Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: "No Brasil, o nível de consumo de material impresso - isto é, de leitura - por parte da população sempre foi baixo [...]. Na tentativa de solucioná-lo, a leitura, segundo se afirma um prazer, acaba se convertendo numa obrigação: o Estado precisa prover os leitores com livros, equipando bibliotecas e escolas; o professor deve fazer com que os alunos leiam e gostem; aos editores compete baratear o preço das obras publicadas; é necessário combater e liminar o analfabetismo." Fonte: Zilberman, R. A literatura e o ensino da leitura. São Paulo: Contexto, 1988, p. 9.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o papel da família, da escola e da sociedade na promoção da leitura, é possível afirmar que:
a leitura deixou de ser abordada como deleite para ser tratada como política de Estado.
o provimento de livros aos alunos por parte do Estado resolveria o problema da falta de hábitos de leitura na população.
a carência de hábitos de leitura é em decorrência de uma geração de alunos que não gosta de ler.
no Brasil, o desenvolvimento de práticas de leitura depende do poder aquisitivo da maior parte da população.
cabe ao professor a responsabilidade pelo desenvolvimento de hábitos de leitura em meio aos seus alunos.

Parece haver uma inconstância na sociedade brasileira: nunca se vendeu tantos livros como nos dias de hoje. Cada obra cinematográfica que é lançada, cada cantor pop, cada atleta que se supera. Tudo isso vem acompanhado de um marketing intenso que busca vender essas histórias. Porém, isso não representa um desenvolvimento das capacidades ledoras do indivíduo.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a formação de leitores no Brasil, é correto afirmar que:
a quantidade de livros vendidos é um sinal do aumento de leitores no território brasileiro.
a leitura feita a partir de obras derivadas de textos literários (filmes, séries, etc.) é uma condição para o desenvolvimento de práticas de leitura.
o consumo de livros derivados de filmes, por exemplo, é reflexo de uma sociedade habituada à leitura.
o marketing da venda de livros só existe na medida em que há uma sociedade na qual a leitura está plenamente desenvolvida.
há um paradoxo, pois na medida em que o público-leitor em potencial cresce, há um decréscimo do seu interesse pela leitura.

Leia o excerto a seguir: “[...] a capacidade de educadores para perceber a riqueza e a estrutura do livro de literatura infantil é uma das alternativas para não reduzir a literatura a uma abordagem meramente pedagógica. Explorar o livro infantil, sua narrativa, suas ilustrações, seu significado, é um recurso que deve ser abordado com competência e criatividade. Os professores precisam estar preparados para formar sujeitos leitores e isso significa na leitura diária do livro de literatura, na interpretação coletiva feita com alunos e professor e no registro que é a construção do sentido do texto.” Fonte: FARIA, M. A. Como usar a literatura infantil na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2016, p. 46.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados, analise as premissas da importância da leitura e formação de leitores e relacione-as com suas respectivas características.
1) Leitura como forma de iniciação.
2) Leitura como processo de interação.
3) Leitura como meio para se atingir novas competências.
4) Leitura como método de produção de sentidos.
5) Leitura como atividade coletiva.
( ) Pelo seu caráter intrinsecamente didático, a leitura possibilita o desenvolvimento de competências diversificadas, como a autodescoberta.
( ) Por meio da competência ledora, o indivíduo traduz o mundo e lhe atribui sentido, passando a ressignificá-lo de acordo com suas necessidades.
( ) Pelo viés da formação cultural, o leitor amplia suas capacidades de traduzir e interagir com o meio que o cerca.
( ) Maneira através da qual o leitor amplia sua percepção e passa a ter uma visão mais ampla do mundo.
( ) Por meio da leitura, uma miríade de significados e significantes são compartilhados, possibilitando a conexão entre as faculdades imaginativas dos indivíduos.

Leia o trecho a seguir: "O domínio da leitura por si só é gratificante e leva a criança a produzir seus próprios textos com prazer. Aos poucos o pequeno leitor descobre um diálogo com a escrita que lhe abre os horizontes do mundo, as possibilidades de expressão; nesse momento, ocorre uma consciência intuitiva de que há o que buscar e encontrar na literatura." Fonte: YUNES, E; PONDÉ, G. Leitura e leituras da literatura infantil. São Paulo: FTD, 1996, p. 137.
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo estudado sobre a natureza da leitura em ambientes escolares, é correto afirmar que:
a maioria das crianças ao adentrar na escola já tiveram experiências prévias com o domínio da leitura.
o contato com a leitura, seja no ambiente familiar ou na escola, potencializa o desenvolvimento do estudante.
atividades escolares de leitura tendem a seguir caminhos paralelos aos da escrita.
a leitura de textos infantis em sala de aula considera uma escrita mais leve e inicial para alunos com carência de capacidade ledora.
nos dias atuais, projetos de leitura em sala de aula que utilizam textos infantis se concentram no aspecto técnico da leitura.

