Buscar

N1 metrologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

4 – COMPRIMETRO-Metro-m / MASSA-Quilograma-kg / TEMPO-Segundo-s / INTENSIDADE DE CORRENTE ELÉTRICA-Ampére-A / TEMPERATURA TERMODINÂMICA-Kelvin-K / INTENSIDADE LUMINOSA-Candela-cd / QUANTIDADE DE MATÉRIA-Mol-mol.
5 – TEMPO - O tempo é: Uma grandeza física presente não apenas no cotidiano como também em todas as áreas e cadeiras científicas, Medida arbitrária da duração das coisas, Tempo é a duração dos fatos, é o que determina os momentos, os períodos, as épocas, as horas, os dias, as semanas, os séculos, etc. A palavra tempo pode ter vários significados diferentes, dependendo do contexto em que é empregada. A unidade de medida utilizada para o TEMPO é o segundo, cujo o símbolo é ‘’s’’.
COMPRIMENTO - o comprimento é a grandeza física que expressa a distância entre dois pontos, Dimensão que vai de uma extremidade à outra; tamanho. Que se refere ao tamanho de um objeto, de uma superfície. Tamanho de alguma coisa, medido de uma extremidade à outra. A unidade de medida utilizada para o COMPRIMENTO é o metro, cujo o símbolo é ‘’m’’.
3 - Uma régua graduada é uma medida materializada de comprimento. Normalmente são apresentados na forma de uma folha de aço carbono, aço inoxidável ou em algum outro material solido. Esta folha está gravada com as dimensões em centímetros (cm) e milímetros (mm)- SI ou polegadas e suas frações-inglês. A régua graduada é o instrumento que dispõe de uma escala de valores para conhecer o comprimento de algo. Por conter lados esquadrejados, também é utilizada para se criar linhas retas nas superfícies de objetos, podendo ser ou não utilidade a função de graduação ao fazer essa ação.
1 - Paquímetro (grego: paqui=espessura e metro=medida), por vezes também chamado de craveira em Portugal, é um instrumento utilizado para medir a distância entre dois lados simetricamente opostos em um objeto. Um paquímetro pode ser tão simples como um compasso. O paquímetro é ajustado entre dois pontos, retirado do local e a medição é lida em sua régua. O nónio ou vernier é a escala de medição contida no cursor móvel do paquímetro cujo possui as medidas na unidades de mm(SI) e em polegadas(inglês), que permite uma precisão decimal de leitura através do alinhamento desta escala com uma medida da régua. Os paquímetros são feitos de plástico, com haste metálica, ou inteiramente de aço inoxidável. Suas graduações são calibradas a 20 °C. Ele apresenta uma precisão menor do que o micrômetro, sendo sua precisão dada por p = 1-C/n, onde C é comprimento do nônio e n é o número de divisões do nônio. O seu formato é uma régua graduada, com encosto fixo, para que o cursor possa deslizar. O paquímetro também conta com dois bicos de medição, sendo um ligado à escala e o outro ao cursor. Assim, ele é ajustado entre dois pontos, a medição é lida em sua régua e, por fim, retirado do local. A escala de medição usada é o nónio ou vernier, ambas permitem uma precisão decimal de leitura através do alinhamento desta escala com uma medida da régua. é usado por muitos profissionais que trabalham com peças e precisam conhecer a sua medida exata. É uma ferramenta que trabalha com precisão.
2 – o paquímetro é uma espécie de régua graduada onde através de encosto fixo e móvel que fica em uma extremidade, pode-se ter uma medida externa de um objeto ou através de orelha fixa e móvel pode-se ter uma medida interna de peça com furo por exemplo, ao afastar o encosto móvel ou orelha móvel através do impulsor, que fica acoplado ao curso que por sua vez possui o nônio de polegada e o nônio de mm, automaticamente ao impor uma leve pressão na peça que está sendo medida, irá se alinhar traços dos nônios com as escalas de polegada ou mm que fica no corpo central do paquímetro, tendo então a medida do objeto/peça, nas pontas dos encostos possui os bicos que serve para a medição de roscas de parafusos, existe também a haste de profundidade que serve para medir profundidade em orifícios nas peças por exemplo, ele se encontra no final do paquímetro, esse definição se refere ao paquímetro universal, porem possuem outros modelos que por suas vez pode varias suas partes e a maneira de medição dos mesmos.

Outros materiais