Buscar

Filosofia de Kant

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TAREFA II
A solução kantiana para o problema do conhecimento é possível graças a uma verdadeira teoria da razão que nos apresenta uma interpretação distinta das faculdades do ânimo. As três principais faculdades do ânimo são a sensibilidade, o entendimento e a razão.
Com base no que foi estudado, responda de maneira argumentativa: Qual são seus respectivos papéis no processo epistemológico?
Para Kant, é mediante a sensibilidade que os objetos são dados e é pelo entendimento que são pensados. O papel importante conferido à sensibilidade tem a ver com a crítica kantiana do racionalismo dogmático e do empirismo. Ambos devem ser superados porque são conceções unilaterais do conhecimento que reconhecem uma só fonte de conhecimento: ou o entendimento ou a sensibilidade. Ao rejeitar que a sensibilidade ou conhecimento sensível seja confuso e indistinto e o conhecimento intelectual claro e distinto, ao negar que a diferença entre sensibilidade e entendimento seja de grau e não de natureza, Kant dá a cada faculdade o seu estatuto próprio e sublinha a decisiva importância de cada uma no processo cognitivo.
 Kant distingue dois elementos na sensibilidade: a matéria, ou seja, o conjunto das impressões sensoriais que o sujeito recebe passivamente do exterior; e a forma, as intuições puras a priori que vão organizar a realidade, composta pelo espaço e pelo tempo, as estruturas através dos quais o sujeito se representa. Os limites ao conhecimento, no plano da sensibilidade, começam por ser estas intuições puras a priori, o espaço e o tempo. O espaço e o tempo são condições não empíricas que tornam possível a intuição empírica, isto é, a receção das impressões sensíveis do meio, através dos sentidos. A sensibilidade é a matéria bruta das impressões sensoriais, enquadrada pelo espaço e pelo tempo que, mais tarde, organizado por estes, vai ser o conteúdo das intuições empíricas. A sensibilidade é a faculdade de ter intuições, de poder intuir os dados da realidade e receber impressões sensíveis. A sensibilidade é, assim, a recetividade do sujeito ao meio e a forma como esse meio ou objeto pode afetar o sujeito. Desta forma, a sensibilidade é a condição de possibilidade do exercício do entendimento e fornece a matéria que vai ser aplicada no entendimento.

Outros materiais