Há toda uma série de projetos de letramento literário voltados para o uso das literaturas infantis. Isso tem como base o uso da literatura infantil para o ensino da leitura ao utilizar textos que se debruçam sobre o imaginário da criança como forma de desenvolvimento cognitivo. io a qualquer programa educativo. Tendo que se integrar na escola, atendendo à comunidade escolar na qual está inserida de forma efetiva, procurando desenvolver habilidades de leitura, estudo, pesquisa e consulta." Fonte: BORBA, M. S. A. Adolescência e leitura: a contribuição da leitura e da biblioteca escolar. Natal: EDUFRN, 1999, p. 39.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a animação de uma biblioteca infantil, analise as afirmativas a seguir.
I. ( ) O uso da literatura infantil na biblioteca oferece um contraponto ao saber formal da escola.
II. ( ) A literatura infantil, quando parte do acervo da biblioteca, busca se diferenciar ao abordar o lado de entretenimento da leitura.
III. ( ) As crianças devem ser atraídas à biblioteca escolar para desenvolver a habilidade da leitura técnica.
IV. ( ) É função da biblioteca atender as expectativas da comunidade local, concentrando-se em um acervo direcionado ao atendimento.
V. ( ) Atividades em uma biblioteca escolar tem função de ampliar a utilização desse espaço como apenas de leitura e pesquisa.
F, V, V, V, F.
F, F, V, V, V.
V, F, V, F, V.
V, F, F, F, V.
F, V, F, V, F.

Leia o trecho a seguir: "[...] ler uma narrativa literária (como ninguém precisa ensinar, mas cada leitor vai descobrindo à medida que se envolve) é um fenômeno de outra espécie. Muito mais sutil e delicioso. Vai muito além de juntar letras, formar sílabas, compor palavras e frases, decifrar seu significado de acordo com o dicionário. É um transporte para o outro universo, onde o leitor se transforma em parte da vida de um outro, e passa a ser alguém que ele não é no mundo cotidiano." Fonte: MACHADO, A. M. Como e por que ler os clássicos universais desde cedo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002, p. 77.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre processos lúdicos, pode-se afirmar que:
as escolas devem desenvolver estratégias que privilegiem o hábito da leitura dos clássicos literários, ampliando a capacidade cognitiva dos estudantes.
projetos de alfabetização centrados na leitura de textos diversificados são excelentes para desenvolver o hábito de leitura nos estudantes.
as estratégias escolares para o desenvolvimento de hábitos de leituras são prejudicadas pelo uso de metodologias enrijecidas.
para atingir sucesso, as estratégias escolares para o desenvolvimento de práticas de leitura devem investir nas leituras prévias dos alunos.
estratégias de leitura em sala de aula devem privilegiar a capacidade de interpretação para, depois, investir no desenvolvimento da função criativa da leitura.

Leia o trecho a seguir: "O desenvolvimento recente da literatura juvenil, assim como seu propósito de atrair a atenção de um público adolescente, conduziu, sem dúvida, à introdução de temas com pouca ou nenhuma tradição na ficção infantil e juvenil [...] à abordagem de temas sociais próprios da sociedade moderna." Fonte: COLOMER, T. A Formação do Leitor Literário. Trad. Laura Sandroni. São Paulo: Global, p. 283.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre processos lúdicos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) As narrativas infantis contemporâneas buscam se reinventar em prol de um novo perfil de leitor.
II. ( ) A abordagem de temas com pouca relação na tradição da literatura infantil é um dos motivos de termos livros infantis sob temática racial.
III. ( ) As novas estratégias utilizadas pelos autores de literaturas infantis consideram um público habituado à prática da leitura.
IV. ( ) Uma literatura que dialoga com novas questões morais é uma característica típica de uma sociedade moderna.
V. ( ) Embora aborde temas contemporâneos, o termo infantil passa a ressignificar os mesmos elementos dos contos clássicos.
V, F, F, V, V.
F, V, V, F, F.
F, V, F, V, F.
F, F, V, V, V.
V, V, F, F, V.

