos demais recursos que estão disponíveis. [...] no caso da biblioteca escolar, é preciso, inicialmente, conhecer a escola, os cursos que ela desenvolve e, especialmente, os currículos e programas das diversas disciplinas.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a função formadora, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A preocupação com um acervo infantil em uma biblioteca escolar tem como premissa o público-leitor que a frequenta.
II. ( ) A demanda por livros em uma biblioteca escolar concentra-se em material direcionado para a alfabetização.
III. ( ) Uma vez que a preocupação com a transmissão da moral é uma questão antiga na literatura infantil, isso reflete no acervo da biblioteca escolar.
IV. ( ) A escolha do acervo da biblioteca escolar pode funcionar de maneira paralela à bibliografia utilizada nas disciplinas escolares.
V. ( ) Projetos de leituras de textos infantis podem fazer parte de outros planos que integram a biblioteca e salas de aula.
1. F, V, F, V, F.
2. V, V, F, F, F.
3. F, F, V, V, V.
4. V, F, V, F, V.
5. V, V, F, F, V.

Leia o trecho a seguir: “É a criança principalmente que, dentro e fora da escola, passa a ser objeto de maiores cuidados, em virtude, de um lado, do papel potencial que desempenha no mercado consumidor; de outro, porque sua sadia formação intelectual e afetiva é uma das preocupações centrais da sociedade de maneira geral, da família e da escola em particular.”
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo estudado sobre o papel da família, da escola e da sociedade na promoção da leitura é correto afirmar que:
1. a escola, como espaço que busca capacitar os indivíduos, é o derradeiro espaço para a implementar estratégias de leitura.
2. o processo de formação de leituras deve ser revisto sob a ótica de diversos atores sociais.
3. os pais devem promover estratégias individuais para incentivar seus filhos a lerem mais.
4. o processo de formação de leitores é de interesse mais da sociedade como um todo do que da família.
5. mesmo que os estudantes apresentem defasagem de práticas de leitura, os reflexos disso tendem a se apaziguar no decorrer do tempo.

Leia o trecho a seguir: “A escola, sem dúvida, trabalha com muitas das interfaces. Há o ler que prioritariamente se detém na busca de informação. Há o ler cuja natureza é puramente funcional. E há o ler do produto ficcional - que deveria ser fonte de grande prazer para os estudantes, mas que, ao contrário, acaba por se constituir em desagradável exercício de coerção, momento em que melhor se evidenciam o autoritarismo e a extemporaneidade que vêm marcando boa parte de nosso sistema escolar. E é nesse mesmo momento que se anulam as possibilidades de fruição da leitura.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a natureza da leitura em ambientes escolares, pode-se afirmar que:
1. ao utilizar a literatura infantil como prática em sala de aula, o professor está centrado no uso autoritário do texto literário.
2. atividades com literatura infantil buscam introduzir na criança o conceito de leitura enquanto forma de deleite.
3. atividades com literatura infantil são o suficiente para afastar de toda a atividade literária a síndrome da coerção.
4. o uso da literatura infantil em sala de aula é um complemento para a leitura informativa comumente presente durante as aulas.
5. a fruição da leitura é uma prática comum e rotineira que se concretiza nas atividades do cotidiano escolar.

Leia o trecho a seguir: “No Brasil, o nível de consumo de material impresso - isto é, de leitura - por parte da população sempre foi baixo [...]. Na tentativa de solucioná-lo, a leitura, segundo se afirma um prazer, acaba se convertendo numa obrigação: o Estado precisa prover os leitores com livros, equipando bibliotecas e escolas; o professor deve fazer com que os alunos leiam e gostem; aos editores compete baratear o preço das obras publicadas; é necessário combater e liminar o analfabetismo.” Fonte: Zilberman, R. A literatura e o ensino da leitura. São Paulo: Contexto, 1988, p. 9.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o papel da família, da escola e da sociedade na promoção da leitura, é possível afirmar que:
1. a carência de hábitos de leitura é em decorrência de uma geração de alunos que não gosta de ler.
2. no Brasil, o desenvolvimento de práticas de leitura depende do poder aquisitivo da maior parte da população.
3. a leitura deixou de ser abordada como deleite para ser tratada como política de Estado.
4. o provimento de livros aos alunos por parte do Estado resolveria o problema da falta de hábitos de leitura na população.
5. cabe ao professor a responsabilidade pelo desenvolvimento de hábitos de leitura em meio aos seus alunos.

