Buscar

AV1- DIREITO HUMANO E CIDADANIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV1 – DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
Informações Adicionais
· Período: 21/03/2022 00:00 à 02/05/2022 23:59
· Situação: Confirmado
· Pontuação: 750
1)
Analise o texto abaixo:
“A internacionalização dos direitos humanos constitui, assim, movimento extremamente recente na história, que surgiu a partir do pós-guerra, como resposta às atrocidades e aos horrores cometidos durante o nazismo. […] No momento em que os seres humanos se tornam supérfluos e descartáveis, no momento em que vige a lógica da destruição, em que cruelmente se abole o valor da pessoa humana, torna-se necessária a reconstrução dos direitos humanos, como paradigma ético capaz de restaurar a lógica do razoável. […] Diante dessa ruptura, emerge a necessidade de reconstruir os direitos humanos, como referencial e paradigma ético que aproxime o direito da moral.”
“O Sistema Global é composto por documentos gerais e especiais. Tanto as convenções especiais quanto as gerais incluem uma série de mecanismos de proteção, tais como o Conselho de Direitos Humanos, os Comitês sobre os Direitos da Criança e da Mulher, o Comitê contra a Tortura, o Comitê pela Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial, etc.”
Flávia Piovesan faz referência ao processo de internacionalização dos direitos humanos no cenário global e sua reconstrução a partir de qual evento? Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas:
d)
A Segunda Guerra Mundial entre 1939 e 1945.
2)
“Mineradores em Gana, pescadores de Bangladesh e trabalhadores que derrubam árvores na Amazônia brasileira têm duas coisas em comum: são submetidos a condições semelhantes ao trabalho escravo enquanto destroem florestas e rios. [...]
As pessoas submetidas à escravidão estão sendo usadas, sendo forçadas a cortar árvores de florestas protegidas em todo o mundo. A escravidão está na raiz de uma parte significativa da destruição ambiental, principalmente em termos de emissões de CO2.”
“No Brasil, a escravidão foi abolida legalmente, e de modo definitivo, no século passado; desde então ficou suprimida qualquer referência expressa ao termo ‘escravidão’ no plano constitucional, seja para permiti-la, seja para coibi-la, por desnecessário uma vez que estava a escravidão definitivamente repelida perante a ordem constitucional brasileira.
A Constituição de 5/10/1988 também não contém referência expressa a respeito. E nem seria necessário contê-la, uma vez que, assegurando, em seu artigo 5o, caput, como direito básico do ser humano a ‘liberdade’, proíbe por decorrência a escravidão e toda e qualquer forma de sujeição pessoal análoga à escravidão.
[...] De outro lado, é o Brasil signatário de documentos internacionais que proscrevem a escravidão, todos já integrados ao ordenamento jurídico brasileiro”
Considerando os excertos acima, analise as seguintes afirmações e marque V para verdadeiro e F para falso:
( ) A escravidão viola o direito à liberdade que, embora seja um direito civil, tem íntima ligação com os direitos políticos, sociais e os chamados direitos de terceira geração.
( ) É responsabilidade do Estado brasileiro proteger os indivíduos contra o abuso de direitos humanos em seu território. Por isso, deve garantir, não só que nenhuma prisão aplique a pena de trabalhos forçados, mas também que nenhuma empresa faça uso de trabalhos forçados, fiscalizando e, quando necessário, responsabilizando juridicamente as empresas que façam uso desse tipo de trabalho.
( ) O direito à liberdade é um direito civil que limita a ação do Estado em relação ao indivídio, mas não diz respeito à submissão do indivíduo à escravidão por uma empresa privada, por exemplo.
( ) A proibição da escravidão não tornou-se um direito fundamental, pois não foi incorporada ao ordenamento jurídico brasileiro por meio da ratificação de tratados.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Alternativas:
c)
V-V-F-F
3)
Os direitos humanos, após a Segunda Guerra Mundial, foram reconhecidos internacionalmente e passaram a vincular os países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) juridicamente, pois um de seus principais objetivos é a promoção desses direitos. Nesse sentido, a soberania dos Estados passou a ser relativizada nessa matéria, pois eles cederam parte dessa autonomia de atuação na esfera internacional em prol da promoção da dignidade humana, que é um conceito essencial para o reconhecimento e aplicação dos direitos humanos em geral. Assim, no Brasil, temos atualmente em vigor a Constituição Federal de 1988, conhecida como Constituição Cidadã.
Um caso bastante emblemático de ofensa aos direitos humanos no Brasil é o caso do pedreiro Amarildo de Souza, morador da favela da Rocinha na cidade do Rio de Janeiro, que foi torturado e morto por policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) daquela região.
Com base em seus conhecimentos sobre teoria geral dos direitos humanos e como estes estão previstos na Constituição Federal de 1988, bem como do trágico caso da morte do pedreiro Amarildo de Souza, que teve repercussão internacional, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
c)
O caso Amarildo de Souza afronta a Constituição Federal de 1988 pelo fato de que esta veda a tortura como forma de tratamento de qualquer cidadão em seu território, exemplificando também uma afronta à Convenção contra a Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanas ou Degradantes da ONU, de 1984.
4)
A Lei de Execução Penal brasileira (Lei Federal nº 7.210/84) é uma lei que objetiva cumprir o princípio da humanidade das penas. Nesse sentido:
I – não se pode criar distinções de crença, religião, social, étnica ou política para o cumprimento das penas pelos condenados à prisão.
II – há necessidade de se separar presos do sexo masculino e do feminino em estabelecimentos prisionais distintos para que se garanta a dignidade humana dos mesmos.
III – não há que se falar em qualquer distinção para o cumprimento das penas, pois todos devem ser tratados de maneira igual perante a lei de uma forma geral.
Com base na afirmação acima, julgue as afirmativas acima como verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a opção correta em seguida:
Alternativas:
b)
V-V-F.
5)
O direito à saúde na Constituição Federal de 1988 também está previsto em seu artigo 194. Nesse sentido, os princípios que estão contidos nele, tais como a universalidade da cobertura de atendimento em serviços públicos de saúde e a seletividade na prestação dos serviços e de seus benefícios, são considerados como os norteadores do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Plano Nacional de Saúde do Sistema Penitenciário, elaborado em 2004 pelo Ministério da Saúde brasileiro objetiva a integração dos estabelecimentos prisionais ao SUS. Dessa maneira, garante-se o direito à saúde, que é um direito social, de todos os presos no Brasil.
Sobre o texto acima, julgue as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F) e escolha a alternativa correta:
I – O direito à saúde dos presos não pode estar ameaçado ou ser diminuído caso o Plano Nacional de Saúde do Sistema Penitenciário seja restringido ou extinto futuramente por mudança na gestão do Ministério da Saúde ou alteração de governo, em virtude de eleições presidenciais.
II – não há que se falar em direito à saúde dos presos, pois estes perderam sua liberdade de locomoção, dentre outras, em virtude de lei e de sentença judicial, em que se configurou a prática de crimes.
III – O direito à saúde é um direito social amplamente reconhecido, em âmbito internacional, com o Pacto Internacional sobre Direitos Econômicos e Sociais de 1966, e internamente pela Constituição brasileira de 1988, demonstrando a complementaridade existente entre direitos humanos de segunda dimensão e os direitos humanos sociais internos, evidenciada pela existência do Plano Nacional de Saúde do Sistema Penitenciário.
Alternativas:
e)
V-F-V.

Continue navegando