A discussão sobre a formação de leitores no Brasil não é recente: leitores técnicos, lúdicos, contextualizados. Mas tão antigo quanto é a quantidade de projetos educacionais que procuraram atender essa carência. Porém, um dos problemas constantemente encontrados é a falta de recursos para implementar plenamente novos projetos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre biblioteca escolar, sabe-se que:
em muitas regiões, a biblioteca escolar é o único espaço de acesso à leitura para grande parte da população.
a capacitação de profissionais resolveria o antigo problema da frustração dos programas de leitura no Brasil.
os projetos de leitura falham pela falta de um planejamento que aborde o perfil do leitor.
há fracasso dos projetos de leitura por que as escolas utilizam textos paradidáticos ao invés de obras clássicas.
os projetos de leitura são bem-sucedidos nos centros metropolitanos e fracassam nas cidades interioranas.

Leia o trecho a seguir: "Se é verdade que leitura, antes de mais nada, é processo de interlocução; se é verdade, como aliás já apontamos, que o imaginário pessoal e coletivo se desenvolve a partir do convívio com o grupo social e por força das experiências prévias de mundo de cada um; se é verdade também que a necessidade de ficção é um imperativo categórico para todos os indivíduos, por que então não atentar para essas dimensões todas que a leitura pode ajudar a construir, ao se propor um trabalho da escola nessa área?" Fonte: ROCCO, M. T. F. A importância da leitura na sociedade contemporânea e o papel da escola nesse contexto. Disponível em: . Acesso em: 14 out. 2020.
De acordo com as informações apresentadas e o conteúdo estudado sobre literatura e amadurecimento, é correto afirmar que:
os textos infantis pouco colaboram para a fruição da leitura, diferente dos livros clássicos da nossa literatura.
atividades com textos de literatura infantil são mais úteis para o processo de alfabetização nas séries iniciais.
o uso de textos ficcionais, como contos de fadas, tem seu uso limitado às primeiras séries da alfabetização.
atividades de leitura em sala de aula devem limitar-se a textos que se correlacionam ao conteúdo didático ministrado.
projetos que utilizem a literatura infantil em sala de aula podem implementar nas crianças a dimensão plena do texto literário.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: "No Brasil, o nível de consumo de material impresso - isto é, de leitura - por parte da população sempre foi baixo [...]. Na tentativa de solucioná-lo, a leitura, segundo se afirma um prazer, acaba se convertendo numa obrigação: o Estado precisa prover os leitores com livros, equipando bibliotecas e escolas; o professor deve fazer com que os alunos leiam e gostem; aos editores compete baratear o preço das obras publicadas; é necessário combater e liminar o analfabetismo." Fonte: Zilberman, R. A literatura e o ensino da leitura. São Paulo: Contexto, 1988, p. 9.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o papel da família, da escola e da sociedade na promoção da leitura, é possível afirmar que:
a leitura deixou de ser abordada como deleite para ser tratada como política de Estado.
o provimento de livros aos alunos por parte do Estado resolveria o problema da falta de hábitos de leitura na população.
a carência de hábitos de leitura é em decorrência de uma geração de alunos que não gosta de ler.
no Brasil, o desenvolvimento de práticas de leitura depende do poder aquisitivo da maior parte da população.
cabe ao professor a responsabilidade pelo desenvolvimento de hábitos de leitura em meio aos seus alunos.

Parece haver uma inconstância na sociedade brasileira: nunca se vendeu tantos livros como nos dias de hoje. Cada obra cinematográfica que é lançada, cada cantor pop, cada atleta que se supera. Tudo isso vem acompanhado de um marketing intenso que busca vender essas histórias. Porém, isso não representa um desenvolvimento das capacidades ledoras do indivíduo.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a formação de leitores no Brasil, é correto afirmar que:
a quantidade de livros vendidos é um sinal do aumento de leitores no território brasileiro.
a leitura feita a partir de obras derivadas de textos literários (filmes, séries, etc.) é uma condição para o desenvolvimento de práticas de leitura.
o consumo de livros derivados de filmes, por exemplo, é reflexo de uma sociedade habituada à leitura.
o marketing da venda de livros só existe na medida em que há uma sociedade na qual a leitura está plenamente desenvolvida.
há um paradoxo, pois na medida em que o público-leitor em potencial cresce, há um decréscimo do seu interesse pela leitura.

Leia o excerto a seguir: “[...] a capacidade de educadores para perceber a riqueza e a estrutura do livro de literatura infantil é uma das alternativas para não reduzir a literatura a uma abordagem meramente pedagógica. Explorar o livro infantil, sua narrativa, suas ilustrações, seu significado, é um recurso que deve ser abordado com competência e criatividade. Os professores precisam estar preparados para formar sujeitos leitores e isso significa na leitura diária do livro de literatura, na interpretação coletiva feita com alunos e professor e no registro que é a construção do sentido do texto.” Fonte: FARIA, M. A. Como usar a literatura infantil na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2016, p. 46.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados, analise as premissas da importância da leitura e formação de leitores e relacione-as com suas respectivas características.
1) Leitura como forma de iniciação.
2) Leitura como processo de interação.
3) Leitura como meio para se atingir novas competências.
4) Leitura como método de produção de sentidos.
5) Leitura como atividade coletiva.
( ) Pelo seu caráter intrinsecamente didático, a leitura possibilita o desenvolvimento de competências diversificadas, como a autodescoberta.
( ) Por meio da competência ledora, o indivíduo traduz o mundo e lhe atribui sentido, passando a ressignificá-lo de acordo com suas necessidades.
( ) Pelo viés da formação cultural, o leitor amplia suas capacidades de traduzir e interagir com o meio que o cerca.
( ) Maneira através da qual o leitor amplia sua percepção e passa a ter uma visão mais ampla do mundo.
( ) Por meio da leitura, uma miríade de significados e significantes são compartilhados, possibilitando a conexão entre as faculdades imaginativas dos indivíduos.

Leia o trecho a seguir: "O domínio da leitura por si só é gratificante e leva a criança a produzir seus próprios textos com prazer. Aos poucos o pequeno leitor descobre um diálogo com a escrita que lhe abre os horizontes do mundo, as possibilidades de expressão; nesse momento, ocorre uma consciência intuitiva de que há o que buscar e encontrar na literatura." Fonte: YUNES, E; PONDÉ, G. Leitura e leituras da literatura infantil. São Paulo: FTD, 1996, p. 137.
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo estudado sobre a natureza da leitura em ambientes escolares, é correto afirmar que:
a maioria das crianças ao adentrar na escola já tiveram experiências prévias com o domínio da leitura.
o contato com a leitura, seja no ambiente familiar ou na escola, potencializa o desenvolvimento do estudante.
atividades escolares de leitura tendem a seguir caminhos paralelos aos da escrita.
a leitura de textos infantis em sala de aula considera uma escrita mais leve e inicial para alunos com carência de capacidade ledora.
nos dias atuais, projetos de leitura em sala de aula que utilizam textos infantis se concentram no aspecto técnico da leitura.

Há toda uma série de projetos de letramento literário voltados para o uso das literaturas infantis. Isso tem como base o uso da literatura infantil para o ensino da leitura ao utilizar textos que se debruçam sobre o imaginário da criança como forma de desenvolvimento cognitivo. io a qualquer programa educativo. Tendo que se integrar na escola, atendendo à comunidade escolar na qual está inserida de forma efetiva, procurando desenvolver habilidades de leitura, estudo, pesquisa e consulta." Fonte: BORBA, M. S. A. Adolescência e leitura: a contribuição da leitura e da biblioteca escolar. Natal: EDUFRN, 1999, p. 39.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a animação de uma biblioteca infantil, analise as afirmativas a seguir.
I. ( ) O uso da literatura infantil na biblioteca oferece um contraponto ao saber formal da escola.
II. ( ) A literatura infantil, quando parte do acervo da biblioteca, busca se diferenciar ao abordar o lado de entretenimento da leitura.
III. ( ) As crianças devem ser atraídas à biblioteca escolar para desenvolver a habilidade da leitura técnica.
IV. ( ) É função da biblioteca atender as expectativas da comunidade local, concentrando-se em um acervo direcionado ao atendimento.
V. ( ) Atividades em uma biblioteca escolar tem função de ampliar a utilização desse espaço como apenas de leitura e pesquisa.
F, V, V, V, F.
F, F, V, V, V.
V, F, V, F, V.
V, F, F, F, V.
F, V, F, V, F.

Leia o trecho a seguir: "[...] ler uma narrativa literária (como ninguém precisa ensinar, mas cada leitor vai descobrindo à medida que se envolve) é um fenômeno de outra espécie. Muito mais sutil e delicioso. Vai muito além de juntar letras, formar sílabas, compor palavras e frases, decifrar seu significado de acordo com o dicionário. É um transporte para o outro universo, onde o leitor se transforma em parte da vida de um outro, e passa a ser alguém que ele não é no mundo cotidiano." Fonte: MACHADO, A. M. Como e por que ler os clássicos universais desde cedo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002, p. 77.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre processos lúdicos, pode-se afirmar que:
as escolas devem desenvolver estratégias que privilegiem o hábito da leitura dos clássicos literários, ampliando a capacidade cognitiva dos estudantes.
projetos de alfabetização centrados na leitura de textos diversificados são excelentes para desenvolver o hábito de leitura nos estudantes.
as estratégias escolares para o desenvolvimento de hábitos de leituras são prejudicadas pelo uso de metodologias enrijecidas.
para atingir sucesso, as estratégias escolares para o desenvolvimento de práticas de leitura devem investir nas leituras prévias dos alunos.
estratégias de leitura em sala de aula devem privilegiar a capacidade de interpretação para, depois, investir no desenvolvimento da função criativa da leitura.

Leia o trecho a seguir: "O desenvolvimento recente da literatura juvenil, assim como seu propósito de atrair a atenção de um público adolescente, conduziu, sem dúvida, à introdução de temas com pouca ou nenhuma tradição na ficção infantil e juvenil [...] à abordagem de temas sociais próprios da sociedade moderna." Fonte: COLOMER, T. A Formação do Leitor Literário. Trad. Laura Sandroni. São Paulo: Global, p. 283.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre processos lúdicos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) As narrativas infantis contemporâneas buscam se reinventar em prol de um novo perfil de leitor.
II. ( ) A abordagem de temas com pouca relação na tradição da literatura infantil é um dos motivos de termos livros infantis sob temática racial.
III. ( ) As novas estratégias utilizadas pelos autores de literaturas infantis consideram um público habituado à prática da leitura.
IV. ( ) Uma literatura que dialoga com novas questões morais é uma característica típica de uma sociedade moderna.
V. ( ) Embora aborde temas contemporâneos, o termo infantil passa a ressignificar os mesmos elementos dos contos clássicos.
V, F, F, V, V.
F, V, V, F, F.
F, V, F, V, F.
F, F, V, V, V.
V, V, F, F, V.

A discussão sobre a formação de leitores no Brasil não é recente: leitores técnicos, lúdicos, contextualizados. Mas tão antigo quanto é a quantidade de projetos educacionais que procuraram atender essa carência. Porém, um dos problemas constantemente encontrados é a falta de recursos para implementar plenamente novos projetos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre biblioteca escolar, sabe-se que:
em muitas regiões, a biblioteca escolar é o único espaço de acesso à leitura para grande parte da população.
a capacitação de profissionais resolveria o antigo problema da frustração dos programas de leitura no Brasil.
os projetos de leitura falham pela falta de um planejamento que aborde o perfil do leitor.
há fracasso dos projetos de leitura por que as escolas utilizam textos paradidáticos ao invés de obras clássicas.
os projetos de leitura são bem-sucedidos nos centros metropolitanos e fracassam nas cidades interioranas.

Leia o trecho a seguir: "Se é verdade que leitura, antes de mais nada, é processo de interlocução; se é verdade, como aliás já apontamos, que o imaginário pessoal e coletivo se desenvolve a partir do convívio com o grupo social e por força das experiências prévias de mundo de cada um; se é verdade também que a necessidade de ficção é um imperativo categórico para todos os indivíduos, por que então não atentar para essas dimensões todas que a leitura pode ajudar a construir, ao se propor um trabalho da escola nessa área?" Fonte: ROCCO, M. T. F. A importância da leitura na sociedade contemporânea e o papel da escola nesse contexto. Disponível em: . Acesso em: 14 out. 2020.
De acordo com as informações apresentadas e o conteúdo estudado sobre literatura e amadurecimento, é correto afirmar que:
os textos infantis pouco colaboram para a fruição da leitura, diferente dos livros clássicos da nossa literatura.
atividades com textos de literatura infantil são mais úteis para o processo de alfabetização nas séries iniciais.
o uso de textos ficcionais, como contos de fadas, tem seu uso limitado às primeiras séries da alfabetização.
atividades de leitura em sala de aula devem limitar-se a textos que se correlacionam ao conteúdo didático ministrado.
projetos que utilizem a literatura infantil em sala de aula podem implementar nas crianças a dimensão plena do texto literário.

