Buscar

PROVA FUNDAMENTOS DE EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA - ESTÁCIO BIOMEDICINA (3° PERÍODO)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PROVA - FUNDAMENTOS DE EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA (3° período)
1- Quanto ao processo de adoecimento, os Períodos são:
Incubação e transmissibilidade.
2- A mortalidade por transtornos mentais e comportamentais têm aumentado no Brasil com a redução progressiva das internações hospitalares. A reforma psiquiátrica do governo aparentemente está contribuindo para este cenário preocupante, com sua política de desospitalização. Em um determinado município, no ano de 2017, foram notificados 60 casos de mortalidade, dos quais 12 mortes foram confirmadas, causadas pelas doenças de transtornos mentais. Qual foi o percentual de letalidade da doença neste caso?
20%
3- Considerando apenas os determinantes sociais, qual das alternativas abaixo está INCORRETA como fator causal de uma enfermidade?
Microbiologia.
4- De acordo com Rouquayrol (1999), os indicadores epidemiológicos são parâmetros utilizados internacionalmente com o objetivo de avaliar, sob o ponto de vista sanitário, a higidez de agregados humanos, bem como fornecer subsídios aos planejamentos de saúde, permitindo o acompanhamento das flutuações e tendências históricas do padrão sanitário de diferentes coletividades consideradas à mesma época ou da mesma coletividade em diversos períodos de tempo. Sobre o grau de excelência de um indicador NÃO PODEMOS AFIRMAR QUE:
Um indicador é considerado confiável quando é capaz de reproduzir resultados diferentes quando aplicado em condições similares.
5- Medronho (2006), define Pesquisa Epidemiológica como: Estudo da distribuição e dos determinantes dos eventos ou padrões de saúde em populações especificas, e a aplicação deste estudo para controlar/prevenir problemas de saúde. Diante desta definição, pode-se afirmar que são objetivos da Pesquisa Epidemiológica:
Descrever, Explicar, Predizer e Combater/Controlar situações de Saúde/Doença.
6- Na série 60, 90, 80, 60, 50 a moda é:
60
7- Sobre a pesquisa Epidemiológica no Brasil são feitas as seguintes afirmações: I A pesquisa epidemiológica brasileira vem se consolidando de forma consistente e sendo reconhecida mundialmente. II A epidemiologia brasileira tem demonstrado significativo interesse em desenvolver aplicações para o planejamento e a gestão de sistemas e serviços de saúde. III Os epidemiologistas nacionais têm investigado principalmente os problemas de saúde de grande importância social, estudando amplamente determinantes sociais da saúde. IV O Brasil tem se consolidado como o principal produtor de conhecimento epidemiológico legitimado metodologicamente sobre os determinantes sociais da saúde. Agora, assinale a alternativa correta:
Todas estão corretas.
8- O indicador positivo da saúde denominado DALY (Disability-Adjusted Life Years) é definido como uma medida:
Do tempo vivido com incapacidade e do tempo perdido devido à mortalidade prematura.
9- O Pacto de Defesa do SUS foi criado com o objetivo de despertar a compreensão dos gestores da saúde para o fato de que a implantação efetiva do SUS depende de decisões que vão além dos limites setoriais exigindo a mobilização da sociedade na luta para a garantia da saúde como direito de todos. PORQUE Expressa os compromissos entre os gestores do SUS com a consolidação do processo da Reforma Sanitária Brasileira e articula ações que visam qualificar e assegurar os SUS como política pública, com uma clara estratégia de mobilização social. Analisando a relação proposta entre as duas asserções assinale a opção correta:
As duas asserções são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
10- No Brasil as fontes de dados estão reunidas em diferentes sistemas de informação. O SIM corresponde ao:
Sistema de Informação sobre Mortalidade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando