Buscar

Prévia do material em texto

Prof.ª: GISLAINE OLIVEIRA 
Manaus, 2022
ORGANIZAÇÃO DO CORPO HUMANO:
CÉLULAS 
Biologia celular, também denominada de citologia, é o ramo da biologia responsável pelo estudo das células. 
Através do estudo da estrutura e do funcionamento das células, assim como da interação entre elas, é permitido a maior compreensão do funcionamento dos organismos.
A biologia celular atua de forma integrada a outros ramos do conhecimento, como bioquímica, biologia molecular, genética e imunologia, o que contribui para um avanço nas mais diversas áreas de atuação, como a medicina.
A célula é a menor parte dos seres vivos com forma e função definidas. 
É a unidade estrutural dos seres vivos. 
Tem todo o "material" necessário para realizar as funções de um ser vivo, como nutrição, produção de energia e reprodução.
Cada célula do nosso corpo tem uma função específica.
Célula: o material de estudo da biologia celular
Para distinguir as diferentes estruturas biológicas foram estabelecidos níveis de organização hierárquicos, que vão do microscópico ao planetário. A célula ocupa a segunda posição: 
Molécula --> Célula --> Tecido --> Órgão --> Sistema --> Organismo --> População --> Comunidade --> Ecossistema --> Biosfera
A célula é formada por substâncias químicas, e são elas: 
• Água: compõe aproximadamente 70% do volume celular;
• Sais minerais: atuam como reguladores químicos; 
• Carboidratos e lipídios: compostos orgânicos que têm a função de fornecer e compor algumas estruturas celulares; 
• Proteínas: compostos orgânicos que atuam na defesa (anticorpos) celular e no transporte de substâncias; 
• Ácidos nucléicos: DNA, RNA;
ATP
Estrutura da Célula Animal 
A célula animal, de forma geral, é composta por três partes básicas: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. 
Estrutura da Célula Animal 
Além da presença de núcleo definido, observa-se nesse tipo celular a presença, no citoplasma, de organelas membranosas, tais como:
mitocôndria;
complexo golgiense;
retículo endoplasmático;
lisossomo;
peroxissomo;
Essas organelas são fundamentais para garantir o funcionamento adequado da célula, sendo responsáveis por realizar diferentes funções. Além das organelas citadas, os ribossomos também estão presentes nas células eucariontes. Eles, no entanto, não são considerados organelas por muitos autores, pois não apresentam membrana.
Membrana Plasmática 
A membrana plasmática é uma estrutura presente em todos os tipos celulares, estando, portanto, também presente nas células eucariontes.
 Consiste basicamente em uma bicamada fluida de fosfolipídeos, onde estão inseridas, parcial ou totalmente, moléculas de proteínas. 
Ela exerce diferentes funções, sendo responsável por separar o meio intra/extracelular e selecionar o que entra e o que sai da célula. 
Devido à capacidade de controlar a entrada e a saída de substâncias da célula, dizemos que a membrana plasmática apresenta permeabilidade seletiva.
Membrana Plasmática 
 Tipos de transporte através da membrana:
Passivo: Ocorre através da membrana plasmática, sem gasto de energia, tendendo a igualar a concentração da célula com a do meio externo (a favor do gradiente de concentração). 
Ex.: difusão, osmose
Ativo: Ocorre através da membrana plasmática, com gasto de energia, mantendo alguma diferença de concentração entre a célula e o meio externo (contra o gradiente de concentração).
 Ex.: Bomba de sódio/potássio
Citoplasma
O citoplasma é a região compreendida entre a membrana plasmática e o núcleo da célula. É nesse local que encontramos as organelas, além de inclusões lipídicas, grânulos de glicogênio e uma rede de proteínas denominada citoesqueleto.
 Entre as organelas, temos o chamado citosol ou matriz citoplasmática, que possui a consistência de gel e é formado por água e substâncias dissolvidas, como carboidratos, proteínas, aminoácidos, lipídios e íons.
Principais Organelas e suas Funções 
Mitocôndria 
São organelas constituídas por duas membranas, uma externa e uma interna, com muitas dobras, denominadas cristas mitocondriais. As mitocôndrias se diferenciam das demais organelas pois tem seu próprio DNA, e possui capacidade de se reproduzir.
A função da mitocôndria é realizar a respiração celular, que é responsável por produzir grande parte da energia usada em funções primordiais para a sobrevivência da célula. 
Principais Organelas e suas Funções 
Núcleo 
O núcleo é a característica mais marcante de uma célula eucarionte. É nele que encontramos a maior parte do DNA desse tipo celular. 
Ele se destaca por ser envolvido por duas membranas concêntricas, que, juntas, formam o chamado envoltório nuclear ou carioteca e separam o citoplasma do conteúdo nuclear. 
Dentro do núcleo, o DNA está organizado em cromossomos, que são moléculas de DNA associadas a proteínas. 
Os cromossomos tornam-se mais compactos à medida que a célula se prepara para a divisão celular.
Devido à presença do DNA, dizemos que o núcleo é o centro de controle de todas as atividades da célula.
Vale salientar ainda que no núcleo ocorre a síntese de todo os tipos de RNA e que, no nucléolo, um dos componentes do núcleo, ocorre a formação das subunidades ribossomais.
Centríolos 
Os centríolos são organelas formadas por microtúbulos que ajudam os cromossomos a se separarem na hora da divisão celular (mitose e meiose). Estão presentes em cílios e flagelos, auxiliando na locomoção.
Principais Organelas e suas Funções 
Microtúbulos 
Os microtúbulos são estruturas (filamentos), são formados pelo processo de polimerização de duas proteínas globulares (alfa e beta tubulina) e um dímero (produto formado no processo de degradação da fibrina). 
Principais Organelas e suas Funções 
Peroxissomos
Os peroxissomos são organelas pequenas e membranosas, que possuem a enzimas em seu interior. Eles são responsáveis pela oxidação de ácidos graxos para sintetizar o colesterol, e para serem utilizados na respiração celular.
Principais Organelas e suas Funções 
Principais Organelas e suas Funções 
Principais Organelas e suas Funções 
Complexo de Golgi
O Complexo de Golgi ou Aparelho de Golgi, ou ainda Complexo Golgiense, é uma organela de células eucariontes, composta de discos membranosos achatados e empilhados.
Suas funções são modificar, armazenar e exportar proteínas sintetizadas no retículo endoplasmático rugoso e além disso, origina os lisossomos e os acrossomos dos espermatozoides.
Principais Organelas e suas Funções 
Lisossomos 
Os lisossomos são organelas envolvidas por uma camada lipídica dupla, e possui enzimas digestivas em seu interior. A principal função do lisossomo é a digestão de moléculas orgânicas como lipídios, carboidratos, proteínas e ácidos nucléicos.
Principais Organelas e suas Funções 
Principais Organelas e suas Funções 
Retículo Endoplasmático 
O retículo endoplasmático (RE) é uma organela com muitas membranas que constituem um tipo de rede. 
Em algumas partes do RE, pode-se encontrar ribossomos, por esse motivo, essa porção é chamada de retículo endoplasmático rugoso. 
As regiões onde não há ribossomos são denominadas de retículo endoplasmático liso.
No caso do RE rugoso, a sua função é produzir proteínas. 
O RE liso é responsável pela produção de esteroides e fosfolipídios, e também pela neutralização de substâncias tóxicas.
Principais Organelas e suas Funções 
Ribossomos
Os Ribossomos, são pequenas estruturas em forma de grânulos que estão presentes nas células procariontes e eucariontes.
Eles são fundamentais para o crescimento, a regeneração celular e o controle metabólico.
A função dos ribossomos é auxiliar na produção e na síntese das proteínas nas células. Além dele, participam desse processo as moléculas de DNA e RNA.
Os ribossomos reúnem diversos aminoácidos durante a síntese proteica através de uma ligação química chamada de ligação peptídica.
 
Podemos encontrar três tipos de RNA:
RNA mensageiro (RNAm):  o RNAm codifica as proteínas, uma vez que possui as informações do DNA. Ele é traduzido no processode formação das proteínas, chamado de tradução;
RNA transportador (RNAt): O RNAt, ou RNA de transferência, transporta os aminoácidos que constituirão a nova proteína. Ele identifica a sequência de três nucleotídeos que codificam um aminoácido (chamada de códon), e garante que o aminoácido correspondente àquela informação seja adicionado à cadeia em formação.
RNA ribossomal (RNAr): Esse RNA forma os ribossomos, que são os locais onde ocorrem a síntese de proteínas. É importante destacar que 80% do RNA presente na célula é desse tipo.
Principais Organelas e suas Funções 
Células do Corpo Humano
O corpo humano é pluricelular (várias células). são aproximadamente 130 tipos que se distinguem mediante suas formas e funções específicas.