Prévia do material em texto

26/04/2023, 12:04 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_163472_1/outline/assessment/_7836133_1/overview/attempt/_26140981_1/review/inline-feedback… 1/8
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Pergunta 1 1 / 1
Leia o trecho a seguir:
“No Brasil, o nível de consumo de material impresso - isto é, de leitura - por parte da população sempre foi baixo [...]. 
Na tentativa de solucioná-lo, a leitura, segundo se afirma um prazer, acaba se convertendo numa obrigação: o Estado 
precisa prover os leitores com livros, equipando bibliotecas e escolas; o professor deve fazer com que os alunos leiam 
e gostem; aos editores compete baratear o preço das obras publicadas; é necessário combater e liminar o 
analfabetismo.”
Fonte: Zilberman, R. A literatura e o ensino da leitura. São Paulo: Contexto, 1988, p. 9.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o papel da família, da escola e da sociedade na 
promoção da leitura, é possível afirmar que:
cabe ao professor a responsabilidade pelo desenvolvimento de hábitos de leitura em meio aos seus alunos.
a carência de hábitos de leitura é em decorrência de uma geração de alunos que não gosta de ler.
o provimento de livros aos alunos por parte do Estado resolveria o problema da falta de hábitos de leitura 
na população.
Resposta corretaa leitura deixou de ser abordada como deleite para ser tratada como política de Estado.
no Brasil, o desenvolvimento de práticas de leitura depende do poder aquisitivo da maior parte da 
população.
Pergunta 2 1 / 1
Parece haver uma inconstância na sociedade brasileira: nunca se vendeu tantos livros como nos dias de hoje. Cada 
obra cinematográfica que é lançada, cada cantor pop, cada atleta que se supera. Tudo isso vem acompanhado de um 
marketing intenso que busca vender essas histórias. Porém, isso não representa um desenvolvimento das 
capacidades ledoras do indivíduo.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a formação de leitores no Brasil, é correto afirmar que:
a quantidade de livros vendidos é um sinal do aumento de leitores no território brasileiro.
a leitura feita a partir de obras derivadas de textos literários (filmes, séries, etc.) é uma condição para o 
desenvolvimento de práticas de leitura.
26/04/2023, 12:04 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_163472_1/outline/assessment/_7836133_1/overview/attempt/_26140981_1/review/inline-feedback… 2/8
Ocultar opções de resposta 
o consumo de livros derivados de filmes, por exemplo, é reflexo de uma sociedade habituada à leitura.
o marketing da venda de livros só existe na medida em que há uma sociedade na qual a leitura está 
plenamente desenvolvida.
Resposta correta
há um paradoxo, pois na medida em que o público-leitor em potencial cresce, há um 
decréscimo do seu interesse pela leitura.
Pergunta 3 1 / 1
Leia o excerto a seguir:
“[...] a capacidade de educadores para perceber a riqueza e a estrutura do livro de literatura infantil é uma das 
alternativas para não reduzir a literatura a uma abordagem meramente pedagógica. Explorar o livro infantil, sua 
narrativa, suas ilustrações, seu significado, é um recurso que deve ser abordado com competência e criatividade. Os 
professores precisam estar preparados para formar sujeitos leitores e isso significa na leitura diária do livro de 
literatura, na interpretação coletiva feita com alunos e professor e no registro que é a construção do sentido do texto.”
Fonte: FARIA, M. A. Como usar a literatura infantil na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2016, p. 46.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados, analise as premissas da importância da leitura e 
formação de leitores e relacione-as com suas respectivas características.
1) Leitura como forma de iniciação.
2) Leitura como processo de interação.
3) Leitura como meio para se atingir novas competências.
4) Leitura como método de produção de sentidos.
5) Leitura como atividade coletiva.
( ) Pelo seu caráter intrinsecamente didático, a leitura possibilita o desenvolvimento de competências diversificadas, 
como a autodescoberta. 
( ) Por meio da competência ledora, o indivíduo traduz o mundo e lhe atribui sentido, passando a ressignificá-lo de 
acordo com suas necessidades.
( ) Pelo viés da formação cultural, o leitor amplia suas capacidades de traduzir e interagir com o meio que o cerca.
( ) Maneira através da qual o leitor amplia sua percepção e passa a ter uma visão mais ampla do mundo.
( ) Por meio da leitura, uma miríade de significados e significantes são compartilhados, possibilitando a conexão entre 
as faculdades imaginativas dos indivíduos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
5, 1, 3, 2, 1.
2, 4, 3, 1, 5.
Resposta correta3, 4, 2, 1, 5.
26/04/2023, 12:04 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_163472_1/outline/assessment/_7836133_1/overview/attempt/_26140981_1/review/inline-feedback… 3/8
Ocultar opções de resposta 
2, 1, 4, 5, 3.
2, 3, 1, 4, 5.
Pergunta 4 1 / 1
Leia o trecho a seguir:
“O domínio da leitura por si só é gratificante e leva a criança a produzir seus próprios textos com prazer. Aos poucos o 
