Buscar

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA (1) (1)

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA 
Disciplina: Análise Econômica do Direito Curso: Direito
Tutor(a): June Maria Emeline Mesquita do Barreiro Rothstein
Nome/matrícula:  Ylana Pereira de Oliveira | 20211109014
· Qual o diagnóstico da economia brasileira na virada dos anos de 1980 para os anos de 1990? Considere em seu argumento as fragilidades estruturais do referido período.
Usando como base o final dos anos de 1980 do governo presidente Sarney, a economia brasileira apresentava altos índices de inflação. No início dos anos oitenta houve uma brusca reversão na trajetória de crescimento seguida pela economia brasileira e esta mergulha na mais grave crise de sua história. Almejando conter a deterioração do poder de compra e a consequente perda do poder aquisitivo da moeda, foram lançados diversos planos econômicos, culminando na mudança da moeda cruzeiro para cruzado e, depois, cruzado novo, com corte de zeros e um conjunto de medidas com o objetivo de conter o processo inflacionário.
De forma resumida, a crise do endividamento externo que se manifestou na economia brasileira na década de oitenta reflete-se em desequilíbrios internos que impactam desfavoravelmente na situação econômica da população principalmente através da queda dos níveis de emprego (e crescimento da proporção de trabalhadores sem vínculos formais) observada nos anos iniciais da década, e da aceleração da inflação verificada mais nitidamente nos seus anos finais.
· Com base no artigo disponibilizado, escolha uma Agência Reguladora e destaque a lei que legitimou sua criação. Descreva sua relevância para o bem-estar da sociedade.
O que permite que os órgãos reguladores possam gerir, organizar e possuir o processo decisório e social é a Lei das Agências Reguladoras, de n.º 13.848/2019. A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), legitimada pela Lei nº 9.961, 28.1.00, regula, normatiza, controla e fiscaliza o setor de saúde suplementar do país. Entre as atividades reguladas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar, estão os planos de saúde e outros serviços prestados pelo setor. Sendo assim, esta é também uma das principais agências reguladoras.Ela é fundamental também para cuidar da relação entre os beneficiários e os planos de saúde, evitando abusos, infrações e irregularidades. Dessa forma garantindo os direitos da população que usufrui dos serviços dos planos privados de saúde.
· Continuando a questão anterior (número 2) apresente de forma esquemática as seguintes etapas:
· A empresa: breve histórico de sua criação (decreto, importância para a economia brasileira etc.).
Antes da Revolução Industrial (1776) não existiam empresas de modo formal, existindo somente pequenos produtores familiares que fabricavam tecidos e utensílios domésticos, a fim de suprirem suas próprias necessidades e as de seus familiares. Nessa época, grande parte das famílias da Inglaterra possuía um equipamento usado para produzir tecido manualmente e, quando os motores movidos a vapor foram acoplados aos utensílios de tear, surgiu o primeiro tipo de empresa, a indústria têxtil. No Brasil as empresas são contempladas pelo decreto Nº 8.945 no Brasil.
A importância do empreendedorismo é incontestável para o desenvolvimento do país, pois ajuda na geração de novos postos de trabalho formais, criação de produtos e serviços para o mercado, entre outras riquezas.
· Privatização: etapas (quando iniciou o processo de privatização, legislação e representatividade para a economia brasileira).
A privatização consiste na transferência de bens ou direitos para outra pessoa. Segundo a Lei nº 9.491, de 9 de setembro de 1997, que alterou os procedimentos relativos ao Programa Nacional de Desestatização (PND), a alienação de bens e/ou da participação societária é uma das formas possíveis (entre outras) para a União realizar essa cessão de responsabilidade e atribuições aos entes privados. A privatização pode ser entendida como processo de venda de uma empresa ou instituição pública para a iniciativa privada. As privatizações são geralmente realizadas por meio de leilões públicos e é uma prática realizada em vários países.
· Competitividade: análise da empresa em relação ao comércio internacional. 
A noção de competitividade tem sido abordada de várias maneiras. Em graus variados, ela submete as firmas aos seguintes postulados: vender mais do que as concorrentes de produtos similares, vender produtos diferentes tentando através da diferenciação, guardar posições de monopólio e recentemente, obter maior lucratividade, independente da quantidade vendida.
Bibliografia:
· OMETTO, Ana Maria H.; FURTUOSO, Maria Cristina O. ; SILVA, Marina Vieira da. Economia brasileira na década de oitenta e seus reflexos nas condições de vida da população. Revista de Saúde Pública, v. 29, n. 5, p. 403–414, 1995. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rsp/a/XRCdDpSndmxTY5J7wXz6tXn/?lang=pt>. Acesso em: 19 maio 2022.
· REIS, Tiago. Agências reguladoras: entenda a função de cada uma no mercado. Suno. Disponível em: <https://www.suno.com.br/artigos/agencias-reguladoras/>. Acesso em: 19 maio 2022.
· O que é privatização? - Portal da Indústria. Portal da Indústria. Disponível em: <https://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/privatizacao-entenda-o-que-e-e-como-funciona/>. Acesso em: 19 maio 2022.
· Rothstein, June Maria Emeline Mesquita do Barreiro. Análise econômica do direito [recurso eletrônico] / June Maria Emeline Mesquita do Barreiro Rothstein. – Rio de Janeiro: UVA, 2021.
· D8945. Planalto.gov.br. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/decreto/d8945.htm>. Acesso em: 19 maio 2022.
· ‌PUBLICAÇÕES: ESTUDOS EM COMÉRCIO EXTERIOR COMPETITIVIDADE INTERNACIONAL CONCEITOS E MEDIDAS Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Comércio Exterior MBA/E ECEX-UFRJ. [s.l.: s.n., s.d.]. Disponível em: <https://ecex.ie.ufrj.br/wp-content/uploads/2019/04/competitividade_internacional_conceitos_e_medidas.pdf>. Acesso em: 19 maio 2022.
‌

Continue navegando