Buscar

Importância das Metas do Plano Nacional de Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Plano Nacional de Educação (PNE) “[...] constitui uma expressão do planejamento, ferramenta usada pelas sociedades objetivando o alcance de metas estabelecidas para sua organização e desenvolvimento que nas políticas públicas guiam a ação governamental. Ou seja, planejar quer dizer selecionar diretrizes, estratégias, técnicas e modos de agir para que os governos busquem equacionar problemas por meio da intervenção e da regulação nos/dos setores sociais” (AZEVEDO, 2014, p. 266).
AZEVEDO, J. M. L. de. Plano Nacional de Educação e Planejamento: a questão da qualidade da educação básica. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 8, n. 15, p. 265-280, jul./dez. 2014.
O PNE é construído com base em 10 diretrizes, tendo sido elaboradas 20 metas para 2014-2024. Considerando essas informações e os conteúdos estudados, responda: qual é a importância dessas metas para a educação brasileira? Explique por meio de exemplos.
Basicamente, o PNE se apresenta como um planejamento para uma década inteira na Educação do país, portanto o alinhamento dos planos de educação nos estados e municípios é um passo muito importante nesse processo, pois sabemos que a busca pela equidade e pela qualidade da educação em um país tão desigual como o Brasil é uma tarefa que implica políticas públicas que incluam ampla articulação entre eles. 
Sendo assim, vale ressaltar que a importância do plano e das metas nele apresentadas, está na ideia de atuar como um norteador para conter as desigualdades sociais e econômicas que persistem há décadas no Brasil em relação ao aprendizado e às oportunidades das crianças e dos jovens.
A exemplo do que foi dito anteriormente, podemos observar que todas as metas visam atuar desde a base da Educação, onde a alfabetização é o foco, até o ponto onde o nível de escolaridade da população seja capaz de reduzir as desigualdades que vemos hoje (seja por localidade, ou por etnia, por exemplo).
Além disso, formando alunos com mais qualidade, consequentemente a boa formação profissional também estará mais próxima da realidade, incluindo a formação dos profissionais da Educação, que perpetuarão o bom nível de qualidade educacional às próximas gerações.
Exemplificando: uma criança que tem seus direitos à Educação assegurados desde seus 4 ou 5 anos (meta 1), passa por todo o Ensino Fundamental e Médio, dentro dos parâmetros estabelecidos no PNE (metas 2 e 3) e, obviamente, com uma qualidade educacional estabelecida na meta 7, chegará ao Ensino Profissional ou Superior com capacidade de concorrer ao mercado de trabalho de forma mais justa.
Conforme as metas forem se cumprindo, a tendência é de que tenhamos, em algumas décadas, uma qualidade educacional que se perpetue.
Fonte: https://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf

Continue navegando