pequeno leitor descobre um diálogo com a escrita que lhe abre os horizontes do mundo, as possibilidades de 
expressão; nesse momento, ocorre uma consciência intuitiva de que há o que buscar e encontrar na literatura.”
Fonte: YUNES, E; PONDÉ, G. Leitura e leituras da literatura infantil. São Paulo: FTD, 1996, p. 137.
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo estudado sobre a natureza da leitura em ambientes 
escolares, é correto afirmar que:
a maioria das crianças ao adentrar na escola já tiveram experiências prévias com o domínio da leitura.
atividades escolares de leitura tendem a seguir caminhos paralelos aos da escrita.
Resposta correta
o contato com a leitura, seja no ambiente familiar ou na escola, potencializa o 
desenvolvimento do estudante.
a leitura de textos infantis em sala de aula considera uma escrita mais leve e inicial para alunos com 
carência de capacidade ledora.
nos dias atuais, projetos de leitura em sala de aula que utilizam textos infantis se concentram no aspecto 
técnico da leitura.
Pergunta 5 1 / 1
Há toda uma série de projetos de letramento literário voltados para o uso das literaturas infantis. Isso tem como base o 
uso da literatura infantil para o ensino da leitura ao utilizar textos que se debruçam sobre o imaginário da criança como 
forma de desenvolvimento cognitivo.
26/04/2023, 12:04 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_163472_1/outline/assessment/_7836133_1/overview/attempt/_26140981_1/review/inline-feedback… 4/8
Ocultar opções de resposta 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a fisiologia da biblioteca infantil, analise as afirmativas 
a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) As literaturas infantis são fundamentais para o ensino da leitura, motivo pelo qual são recorrentes em projetos 
escolares.
II. ( ) O livro infantil se alimenta da realidade da criança, usando imagens, palavras e construções, o que favorece sua 
utilização.
III. ( ) A literatura infantil está no mesmo patamar da literatura “adulta” quando o critério é captar a atenção da criança.
IV. ( ) Projetos escolares em bibliotecas que usam obras infantis ocasionalmente abordam temas comuns a textos de 
outras faixas etárias.
V. ( ) A biblioteca pode desenvolver projetos, independente de considerar o tipo de público-leitor.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V, F, F, F, V.
Resposta corretaV, V, F, V, F.
V, V, F, F, F.
V, F, V, F, V.
F, F, V, V, V.
Pergunta 6 1 / 1
Leia o trecho a seguir:
“[...] uma biblioteca não se pode limitar a ser apenas guardiã de conhecimento, pois nesse aspecto ela não satisfaz 
seus usuários. Faz-se necessário que haja uma ampliação de seus horizontes e objetivos, para que possa servir de 
uma maneira eficaz, dando apoio a qualquer programa educativo.Tendo que se integrar na escola, atendendo à 
comunidade escolar na qual está inserida de forma efetiva, procurando desenvolver habilidades de leitura, estudo, 
pesquisa e consulta.”
Fonte: BORBA, M. S. A. Adolescência e leitura: a contribuição da leitura e da biblioteca escolar. Natal: EDUFRN, 1999, 
p. 39.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a animação de uma biblioteca infantil, analise as 
afirmativas a seguir.
I. ( ) O uso da literatura infantil na biblioteca oferece um contraponto ao saber formal da escola.
II. ( ) A literatura infantil, quando parte do acervo da biblioteca, busca se diferenciar ao abordar o lado de 
entretenimento da leitura.
III. ( ) As crianças devem ser atraídas à biblioteca escolar para desenvolver a habilidade da leitura técnica.
IV. ( ) É função da biblioteca atender as expectativas da comunidade local, concentrando-se em um acervo direcionado 
ao atendimento.
26/04/2023, 12:04 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_163472_1/outline/assessment/_7836133_1/overview/attempt/_26140981_1/review/inline-feedback… 5/8
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
V. ( ) Atividades em uma biblioteca escolar tem função de ampliar a utilização desse espaço como apenas de leitura e 
pesquisa.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F, V, V, V, F.
F, F, V, V, V.
V, F, V, F, V.
Resposta corretaV, F, F, F, V.
F, V, F, V, F.
Pergunta 7 1 / 1
Leia o trecho a seguir:
“[...] ler uma narrativa literária (como ninguém precisa ensinar, mas cada leitor vai descobrindo à medida que se 
envolve) é um fenômeno de outra espécie. Muito mais sutil e delicioso. Vai muito além de juntar letras, formar sílabas, 
compor palavras e frases, decifrar seu significado de acordo com o dicionário. É um transporte para o outro universo, 
onde o leitor se transforma em parte da vida de um outro, e passa a ser alguém que ele não é no mundo cotidiano.”
Fonte: MACHADO, A. M. Como e por que ler os clássicos universais desde cedo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002, p. 77.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre processos lúdicos, pode-se afirmar que:
as escolas devem desenvolver estratégias que privilegiem o hábito da leitura dos clássicos literários, 
ampliando a capacidade cognitiva dos estudantes.
