Buscar

SAÚDE BASEADA EM EVIDÊNCIAS N1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SAÚDE BASEADA EM EVIDÊNCIAS
Resolução do Caso (N1)
Com base no caso da dona de casa Maria, 60 anos que foi diagnosticada com dengue que é uma doença causada pela picada de um mosquito infectado, sendo a fêmea do Aedes aegypti o vetor mais comum do mosquito, que é essencialmente diurno e necessita de um local com água parada e preferencialmente limpa para pôr os seus ovos. A vacina atualmente disponível, CYD-TDV (Dengvaxia®), é uma formulação quimérica, recombinante, contendo os quatro sorotipos de DENV, que utiliza como estrutura a cepa 17D da vacina febre amarela, onde os segmentos genômicos dos quatro tipos de DENV, que codificam as proteínas de pré-membrana e envelope. No Brasil, como parte do processo de atualização da bula da vacina dengue, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), anunciou também que a vacina deve ser usada apenas em indivíduos com história prévia de infecção por dengue, direcionando sua utilização para este grupo de indivíduos que está sob risco de uma nova infecção pela doença, e que a vacina demonstrou eficácia na redução de hospitalizações e na redução dos casos graves ao longo dos 6 anos de acompanhamento. E deve ser aplicada somente em indivíduos previamente infectados, entre 9 e 45 anos de idade, como preconiza o calendário da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Várias outras vacinas candidatas estão em diferentes estágios de desenvolvimento, duas delas em fase 3 (laboratórios NIH/Butantan e Takeda).
A medicina baseada em evidências está fundamentada nas provas científicas existentes, que, após uma análise criteriosa dos resultados, podem ser aplicadas na prática clínica. Nesse contexto, podemos mencionar a vacina da dengue, que possui os quatro sorotipos na sua forma atenuada, sendo utilizada em pessoas que já entraram em contato com o vírus.
Além disso, os serviços de saúde devem incentivar a produção e o consumo de evidências científicas, que podem se dar por meio de parcerias com as instituições de ensino e pesquisa. Igualmente, deve haver um suporte organizacional, ou seja, um ambiente de trabalho que propicie e priorize espaços para momentos de trocas de conhecimentos entre os profissionais, fortalecendo o elemento da experiência clínica, incluindo a escuta ativa dos profissionais para que estes identifiquem e dialoguem com as preferências do paciente para uma tomada de decisão compartilhada.
REFERÊNCIAS
https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/Imunizacoes__Vacinas_contra_dengue_-_atualizacao_.pdf
https://mediacdns3.ulife.com.br/PAT/Upload/3132607/Artigo1PrticaBaseadaemEvidncianaAtenoBsica_20220502135305.pdf

Outros materiais