Buscar

A1- Psicologia e conexões urbanas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO:
	Psicologia
	
	
	
	
	
	TURMA:
	BS - PSI0308N - 2021-2
	VISTO DO COORDENADOR
	PROVA
	TRAB.
	GRAU
	RUBRICA DO PROFESSOR
	DISCIPLINA:
	Psicologia e Conexões Urbanas
	AVALIAÇÃO:
	A1 ☐
	A2 ☐
	A3 ☐
	PROFESSOR:
	Lucas Gabriel de Matos Santos
	MATRÍCULA: 
	17201824
	Nº NA ATA:
	
	DATA:
	30/09/2021
	NOME DO ALUNO: Yasmin 
	
	UNIDADE:
	Bonsucesso
1
Instruções: 
1. Você deve responder a prova individualmente num único arquivo em word, com no máximo 3 páginas. Coloque nome e matrícula. 
2. O texto deve ter a seguinte formatação: Letra Times New Roman, tamanho 12, Justificado, espaçamento 1,15 cm ou 1,5 cm. 
3. Você deverá subir o arquivo até a data e horário agendada no Classroom. 
4. Respostas copiadas dos textos ou de outras fontes sem serem devidamente referenciadas serão desconsideradas. 
5. Escreva o texto com suas palavras fundamentando-se nas leituras da disciplina. 
6. Construa respostas dissertativas conforme a linguagem acadêmica.
 
QUESTÃO 01 – [valor 3,0] “Guattari (1992) ressalta o fato de as cidades influenciarem a existência humana por meio de equipamentos materiais e imateriais, gerando promoções, segregações e outros tipos de produção e criação em todos os sentidos. Fourquet (1979) é outro autor que nos mostra que às transformações pelas quais passaram as cidades, correspondem a subjetividades engendradas por tais transformações, levando a identificar a cidade como máquina produtiva, na medida em que é nos espaços urbanos que os fluxos produzidos e institucionais se reúnem, se conectam e se vinculam e desvinculam entre si.” (Josephson, 2005).
Apontar a cidade como máquina de produzir subjetividade é dizer que aquilo que é construído na e pela cidade não simplesmente existe em sua forma material ocupando um espaço físico, mas se conecta com cada pessoa que habita esta cidade, produzindo modos de ser, agir e estar nesta cidade.
A partir das discussões em sala de aula, com os conceitos trabalhados e com os textos da disciplina:
 
Cite um equipamento, construção ou objeto material em uma cidade qualquer. A partir deste objeto, descreva um breve histórico dele na cidade e aponte como este objeto interfere nos modos de ser, agir e estar nesta cidade. (3,0) 
 Acho válido trazer para essa questão, um exemplo muito usado em sala de aula, o shopping. Ele é um negócio de varejo, financeiramente é um negócio de caixa, o desempenho do negócio é medido pelo fluxo de caixa e para se ter um fluxo de caixa positivo, é preciso tem um alto índice de vendas. A fim de se conseguir manter esse alto índice de vendas, após inaugurado, o desenvolvimento de qualquer shopping novo deverá seguir um processo que inclua estudos minuciosos a respeito de sua localização, acessos, concepção. Apostando em uma sociedade de consumo. 
 O ambiente que estamos tem o poder de influenciar nossas escolhas e hábitos. As novas tendências (que na maioria das vezes conseguimos encontrar no shopping), podem nos persuadir na escolha de nossas principais aquisições, como a compra de roupas da moda por exemplo. A cada ano podemos observar mudanças de coleções de todas as estações, apresentando diferentes cortes de tecido e cores que variam bastante em pouco espaço de tempo. Consumo se dá pelo consumo, logo ele também será efêmero e sempre em mutação.
 