Prévia do material em texto

Módulo B - 87035 . 7 - Literatura Infantil - T.20221.B
Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário
Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário
Ginalda Fernandes Barbosa Gomes
Nota finalEnviado em: 20/04/22 09:57 (BRT)
10/10
Conteúdo do exercício
Conteúdo do exercício
1. Pergunta 1
/1
Parece haver uma inconstância na sociedade brasileira: nunca se vendeu tantos livros como nos dias de hoje. Cada obra cinematográfica que é lançada, cada cantor pop, cada atleta que se supera. Tudo isso vem acompanhado de um marketing intenso que busca vender essas histórias. Porém, isso não representa um desenvolvimento das capacidades ledoras do indivíduo.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a formação de leitores no Brasil, é correto afirmar que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
o marketing da venda de livros só existe na medida em que há uma sociedade na qual a leitura está plenamente desenvolvida.
2. 
há um paradoxo, pois na medida em que o público-leitor em potencial cresce, há um decréscimo do seu interesse pela leitura.
3. 
a leitura feita a partir de obras derivadas de textos literários (filmes, séries, etc.) é uma condição para o desenvolvimento de práticas de leitura.
4. 
o consumo de livros derivados de filmes, por exemplo, é reflexo de uma sociedade habituada à leitura.
5. 
a quantidade de livros vendidos é um sinal do aumento de leitores no território brasileiro.
2. Pergunta 2
/1
Leia o trecho a seguir:
“Se é verdade que leitura, antes de mais nada, é processo de interlocução; se é verdade, como aliás já apontamos, que o imaginário pessoal e coletivo se desenvolve a partir do convívio com o grupo social e por força das experiências prévias de mundo de cada um; se é verdade também que a necessidade de ficção é um imperativo categórico para todos os indivíduos, por que então não atentar para essas dimensões todas que a leitura pode ajudar a construir, ao se propor um trabalho da escola nessa área?”
Fonte: ROCCO, M. T. F. A importância da leitura na sociedade contemporânea e o papel da escola nesse contexto. Disponível em: <http://www.crmariocovas.sp.gov.br/lei_a.php?t=002>. Acesso em: 14 out. 2020.
De acordo com as informações apresentadas e o conteúdo estudado sobre literatura e amadurecimento, é correto afirmar que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
projetos que utilizem a literatura infantil em sala de aula podem implementar nas crianças a dimensão plena do texto literário.
2. 
o uso de textos ficcionais, como contos de fadas, tem seu uso limitado às primeiras séries da alfabetização.
3. 
os textos infantis pouco colaboram para a fruição da leitura, diferente dos livros clássicos da nossa literatura.
4. 
atividades com textos de literatura infantil são mais úteis para o processo de alfabetização nas séries iniciais.
5. 
atividades de leitura em sala de aula devem limitar-se a textos que se correlacionam ao conteúdo didático ministrado.
3. Pergunta 3
/1
Leia o trecho a seguir:
“Os livros dirigidos às crianças tiveram que variar os seus temas, tanto para refletir os problemas e formas de vida próprios da realidade dos leitores, como para responder à preocupação educativa que, fruto de atitudes morais, debilitava o consenso sobre a preservação da infância como uma etapa inocente e incontaminada, própria da narrativa das décadas anteriores.” 
Fonte: COLOMER, T. A Formação do Leitor Literário. Trad. Laura Sandroni. São Paulo: Global, p. 257.
De acordo com as informações apresentadas e o conteúdo estudado sobre a formação de leitores no Brasil, é correto afirmar que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
a literatura infantil contemporânea surge como forma de inovação de toda uma tradição que versa sobre o teor educacional da literatura.
2. 
nas obras ficcionais, o narrador procura atingir a criança e compreender sua percepção de mundo e o faz sem a transmissão de valores.
3. 
as transformações realizadas na produção literária infantil são reflexo das novas necessidades educacionais surgidas no decorrer das décadas.
4. 
as narrativas contemporâneas buscam ressignificar o conceito atual de infância, equiparando-a a períodos anteriores.
5. 
no decorrer de uma literatura direcionada ao público infantil, houve constante diálogo entre escritor e universo formativo de seus leitores.
4. Pergunta 4
/1
A discussão sobre a formação de leitores no Brasil não é recente: leitores técnicos, lúdicos, contextualizados. Mas tão antigo quanto é a quantidade de projetos educacionais que procuraram atender essa carência. Porém, um dos problemas constantemente encontrados é a falta de recursos para implementar plenamente novos projetos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre biblioteca escolar, sabe-se que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
os projetos de leitura são bem-sucedidos nos centros metropolitanos e fracassam nas cidades interioranas.
2. 
a capacitação de profissionais resolveria o antigo problema da frustração dos programas de leitura no Brasil.
3. 
há fracasso dos projetos de leitura por que as escolas utilizam textos paradidáticos ao invés de obras clássicas.
4. 
em muitas regiões, a biblioteca escolar é o único espaço de acesso à leitura para grande parte da população.
5. 
os projetos de leitura falham pela falta de um planejamento que aborde o perfil do leitor.
5. Pergunta 5
/1
Leia o trecho a seguir:
“Longe de constituir mero depósito de livros, a biblioteca escolar é um centro ativo de aprendizagem. Nunca deve ser vista como mero apêndice das unidades escolares, mas como núcleo ligado ao pedagógico [...] integrada à comunidade escolar, a biblioteca proporcionará a seu público leitor uma convivência harmoniosa com o mundo das ideias e da informação.”
Fonte: FRAGOSO, G. M. Biblioteca escolar: que espaço é esse?. Revista ACB, Santa Catarina, v. 7, n. 1, 2002. Disponível em:<https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/380/460#:~:text=Longe%20de%20constituir%20mero%20dep%C3%B3sito,para%20eles%20ou%20deles%20isolados>. Acesso em: 06. out. 2020.
Apesar do sentido literal da palavra “biblioteca” ser “caixa de livros”, sua função gradativamente vai além de apenas “empilhar” o saber. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Biblioteca escolar, analise as afirmativas a seguir.
I. A biblioteca escolar é um centro passivo de aprendizagem, no qual os alunos podem consultar informações.
II. A biblioteca escolar possui uma função educativa, pois pode ser utilizada como reforço à atuação do professor.
III. Biblioteca e sala de aula são dois espaços que atingem seu potencial de forma paralela.
IV. É necessário o uso de projetos que integrem sala de aula e biblioteca para que ambas atinjam a plenitude de suas funções.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
II e IV.
2. 
I, II e IV.
3. 
I e II.
4. 
III e IV.
5. 
e) I e III. 
6. Pergunta 6
/1
Leia o trecho a seguir:
“[...] ler uma narrativa literária (como ninguém precisa ensinar, mas cada leitor vai descobrindo à medida que se envolve) é um fenômeno de outra espécie. Muito mais sutil e delicioso. Vai muito além de juntar letras, formar sílabas, compor palavras e frases, decifrar seu significado de acordo com o dicionário. É um transporte para o outro universo, onde o leitor se transforma em parte da vida de um outro, e passa a ser alguém que ele não é no mundo cotidiano.”
Fonte: MACHADO, A. M. Como e por que ler os clássicos universais desde cedo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002, p. 77.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre processos lúdicos, pode-se afirmar que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
estratégias de leitura em sala de aula devem privilegiar a capacidade de interpretação para, depois, investir no desenvolvimento da função criativa da leitura.
2. 
para atingir sucesso, as estratégias escolares para o desenvolvimento de práticas de leitura devem investir nas leituras prévias dos alunos.
3. 
as estratégias escolares para o desenvolvimento de hábitos de leituras são prejudicadas pelo uso de metodologias enrijecidas. 
4. 
projetos de alfabetização centrados na leitura de textosdiversificados são excelentes para desenvolver o hábito de leitura nos estudantes.
5. 
as escolas devem desenvolver estratégias que privilegiem o hábito da leitura dos clássicos literários, ampliando a capacidade cognitiva dos estudantes.
7. Pergunta 7
/1
Leia o trecho a seguir:
“[...] a estruturação do acervo deve ser calcada, antes de tudo, no conhecimento dos usuários, nas demandas e necessidades de informação, nos demais recursos que estão disponíveis. [...] no caso da biblioteca escolar, é preciso, inicialmente, conhecer a escola, os cursos que ela desenvolve e, especialmente, os currículos e programas das diversas disciplinas.”
Fonte: ANTUNES, Walda de Andrade. Biblioteca escolar. São Paulo: Global, 2002, p. 14.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a função formadora, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A preocupação com um acervo infantil em uma biblioteca escolar tem como premissa o público-leitor que a frequenta.
II. ( ) A demanda por livros em uma biblioteca escolar concentra-se em material direcionado para a alfabetização.
III. ( ) Uma vez que a preocupação com a transmissão da moral é uma questão antiga na literatura infantil, isso reflete no acervo da biblioteca escolar.