O agrupamento de células forma os tecidos. As células em maior quantidade no corpo humano são as células epiteliais, aquelas que envolvem o corpo e os órgãos.
Células do Corpo Humano
Células do Cérebro
O cérebro é um mosaico composto por diferentes tipos de células, cada um com suas próprias propriedades. 
As células cerebrais mais comuns são neurônios e células não neuronais chamadas glia. 
O cérebro humano adulto médio contém aproximadamente 100 bilhões de neurônios e a mesma quantidade – se não mais – de glia. Embora os neurônios sejam as células cerebrais mais famosas, são necessários neurônios e células da glia para o bom funcionamento do cérebro.
Neurônios - são as células do cérebro que enviam e recebem sinais elétricos e químicos. 
Eles são blocos de construção do seu cérebro e transmitem informações a outros neurônios, músculos e tecidos por todo o corpo. 
Um neurônio é composto de três partes básicas:
o corpo celular, ou soma; 
dendritos ramificados que recebem sinais de outros neurônios; 
e o axônio, que envia sinais para os neurônios circundantes através do terminal axonal. 
Células do Corpo Humano
Quando um neurônio dispara um potencial de ação, os sinais elétricos e químicos se espalham do axônio de um neurônio para os dendritos de outro neurônio através de um pequeno espaço chamado sinapse.
Células do Corpo Humano
Células do Corpo Humano
Glias - são células não neuronais do sistema nervoso central que proporcionam suporte e nutrição aos neurônios
Existem muitos tipos de células gliais no cérebro. Aqui estão alguns tipos importantes de células gliais:
Oligodendrócitos: Um tipo especial de célula glial conhecida como oligodendrócito envolve os axônios dos neurônios, formando o que é conhecido como bainha de mielina. 
Micróglia: são as células imunológicas do sistema nervoso central. Eles se movem dentro do cérebro e se comunicam constantemente com outras glias. 
Astrócitos: são células em forma de estrela que circundam os neurônios e suportam a função dos neurônios. Ajudam principalmente a regular o ambiente do cérebro, também ajudam os neurônios a sinalizar para outros neurônios, passando substâncias químicas de um neurônio para outro.  Embora as micróglias sejam as células imunes primárias do cérebro, os astrócitos também podem ajudar a micróglia quando o cérebro está com problemas.
Células do Corpo Humano
Células do Corpo Humano
Células do Sangue
O sangue humano é formado por diversos tipos de células, cada qual com sua função, as mais importantes são:
hemácias chamadas de glóbulos vermelhos ou eritrócitos (transporte de oxigênio);
leucócitos ou glóbulos brancos (atuam no sistema imunológico do corpo na medida em que combate e eliminam micro-organismos);
trombócitos ou plaquetas (coagulação sanguínea).
Células do Corpo Humano
Células dos Ossos 
Os ossos são formados por células chamadas de:
osteócitos (secreção de substâncias);
osteoclastos (grande células com vários núcleos responsável pela reabsorção e remodelação do tecido ósseo);
osteoblastos (síntese de componentes orgânicos).
Células do Corpo Humano
Células dos Músculos
As células musculares, podem apresentar vários núcleos, sendo as mais importantes as células de sarcômero (contração muscular) e os fibroblastos (síntese de proteínas).
Células Epiteliais
As células epiteliais são os blocos de construção do tecido epitelial. Como todas as outras células, elas estão cercadas por membranas celulares. 
São células que possuem formas diferentes que podem ser achatadas, cúbicas ou colunares.
Células do Corpo Humano
Células Sexuais 
A maior célula humana é o óvulo, gameta sexual feminino. As mulheres já nascem com todos os seus óvulos, que começam a amadurecer na época da puberdade, cujo sinal é a primeira menstruação.
A liberação dos óvulos na ovulação cessa com a menopausa. 
Por outro lado, as menores células são os espermatozoides, que nos homens são produzidos a partir da puberdade e continua ao longo da vida, embora diminua em idade mais avançada.
Células do Corpo Humano
1-Realizar mapa mental: Composição química de uma célula
2- Desenhar a célula eucarionte, indicando as estruturas e função das organelas;
3- Desenhar a membrana plasmática e citar os principais tipos de transporte;
4- Fazer uma tabela com as principais células do corpo humano, indicando em qual sistema estão localizadas e suas funções.

Mais conteúdos dessa disciplina