(1,0 ponto extra: Cite também um meio imaterial em uma cidade qualquer e a partir deste meio imaterial, descreva um breve histórico dele na cidade e aponte como ele interfere nos modos de ser, agir e estar nesta cidade.)
Música é uma produção cultural que se constitui basicamente a partir da combinação de sons e silêncios, seguindo ou não, uma pré-organização ao longo do tempo, constituindo-se então, na “arte e ciência de combinar os sons de modo agradável ao ouvido”. Existem vários estilos de músicas que acabam definindo o perfil de cada pessoa, e as separando em grupos. Esses estilos de músicas, como por exemplo o funk, o rock, também são capazes de influenciar na vestimenta e a maneira de agira dessas pessoas.
QUESTÃO 02 – [valor 3,0] A humanidade encontrou nas expressões artísticas formas de comunicar mensagens diversas a partir de suas representações. Traduções do que se é vivido, manifestações políticas, representações históricas, diversas são as possibilidades quando falamos em artes. As cidades como parte da realidade e da sociabilidade de parcela da humanidade, estão expressas ou são alvos de manifestações artísticas das mais diversas. Escolha alguma obra de arte ou expressão artística (música, poesia, pintura, dança, etc.) que faça menção a cidade ou a algo que esteja na cidade. Copie e cole na folha de resposta esta expressão artística, ou uma descrição do que ela é (um trecho ou a música inteira, um trecho de uma poesia ou de um livro, uma fotografia, a imagem de uma pintura, etc.). A partir desta expressão artística, faça uma análise de como a cidade participa desta obra artística. O texto a ser escrito deve ter até 15 linhas utilizando ao menos dois conceitos trabalhados nas aulas.
Tarsila do Amaral, morro da favela, 1924.
A pintura é mais um dos tipos de arte que nos remete a tempos muito antigos, existindo indícios dessa forma de expressão desde o princípio das civilizações. É uma forma de manifestação muito rica e as técnicas e estilos podem ser bem representativos de uma época histórica, um movimento histórico ou de uma região.
É possível acompanhar as mudanças que acorreram em nossa cidade através das belas pinturas de Tarsila. Essa citada se remete a favela, casas construídas sob um solo cheio de altos e baixos, contato direto com a vegetação. As pessoas representadas na imagem são negras, pois com o fim da escravatura essas pessoas não tinham condições de morar no centro da cidade, com isso acabaram criando favelas.
Existe um grande paradigma da ordem x desordem, qualquer pequena diferença da ordem estabelecida será considerada desordem, estranha, suja (asfalto x favela).
QUESTÃO 03 – [valor 2,0] Para a apuração de crimes e denúncias é comum que as forças policiais se utilizem de uma ferramenta jurídica chamada “mandado de busca e apreensão”. Esta ferramenta, expedida em juízo, autoriza a busca de provas ou criminosos, podendo ser alvo desta busca, uma pessoa, local ou veículo. Tradicionalmente, os mandados de busca e apreensão são individualizados e específicos, ou seja, o mandado autoriza a busca de uma pessoa identificada, ou fará busca em um local ou veículo identificado. A especificidade do mandado de busca diz respeito a mais completa descrição do local ou do veículo, incluindo proprietários, moradores e identificadores (Endereço, números de registros de imóveis, placa do veículo, etc.)
A menos de 20 anos começa a surgir uma transformação nesta ferramenta jurídica. Os aparatos policiais passam a solicitar mandados de busca e apreensão genéricos com relação ao local, ou seja, sem necessariamente com um local a acontecer a busca, mas uma localidade, uma área geográfica que engloba várias casas, domicílios, propriedades e veículos. Esta ferramenta foi chamada de “mandado de busca e apreensão coletivo”. Juristas e militantes se manifestaram contra a expedição destes mandados coletivos tendo em vista que eles são sempre destinados a áreas de favelas.
Sem levar em consideração o mérito da questão (se é ou não é justo o mandado coletivo), aponte o que se produz enquanto subjetividade nos moradores da cidade utilizando ao menos dois conceitos e discussões trabalhados na disciplina.
Essa questão me remete a um dos conceitos discutidos em sala, “ordem x desordem”, onde um medo na cidade, se torna um medo localizado. As pessoas do asfalto se sentem superiores aquelas moradoras das favelas, apenas por questão geográfica, padrão também imposto na sociedade em que vivemos. 
A segregação espacial produz subjetividade, está ligada a lógicas econômicas estruturais. O papel do poder público, por essa ótica, seria equilibrar essas forças e possibilitar usos mais igualitários do espaço urbano.
__________________________Questão APS [valor 2,0] – 
A minisérie de documentários “Contagem Regressiva”, elaborada pela Justiça Global e dirigida por Luis Carlos de Alencar aborda os impactos sociais que a realização das Olimpíadas de 2016 causou para a cidade carioca. 
Assista a UM dos episódios apontados e escreva uma breve análise que incorpore o referencial teórico trabalhado na disciplina
Episódios disponíveis: 1 - Remoções: https://www.youtube.com/watch?v=D2IdgKhkxh0&t=23s
2 - Controle Urbano: https://www.youtube.com/watch?v=OoblOhnXCyE
3 - Zona portuária: https://www.youtube.com/watch?v=sT6BAbnKD68&t=2s
4 - Mobilidade Urbana: https://www.youtube.com/watch?v=qt6kuxTHnJs&t=16s
Episodio: Mobilidade Urbana 
Em 2016 com os jogos olímpicos, antigos moradores da Vila Autódromo comunidade na zona oeste do rio de Janeiro, foram expulsos de lá, e a comunidade foi removida para dar espaço a equipamentos olímpicos. O episódio mostra bastante como foi o processo e o quanto essas pessoas foram humilhadas, e reafirma o quanto a desigualdade é grande. 
Os moradores de favelas tem seus direitos quase sempre violados. Como pode mobilizar uma população praticamente inteira que morava naquela área, em troca de jogas olímpicos? Direitos humanos seletivos, punidade seletiva. Toda essa segregação espacial produz subjetividade. 
Jogos Olímpicos não são prioridades em uma cidade onde as pessoas não tem água, nem saneamento básico nas suas casas. A cidade perdeu uma grande oportunidade de se reinventar, e ser mais igualitária, depois desse evento.

Continue navegando