IV. ( ) A escolha do acervo da biblioteca escolar pode funcionar de maneira paralela à bibliografia utilizada nas disciplinas escolares.
V. ( ) Projetos de leituras de textos infantis podem fazer parte de outros planos que integram a biblioteca e salas de aula.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, V, F, F, F.
2. 
V, V, F, F, V.
3. 
F, V, F, V, F.
4. 
F, F, V, V, V.
5. 
V, F, V, F, V.
8. Pergunta 8
/1
Leia o trecho a seguir:
“É a criança principalmente que, dentro e fora da escola, passa a ser objeto de maiores cuidados, em virtude, de um lado, do papel potencial que desempenha no mercado consumidor; de outro, porque sua sadia formação intelectual e afetiva é uma das preocupações centrais da sociedade de maneira geral, da família e da escola em particular.”
Fonte: Zilberman, R. A literatura e o ensino da leitura. São Paulo: Contexto, 1988, p. 16.
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo estudado sobre o papel da família, da escola e da sociedade na promoção da leitura é correto afirmar que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
a escola, como espaço que busca capacitar os indivíduos, é o derradeiro espaço para a implementar estratégias de leitura.
2. 
o processo de formação de leituras deve ser revisto sob a ótica de diversos atores sociais.
3. 
os pais devem promover estratégias individuais para incentivar seus filhos a lerem mais.
4. 
o processo de formação de leitores é de interesse mais da sociedade como um todo do que da família.
5. 
mesmo que os estudantes apresentem defasagem de práticas de leitura, os reflexos disso tendem a se apaziguar no decorrer do tempo.
9. Pergunta 9
/1
Leia o trecho a seguir:
“A escola, sem dúvida, trabalha com muitas das interfaces. Há o ler que prioritariamente se detém na busca de informação. Há o ler cuja natureza é puramente funcional. E há o ler do produto ficcional - que deveria ser fonte de grande prazer para os estudantes, mas que, ao contrário, acaba por se constituir em desagradável exercício de coerção, momento em que melhor se evidenciam o autoritarismo e a extemporaneidade que vêm marcando boa parte de nosso sistema escolar. E é nesse mesmo momento que se anulam as possibilidades de fruição da leitura.” 
Fonte: ROCCO, M. T. F. A importância da leitura na sociedade contemporânea e o papel da escola nesse contexto. Disponível em: <http://www.crmariocovas.sp.gov.br/lei_a.php?t=002>. Acesso em: 14 out. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a natureza da leitura em ambientes escolares, pode-se afirmar que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
ao utilizar a literatura infantil como prática em sala de aula, o professor está centrado no uso autoritário do texto literário.
2. 
atividades com literatura infantil buscam introduzir na criança o conceito de leitura enquanto forma de deleite.
3. 
atividades com literatura infantil são o suficiente para afastar de toda a atividade literária a síndrome da coerção.
4. 
o uso da literatura infantil em sala de aula é um complemento para a leitura informativa comumente presente durante as aulas.
5. 
a fruição da leitura é uma prática comum e rotineira que se concretiza nas atividades do cotidiano escolar.
10. Pergunta 10
/1
Leia o trecho a seguir:
“No Brasil, o nível de consumo de material impresso - isto é, de leitura - por parte da população sempre foi baixo [...]. Na tentativa de solucioná-lo, a leitura, segundo se afirma um prazer, acaba se convertendo numa obrigação: o Estado precisa prover os leitores com livros, equipando bibliotecas e escolas; o professor deve fazer com que os alunos leiam e gostem; aos editores compete baratear o preço das obras publicadas; é necessário combater e liminar o analfabetismo.”
Fonte: Zilberman, R. A literatura e o ensino da leitura. São Paulo: Contexto, 1988, p. 9.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o papel da família, da escola e da sociedade na promoção da leitura, é possível afirmar que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
a carência de hábitos de leitura é em decorrência de uma geração de alunos que não gosta de ler.
2. 
cabe ao professor a responsabilidade pelo desenvolvimento de hábitos de leitura em meio aos seus alunos.
3. 
no Brasil, o desenvolvimento de práticas de leitura depende do poder aquisitivo da maior parte da população.
4. 
a leitura deixou de ser abordada como deleite para ser tratada como política de Estado.
5. 
o provimento de livros aos alunos por parte do Estado resolveria o problema da falta de hábitos de leitura na população.

Mais conteúdos dessa disciplina