projetos de alfabetização centrados na leitura de textos diversificados são excelentes para desenvolver o 
hábito de leitura nos estudantes.
Resposta correta
as estratégias escolares para o desenvolvimento de hábitos de leituras são prejudicadas 
pelo uso de metodologias enrijecidas. 
para atingir sucesso, as estratégias escolares para o desenvolvimento de práticas de leitura devem investir 
nas leituras prévias dos alunos.
estratégias de leitura em sala de aula devem privilegiar a capacidade de interpretação para, depois, investir 
no desenvolvimento da função criativa da leitura.
26/04/2023, 12:04 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_163472_1/outline/assessment/_7836133_1/overview/attempt/_26140981_1/review/inline-feedback… 6/8
Ocultar opções de resposta 
Pergunta 8 1 / 1
Leia o trecho a seguir:
“O desenvolvimento recente da literatura juvenil, assim como seu propósito de atrair a atenção de um público 
adolescente, conduziu, sem dúvida, à introdução de temas com pouca ou nenhuma tradição na ficção infantil e juvenil 
[...] à abordagem de temas sociais próprios da sociedade moderna.”
Fonte: COLOMER, T. A Formação do Leitor Literário. Trad. Laura Sandroni. São Paulo: Global, p. 283.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre processos lúdicos, analise as afirmativas a seguir e 
assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) As narrativas infantis contemporâneas buscam se reinventar em prol de um novo perfil de leitor.
II. ( ) A abordagem de temas com pouca relação na tradição da literatura infantil é um dos motivos de termos livros 
infantis sob temática racial.
III. ( ) As novas estratégias utilizadas pelos autores de literaturas infantis consideram um público habituado à prática da 
leitura.
IV. ( ) Uma literatura que dialoga com novas questões morais é uma característica típica de uma sociedade moderna.
V. ( ) Embora aborde temas contemporâneos, o termo infantil passa a ressignificar os mesmos elementos dos contos 
clássicos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F, V, V, F, F.
F, V, F, V, F.
Resposta corretaV, V, F, F, V.
F, F, V, V, V.
V, F, F, V, V.
Pergunta 9 1 / 1
26/04/2023, 12:04 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_163472_1/outline/assessment/_7836133_1/overview/attempt/_26140981_1/review/inline-feedback… 7/8
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
A discussão sobre a formação de leitores no Brasil não é recente: leitores técnicos, lúdicos, contextualizados. Mas tão 
antigo quanto é a quantidade de projetos educacionais que procuraram atender essa carência. Porém, um dos 
problemas constantemente encontrados é a falta de recursos para implementar plenamente novos projetos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre biblioteca escolar, sabe-se que:
Resposta correta
em muitas regiões, a biblioteca escolar é o único espaço de acesso à leitura para grande 
parte da população.
a capacitação de profissionais resolveria o antigo problema da frustração dos programas de leitura no 
Brasil.
os projetos de leitura falham pela falta de um planejamento que aborde o perfil do leitor.
há fracasso dos projetos de leitura por que as escolas utilizam textos paradidáticos ao invés de obras 
clássicas.
os projetos de leitura são bem-sucedidos nos centros metropolitanos e fracassam nas cidades 
interioranas.
Pergunta 10 1 / 1
Leia o trecho a seguir:
“Se é verdade que leitura, antes de mais nada, é processo de interlocução; se é verdade, como aliás já apontamos, 
que o imaginário pessoal e coletivo se desenvolve a partir do convívio com o grupo social e por força das experiências 
prévias de mundo de cada um; se é verdade também que a necessidade de ficção é um imperativo categórico para 
todos os indivíduos, por que então não atentar para essas dimensões todas que a leitura pode ajudar a construir, ao se 
propor um trabalho da escola nessa área?”
Fonte: ROCCO, M. T. F. A importância da leitura na sociedade contemporânea e o papel da escola nesse contexto. 
Disponível em: <http://www.crmariocovas.sp.gov.br/lei_a.php?t=002>. Acesso em: 14 out. 2020.
De acordo com as informações apresentadas e o conteúdo estudado sobre literatura e amadurecimento, é correto 
afirmar que:
atividades de leitura em sala de aula devem limitar-se a textos que se correlacionam ao conteúdo didático 
ministrado.
os textos infantis pouco colaboram para a fruição da leitura, diferente dos livros clássicos da nossa 
literatura.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/lei_a.php?t=002
26/04/2023, 12:04 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_163472_1/outline/assessment/_7836133_1/overview/attempt/_26140981_1/review/inline-feedback… 8/8
atividades com textos de literatura infantil são mais úteis para o processo de alfabetização nas séries 
iniciais.
Resposta correta
projetos que utilizem a literatura infantil em sala de aula podem implementar nas crianças 
a dimensão plena do texto literário.
o uso de textos ficcionais, como contos de fadas, tem seu uso limitado às primeiras séries da alfabetização.

Mais conteúdos dessa disciplina