Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA PATOLOGIA GERAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lesão medular toda injúria às estruturas contidas no canal medular (medula, cone medular e cauda equina), podendo levar a alterações motoras, sensitivas, autonômicas e psicoafetivas. Estas alterações se manifestarão principalmente como paralisia ou paresia dos membros, alteração de tônus muscular, alteração dos reflexos superficiais e profundos, alteração ou perda das diferentes sensibilidades (tátil, dolorosa, de pressão, vibratória e proprioceptiva), perda de controle esfincteriano, disfunção sexual e alterações autonômicas como vaso plegia, alteração de sudorese, controle de temperatura corporal entre outras. O cuidado ao paciente com Lesão Medular inclui um conjunto de ações que se inicia no primeiro atendimento e continua até a sua reintegração social.
A terminologia "Displasia do Desenvolvimento do Quadril - DDQ" descreve o amplo espectro de alterações que atingem o quadril em crescimento, desde a displasia até a luxação da articulação, passando pelos diferentes graus de subluxação da coxofemoral. A incidência da DDQ é variável, dependendo de vários fatores, inclusive da localização geográfica. Aproximadamente um em cada 1.000 recém-nascidos poderá nascer com o quadril luxado e cerca de 10 em 1.000 com o quadril subluxado (instável). Em nosso meio podemos esperar a incidência de cinco por 1.000 quanto à positividade do sinal de Ortolani, que é o sinal clínico precoce de detecção da afecção.
Considerando que a vítima B possui uma má formação congênita no quadril, antes do acidente referia-se a essa patologia como luxação congênita do quadril, mas hoje depois do acontecido ficou relacionado com o processo de displasia do desenvolvimento do quadril, ou seja, a má formação das estruturas que compõem o quadril. Quanto ao trofismo muscular ele é definido como massa muscular ganho ou a perda de força ou tônus muscular, resultante do aumento ou diminuição do tamanho do volume dos músculos, em resultado à sobrecarga imposta. Pode ser avaliado por meio da inspeção visual, palpação e da perimetria, um teste que utiliza uma fita métrica para determinar a circunferência de determinado segmento corporal. 
REFERENCIAS:
Brasil. Ministério da saúde. Diretrizes de atenção à pessoa com lesão medular. Brasília, Editora MS, 2013. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_atencao_pessoa_lesao_medular.pdf. Acesso em 16 de maio de 2022. 
GUARNIER, Roberto. Displasia do desenvolvimento do quadril: atualização. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbort/a/YWFr5m6hrjVT9K7VMBsSWhc/?lang=pt. Acesso em: 16 de maio de 2022.
JORGE, M., VOGELMANN, S., WIBELINGER, L. Efeitos da hidrocinesioterapia na dor, no trofismo e na força muscular de uma criança com artrite idiopática juvenil. Relato de caso. Disponível em: https://www.scielo.br/j/brjp/a/wVpdcLtn9rmNP5sY9hKtPJP/?lang=pt. Acesso em: 12 de maio de 2022.
MACHADO, G., VIEIRA, R., OLIVEIRA, N., LOPES, C. Análise dos efeitos do ultrassom terapêutico e da eletrolipoforese nas alterações decorrentes do fibroedema geloide. Disponível em: https://www.scielo.br/j/fm/a/V97G9hnhNjzfGWjYjKBHMZk/?lang=pt. Acesso em: 16 de maio de 2022.

Outros materiais