Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Disciplina: Psicoterapia Psicanalítica
Questões norteadoras – 2º. Bimestre 
Questão 1
Em “Recordar, repetir e elaborar”, Freud (1914) expõe um exemplo clínico: o caso de uma senhora de idade que havia repetidamente fugido de casa e do marido em estado crepuscular e ido para onde ninguém sabia, sem sequer tornar-se consciente de seu motivo para partir desta maneira. Ela chegou ao tratamento com uma acentuada transferência afetuosa que cresceu em intensidade com misteriosa rapidez nos primeiros dias; ao final da semana, havia-me abandonado também, antes que tivesse tempo de dizer-lhe algo que pudesse ter impedido esta repetição. 
Podemos a partir da análise freudiana deste episódio que:
I. É um caso de compulsão de repetição 
II. O analisando repete em vez de lembrar, repete sob as condições da resistência.
III. A paciente tempo para conhecer melhor sua resistência com a qual pode se familiarizar e superá-la 
IV. Este é um dos casos que percebemos que a analisanda não recorda o que foi esquecido e reprimido, mas expressa-o pela atuação ou atua-o (acts it out). 
V. A senhora reproduziu como lembrança o ato da fuga, visto que repetiu para a compreensão de Freud: seu ato se faz para dar a saber que o está repetindo.
Estão corretas:
Transforme as incorretas em frases corretas:
Questão 2
No célebre texto “Recordar, repetir e elaborar”, Freud discorre acerca da repetição e de sua intrínseca relação com o tratamento analítico. Nele nos diz: “é preciso dar tempo ao paciente para que ele se enfronhe na resistência agora conhecida, para que a elabore, para que a supere, prosseguindo o trabalho (...)”. Sendo assim, examine os enunciados abaixo:
I. A temática da repetição aparece, na teoria freudiana, de forma lateral, não trazendo muitas contribuições ao entendimento da formação sintomática.
II. Os processos de perlaboração são indispensáveis para a diminuição da repetição sintomática, chegando a ser a sua contrapartida fundamental.
III. Nesse texto, Freud chega a denominar de “campo psíquico” os processos que ocorrem via elaboração, sendo este o campo por excelência da psicanálise.
IV. O processo analítico consegue extirpar a compulsão à repetição, já que a elaboração suplantaria os domínios da repetição.
V. Não há “convite” ao analisante para que suas repetições se apresentem no setting analítico, já que elas freiam os processos de elaboração.
Indique as afirmativas corretas:
Transforme as incorretas em afirmativas corretas: